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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Fitness IV enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente à Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro, não só avaliar física e funcionalmente indivíduos como prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis. Assim, o conhecimento no qual se baseia esta Unidade Curricular permitirá que os alunos consigam reconhecer e compreender o quando, o porquê e o como da aplicação dessas ferramentas. Por fim, as competências adquiridas nesta Unidade Curricular bem como o seu treino, permitirão que os alunos integrem o projeto APTA, nomeadamente no que à recolha e análise de dados diz respeito.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8665
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Conceito de treino funcional integrado
2 Avaliação Física e Funcional
2.1 Pré-avaliação e triagem
2.2 Avaliação de fatores de risco
2.3 Avaliação da composição corporal
2.4 Avaliação da aptidão muscular
2.5 Avaliação da flexibilidade/mobilidade
2.6 Avaliação da aptidão cardiorrespiratória
2.7 Avaliação postural estática
2.8 Avaliação funcional
3 Periodização do treino com base em padrões de movimento
3.1 Classificações de padrões de movimento
3.2 Conceitos gerais de periodização
3.3 Perspetivas de periodização
4 Prescrição do treino da aptidão cardiorrespiratória
4.1 Métodos
5 Prescrição do treino de força
5.1 Métodos
5.2 Pontos chave para a construção de exercícios
5.3 Pontos chave para a construção de programas
5.4 Os 4 pilares do movimento
5.5 Estabilidade global e local
5.6 Contínuo da progressão em integração neuromuscular
5.7 Biomecânica aplicada ao exercício
5.8 Análise biomecânica de exercícios com resistências
6 Prescrição do treino de flexibilidade/mobilidade
6.1 Métodos
7 Contínuo corretivo da NASM
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Objetivos
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- avaliar física e funcionalmente indivíduos aparantemente saudáveis, escolhendo as ferramentas que se adequem à situação específica.
- adotar um modelo de avaliação física funcional, retirando dos resultados da mesma os dados essenciais para a prescrição do exercício.
- periodizar o treino para indíviduos aparentemente saudáveis, numa lógica baseada no movimento.
- fazer a prescrição do treino da aptidão cardiorrespiratória, força e flexibilidade/mobilidade, em indivíduos aparentemente saudáveis.
- adotar as progressões em integração neuromuscular mais adequadas ao contexto em que se encontra, sendo capaz de tomar as decisões corretas sobre a aplicabilidade do treino com caraterísticas mais analíticas ou mais integradas.
- efetuar uma análise biomecânica de exercícios com o propósito de determinar quer a participação muscular quer a relação risco benefício.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas e práticas (expositivas, experimentação, descoberta guiada; análise e resolução de estudos de caso).
Avaliação contínua:
Prática (50%) - apreciação do desempenho em atividades de aplicação prática dos conteúdos constantes no programa:
- instrumentos de avaliação física e funcional (25% - 9/12/22 e 16/12/22)
- trabalho de grupo com apresentação sobre prescrição de treino de um estude de caso (25% - entrega 19/05/23 e apresentação a 19/05/23 e 26/05/23)
Teórica (50%) - 2 provas escritas (25% por prova; 2/12/22 e 12/05/23)
As classificações dos vários elementos da avaliação contínua terão de ser superiores a 7,5 valores. Se a média das classificações dos vários elementos for igual ou superior a 9,5 valores será realizada uma prova suplementar de avaliação para o elemento ou elementos com classificação inferior a 7,5 valores. A avaliação por exame será semelhante à avaliação contínua. O aluno é excluído da avaliação contínua se estiver presente em menos de 70% aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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American College of Sports Medicine. (2017). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th ed.). Philadelphia, United States: Lippincott Williams & Wilkins.
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American College of Sports Medicine. (2013). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th ed.). Philadelphia, United States: Lippincott Williams & Wilkins.
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Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I. & Sutton, B. (2018). NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition). Burlington: Jones & Bartlett Learning.
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Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2014). NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised). Burlington: Jones & Bartlett Learning.
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Mil-homens, P., Correia, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da força; Volume 1. Princípios biológicos e métodos de treino. Cruz Quebrada: Edições FMH.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Pedro Aleixo
De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.
MovLab
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Mobilidade
Mobilidade
Não