-
Apresentação
Apresentação
O rugby através das suas características singulares, permite que sejam vivenciadas pelos alunos um vasto leque de aprendizagens motoras, promovendo a interação e a integração dos alunos, entre eles, na escola ou clube. O rugby favorece a inclusão e a aceitação da diferença, todos são necessários, todos são importantes, independentemente das características físicas, culturais ou do género. O rugby desenvolve valores essenciais como a humildade, o espírito de sacrifício, a responsabilidade, a coragem, a criatividade, o espírito de equipa, a entreajuda, a disciplina e o respeito. Assim sendo, é uma ferramenta muito importante para o professor na sua formação global.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8663
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Caracterização do Jogo de Rugby
- História do Rugby no Mundo e em Portugal;
- O Rugby como modalidade coletiva de contacto - diferenças e semelhanças com os outros jogos desportivos coletivos;
- O jogo e a sua definição;
- Regulamento (Leis de Jogo);
- Composição da equipa e o seu posicionamento no campo;
- As variantes do Rugby (Rugby de 7, Tag Rugby, Bitoque Rugby);
- Métodos pedagógicos de ensino
- Valores Pedagógicos/Educativos;
- A compreensão da lógica do jogo: do jogo anárquico ao jogo organizado;
- Lógica da construção de uma sessão/treino;
- Os princípios do jogo (ataque / defesa)
- Aspetos Técnicos e Táticos (Tag Rugby e Rugby de 7)
- As três formas de jogo
- Organização do campo em canais e em zonas
- Dominantes técnicas de base
- Fases do jogo dinâmicas
- As linhas atrasadas e os avançados
- Noções básicas da formação ordenada, alinhamento, pontapé de saída e recomeço
- A movimentação colectiva (Ataque / Defesa)
- Caracterização do Jogo de Rugby
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar o conhecimento e competências práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem no que se refere:
1. ao conhecimento das principais técnicas, tácticas e estratégias do jogo (saber fazer);
2. à sua futura intervenção pedagógica como professor e/ou treinador (centradas no ensino do Rugby à criança ou jovem ¿ saber ensinar);
3. ao conhecimento dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem do Rugby;
4. ao conhecimento dos métodos utilizados na organização de provas no âmbito do Rugby Juvenil;
5. ao conhecimento das principais regras do jogo e o domínio da terminologia utilizada no Rugby;
6. à responsabilização, ao reforço e ao apoio da implementação desta modalidade nas escolas e clubes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação teórica
40% num teste escrito, com a duração de 90 minutos, no dia 29 de Novembro. Domínio dos conhecimentos teóricos essenciais e qualificada intervenção no processo ensino-aprendizagem e treino.
Avaliação prática
20% execução, Prática Pedagógica aulas de Rugby ¿ assegurar um mínimo de 2/3 de presenças obrigatórias. Domínio das técnicas de execução dos elementos técnicos, táticos e estratégias de jogo e das estratégias e métodos de ensino em situação de prática pedagógica.
30% aquecimento específico com tema a definir, individualmente e apresentação de um plano de aula em papel. Apresentação e discussão de situações concretas da prática do jogo.
10 % trabalho: entrega de Diploma RUGBYREADY 25 de Outubro.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD
- International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland
- Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Maria Vásquez
L. Espaço Professores
-
Mobilidade
Mobilidade
Não