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Disciplina TPD II - Desportos Colectivos (Basquetebol, Futebol e Voleibol)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC procura fornecer uma visão global do universo dos Desportos Coletivos, dando a conhecer os princípios básicos dos desportos coletivos assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos das modalidades desportivas selecionadas pelos alunos. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a futura intervenção do aluno como monitor no que concerne o ensino dos desportos coletivos nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva e/ou animação desportiva).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No que diz respeito aos desportos coletivos abordados – Basquetebol, Futebol e Voleibol:

    1. Caracterização quanto à sua estrutura e aspetos funcionais;
    2. Compreender as possibilidades formativas e educativas associadas à sua prática;
    3. Conhecimento das regras do jogo e suas adaptações no início do processo de ensino/aprendizagem;
    4. Metodologia e estratégias de ensino - o jogo (reduzido e condicionado) como motor essencial da aprendizagem;
    5. Caracterização dos exercícios e dos aspetos fundamentais a ter em conta na sua aplicação e condução;
    6. Fundamentos técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) específicos de cada modalidade;
    7. As duas grandes fases do jogo (ataque e defesa) - Princípios coletivos ofensivos e defensivos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em desportos coletivos visa habilitar os estudantes a:

    1. Conduzir o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes desportos coletivos, utilizando o jogo como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal;
    2. Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa);
    3. Dominar com desempenho satisfatório os gestos técnicos básicos/ações de jogo em contexto de jogo (e.g., 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5),
    4. Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino dos diferentes desportos coletivos.
    5. Dominar satisfatoriamente a metodologia para o ensino dos desportos coletivos, reconhecendo o jogo como o principal veículo de ensino dos desportos coletivos, definindo as estratégias a usar em função do nível dos praticantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, complementadas pela plataforma Moodle.

    A UC poderá ser realizada em avaliação contínua ou em exame de recurso (ver Instrumentos e Parâmetros de Avaliação).

    Dos três desportos coletivos propostos – Basquetebol, Futebol e Voleibol, cada aluno escolhe dois.

    Os estudantes em avaliação contínua serão formalmente avaliados através da realização de uma frequência que incidirá sobre a matéria teórica dos dois desportos coletivos escolhidos. Os estudantes serão também sujeitos a uma avaliação prática por desporto escolhido. Os estudantes realizarão, para cada uma das modalidades selecionadas, uma avaliação formativa intermédia, via Moodle, cujos resultados definirão o conteúdo a abordar numa aula de revisões, prévia à realização da frequência.

    A nota final ponderada terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada um dos elementos de avaliação terá de ter classificação igual ou superior a 7.5 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Edições ANTB.
    • Araújo, D. (2005). O contexto da decisão – A ação tática no desporto. Visão & Contextos, Lda.
    • Barreto, H. (2001). Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. Escola Nacional de Basquetebol.
    • Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. FEFD. Edições ULHT.
    • Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Livros Horizonte.
    • Lima, T. (2000). Saber treinar, aprende-se. Centro de Estudos e Formação Desportiva, IDP.
    • Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva, FCDEF.
    • Mesquita, I. (2014). Proposta metodológica para o ensino do voleibol. In Ensino dos Jogos Desportivos, FADEUP, pp.157-203.
    • Queiroz, C. (1986). Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol. FPF. pp 69-92.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente.

    Dependendo da situação, o atendimento poderá acontecer online (via Colibri), no gabinete do docente ou, em função do número de alunos a atender, em sala a requisitar nos respetivos serviços.

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