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Disciplina Fitness IV (Actividades Individuais)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Fitness IV enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente à Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro, não só avaliar física e funcionalmente indivíduos como prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis. Assim, o conhecimento no qual se baseia esta Unidade Curricular permitirá que os alunos consigam reconhecer e compreender o quando, o porquê e o como da aplicação dessas ferramentas. Por fim, as competências adquiridas nesta Unidade Curricular bem como o seu treino, permitirão que os alunos integrem o projeto APTA, nomeadamente no que à recolha e análise de dados diz respeito.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Conceito de treino funcional integrado

    2 Avaliação Física e Funcional

    2.1 Pré-avaliação e triagem

    2.2 Avaliação de fatores de risco

    2.3 Avaliação da composição corporal

    2.4 Avaliação da aptidão muscular

    2.5 Avaliação da flexibilidade/mobilidade

    2.6 Avaliação da aptidão cardiorrespiratória

    2.7 Avaliação postural estática

    2.8 Avaliação funcional

    3 Periodização do treino com base em padrões de movimento

    3.1 Classificações de padrões de movimento

    3.2 Conceitos gerais de periodização

    3.3 Perspetivas de periodização

    4 Prescrição do treino da aptidão cardiorrespiratória

    4.1 Métodos

    5 Prescrição do treino de força

    5.1 Métodos

    5.2 Pontos chave para a construção de exercícios

    5.3 Pontos chave para a construção de programas

    5.4 Os 4 pilares do movimento

    5.5 Estabilidade global e local

    5.6 Contínuo da progressão em integração neuromuscular

    5.7 Biomecânica aplicada ao exercício

    5.8 Análise biomecânica de exercícios com resistências

    6 Prescrição do treino de flexibilidade/mobilidade

    6.1 Métodos

    7 Contínuo corretivo da NASM

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá ser capaz de:

    - avaliar física e funcionalmente indivíduos aparantemente saudáveis, escolhendo as ferramentas que se adequem à situação específica.

    - adotar um modelo de avaliação física funcional, retirando dos resultados da mesma os dados essenciais para a prescrição do exercício.

    - periodizar o treino para indíviduos aparentemente saudáveis, numa lógica baseada no movimento.

    - fazer a prescrição do treino da aptidão cardiorrespiratória, força e flexibilidade/mobilidade, em indivíduos aparentemente saudáveis.

    - adotar as progressões em integração neuromuscular mais adequadas ao contexto em que se encontra, sendo capaz de tomar as decisões corretas sobre a aplicabilidade do treino com caraterísticas mais analíticas ou mais integradas.

    - efetuar uma análise biomecânica de exercícios com o propósito de determinar quer a participação muscular quer a relação risco benefício.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas e práticas (expositivas, experimentação, descoberta guiada; análise e resolução de estudos de caso).

    Avaliação contínua:

    Prática (50%) - apreciação do desempenho em atividades de aplicação prática dos conteúdos constantes no programa:

    - instrumentos de avaliação física e funcional (25% - 9/12/22 e 16/12/22)

    - trabalho de grupo com apresentação sobre prescrição de treino de um estude de caso  (25% - entrega 19/05/23 e apresentação a 19/05/23 e 26/05/23)

    Teórica (50%) - 2 provas escritas (25% por prova; 2/12/22 e 12/05/23)

    As classificações dos vários elementos da avaliação contínua terão de ser superiores a 7,5 valores. Se a média das classificações dos vários elementos for igual ou superior a 9,5 valores será realizada uma prova suplementar de avaliação para o elemento ou elementos com classificação inferior a 7,5 valores. A avaliação por exame será semelhante à avaliação contínua. O aluno é excluído da avaliação contínua se estiver presente em menos de 70% aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • American College of Sports Medicine. (2017). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th ed.). Philadelphia, United States: Lippincott Williams & Wilkins.

    • American College of Sports Medicine. (2013). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th ed.). Philadelphia, United States: Lippincott Williams & Wilkins.

    • Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I. & Sutton, B. (2018). NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition). Burlington: Jones & Bartlett Learning.

    • Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2014). NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised). Burlington: Jones & Bartlett Learning.

    • Mil-homens, P., Correia, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da força; Volume 1. Princípios biológicos e métodos de treino. Cruz Quebrada: Edições FMH.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Pedro Aleixo

    De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

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