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Apresentação
Apresentação
Esta UC procura fornecer uma visão global do universo dos Desportos Coletivos, dando a conhecer os princípios básicos dos desportos coletivos assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos das modalidades desportivas selecionadas pelos alunos. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a futura intervenção do aluno como monitor no que concerne o ensino dos desportos coletivos nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva e/ou animação desportiva).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8666
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
No que diz respeito aos desportos coletivos abordados – Basquetebol, Futebol e Voleibol:
- Caracterização quanto à sua estrutura e aspetos funcionais;
- Compreender as possibilidades formativas e educativas associadas à sua prática;
- Conhecimento das regras do jogo e suas adaptações no início do processo de ensino/aprendizagem;
- Metodologia e estratégias de ensino - o jogo (reduzido e condicionado) como motor essencial da aprendizagem;
- Caracterização dos exercícios e dos aspetos fundamentais a ter em conta na sua aplicação e condução;
- Fundamentos técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) específicos de cada modalidade;
- As duas grandes fases do jogo (ataque e defesa) - Princípios coletivos ofensivos e defensivos.
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Objetivos
Objetivos
A formação em desportos coletivos visa habilitar os estudantes a:
- Conduzir o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes desportos coletivos, utilizando o jogo como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal;
- Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa);
- Dominar com desempenho satisfatório os gestos técnicos básicos/ações de jogo em contexto de jogo (e.g., 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5),
- Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino dos diferentes desportos coletivos.
- Dominar satisfatoriamente a metodologia para o ensino dos desportos coletivos, reconhecendo o jogo como o principal veículo de ensino dos desportos coletivos, definindo as estratégias a usar em função do nível dos praticantes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, complementadas pela plataforma Moodle.
A UC poderá ser realizada em avaliação contínua ou em exame de recurso (ver Instrumentos e Parâmetros de Avaliação).
Dos três desportos coletivos propostos – Basquetebol, Futebol e Voleibol, cada aluno escolhe dois.
Os estudantes em avaliação contínua serão formalmente avaliados através da realização de uma frequência que incidirá sobre a matéria teórica dos dois desportos coletivos escolhidos. Os estudantes serão também sujeitos a uma avaliação prática por desporto escolhido. Os estudantes realizarão, para cada uma das modalidades selecionadas, uma avaliação formativa intermédia, via Moodle, cujos resultados definirão o conteúdo a abordar numa aula de revisões, prévia à realização da frequência.
A nota final ponderada terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada um dos elementos de avaliação terá de ter classificação igual ou superior a 7.5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Edições ANTB.
- Araújo, D. (2005). O contexto da decisão – A ação tática no desporto. Visão & Contextos, Lda.
- Barreto, H. (2001). Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. Escola Nacional de Basquetebol.
- Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. FEFD. Edições ULHT.
- Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Livros Horizonte.
- Lima, T. (2000). Saber treinar, aprende-se. Centro de Estudos e Formação Desportiva, IDP.
- Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva, FCDEF.
- Mesquita, I. (2014). Proposta metodológica para o ensino do voleibol. In Ensino dos Jogos Desportivos, FADEUP, pp.157-203.
- Queiroz, C. (1986). Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol. FPF. pp 69-92.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente.
Dependendo da situação, o atendimento poderá acontecer online (via Colibri), no gabinete do docente ou, em função do número de alunos a atender, em sala a requisitar nos respetivos serviços.
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Mobilidade
Mobilidade
Não