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Apresentação
Apresentação
Num país onde 50% das fronteiras são água, em que cresce o acesso aos espaços fluviais e em que, desde a década de 90, proliferam os espaços aquáticos edificados, as atividades aquáticas associadas ao lazer e à promoção do bem-estar desempenham um importante papel que justifica a sua integração no currículo de qualquer profissional do exercício físico. Compreender os pressupostos biomecânicos e fisiológicos inerentes ao corpo imerso, conhecer e saber usar o potencial do meio aquático para a realização de exercício, conhecer e saber como se adapta o ser humano a este envolvimento e como pode dele usufruir com maior eficácia e eficiência, quer no contexto de piscina, quer no mar, são os princípios que norteiam o desenvolvimento dos 3 blocos de conteúdos que integram esta UC: Natação, Surf e Hidroginástica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8667
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo Natação
- Adaptação ao Meio Aquático: Caraterísticas do meio aquático; Aquisição das habilidades motoras aquáticas; Conteúdos e Progressões didático-metodológicas; Metodologia “Aprender a brincar"; Prática pedagógica.
- Natação para Bebés: Caraterização da atividade; Estratégias de Gestão e Organização de aula; Técnicas de pega e de apoio; Conteúdos e Progressões didático-metodológicas; Prática pedagógica.
- Hidroginástica: Fundamentos da Hidroginástica; Aplicabilidade dos Exercícios; Planeamento e Prescrição; Prática pedagógica - planeamento, construção e execução de diferentes dinâmicas de trabalho na água.
Módulo Surf:
- Material básico; Segurança; Conhecimento do Mar; Noções básicas do ISN; Lesões no Surf; O Aquecimento geral; Simulações na areia da técnica base; Adaptação ao meio aquático; Definição de Lateralidade e desenvolvimento do movimento do take-off; Treino em espumas; Direccionalidade e treino da viagem na onda; Prática pedagógica.
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Objetivos
Objetivos
Competências a desenvolver:
1. Identificar as especificidades do meio aquático e os fatores intervenientes na intervenção em espaço aquático;
2. Reconhecer as repercussões das leis físicas e das propriedades da água na prática de atividades aquáticas;
3. Descrever os objetivos da adaptação ao meio aquático (AMA);
4. Aplicar metodologias e exercícios adequados para a população de bebés;
5. Aplicar jogos e atividades lúdicas com base no desenvolvimento das habilidades aquáticas básicas, adequando-os à população alvo;
6. Identificar os objetivos, benefícios e variantes da Hidroginástica;
7. Aplicar diferentes tipos de exercícios de Hidroginástica, adequando o trabalho em função da profundidade da piscina;
8. Identificar quais os elementos de variação da intensidade e da complexidade dos exercícios;
9. Planear e orientar, aulas de AMA e de Hidroginástica, para determinada população alvo, em função dos objetivos e com recurso a diferentes metodologias e estilos de ensino, devidamente adequados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Natação: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório). Avaliação prática: Planeamento e lecionação de uma aula de Adaptação ao Meio Aquático e Natação para Bebés, em simulação de contexto real da prática pedagógica, com um peso de 60% na nota final.
Hidroginástica: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório). Avaliação prática: Planeamento e apresentação de uma sessão prática de 10 min em "shallow-water", em simulação de contexto real da prática pedagógica, com um peso de 60% na nota final.
Surf: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório). Avaliação prática: com um peso de 60% na nota final.
Classificação final: média dos 3 blocos, sendo obrigatória a obtenção de 9,5 como mínimo em cada um.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aquatic Exercise Association (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Edition). A Resource Manual for Aquatic Fitness Instructors. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
Barbosa, T. & Queirós, T. (2000). Manual prático de actividades aquáticas e hidroginástica. Lisboa: Xistarca Promoções e Publicações Desportivas.
Camus, J. (1998). Las práticas acuáticas del bebé (3.ª Ed.). Barcelona: Editorial Paidotribo.
Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books.
Moreno, J. A., & Borges, L. (2009). Estimulación acuática para bebés. Barcelona: INDE
Pérez, E. C.; Pérez, F. L. P. & Torres, L. M. (1997). Educación infantil en el medio acuático. Madrid: Gymnos Editorial.
Pinto, R. (2020). Natação Infantil - A estratégia, a reflexão, o objetivo, a evolução.
Sanders, M. (2000). YMCA Water Fitness for Health. Champaign, IL: National Council of Young Men’s Christian Associations of the United States of America.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Sofia Pinho dos Santos
Terças-feiras (12h00)
Piscina
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Mobilidade
Mobilidade
Não