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Disciplina TPD II - Actividades Aquáticas

  • Apresentação

    Apresentação

    Num país onde 50% das fronteiras são água, em que cresce o acesso aos espaços fluviais e em que, desde a década de 90, proliferam os espaços aquáticos edificados, as atividades aquáticas associadas ao lazer e à promoção do bem-estar desempenham um importante papel que justifica a sua integração no currículo de qualquer profissional do exercício físico. Compreender os pressupostos biomecânicos e fisiológicos inerentes ao corpo imerso, conhecer e saber usar o potencial do meio aquático para a realização de exercício, conhecer e saber como se adapta o ser humano a este envolvimento e como pode dele usufruir com maior eficácia e eficiência, quer no contexto de piscina, quer no mar, são os princípios que norteiam o desenvolvimento dos 3 blocos de conteúdos que integram esta UC: Natação, Surf e Hidroginástica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo Natação

    • Adaptação ao Meio Aquático: Caraterísticas do meio aquático; Aquisição das habilidades motoras aquáticas; Conteúdos e Progressões didático-metodológicas; Metodologia “Aprender a brincar"; Prática pedagógica.
    • Natação para Bebés: Caraterização da atividade; Estratégias de Gestão e Organização de aula; Técnicas de pega e de apoio; Conteúdos e Progressões didático-metodológicas; Prática pedagógica.
    • Hidroginástica: Fundamentos da Hidroginástica; Aplicabilidade dos Exercícios; Planeamento e Prescrição; Prática pedagógica  - planeamento, construção e execução de diferentes dinâmicas de trabalho na água.

     

    Módulo Surf:

    • Material básico; Segurança; Conhecimento do Mar; Noções básicas do ISN; Lesões no Surf; O Aquecimento geral; Simulações na areia da técnica base; Adaptação ao meio aquático; Definição de Lateralidade e desenvolvimento do movimento do take-off; Treino em espumas; Direccionalidade e treino da viagem na onda;  Prática pedagógica.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a desenvolver:

    1. Identificar as especificidades do meio aquático e os fatores intervenientes na intervenção em espaço aquático;

    2. Reconhecer as repercussões das leis físicas e das propriedades da água na prática de atividades aquáticas;

    3. Descrever os objetivos da adaptação ao meio aquático (AMA);

    4. Aplicar metodologias e exercícios adequados para a população de bebés;

    5. Aplicar jogos e atividades lúdicas com base no desenvolvimento das habilidades aquáticas básicas, adequando-os à população alvo;

    6. Identificar os objetivos, benefícios e variantes da Hidroginástica;

    7. Aplicar diferentes tipos de exercícios de Hidroginástica, adequando o trabalho em função da profundidade da piscina;

    8. Identificar quais os elementos de variação da intensidade e da complexidade dos exercícios;

    9. Planear e orientar, aulas de AMA e de Hidroginástica, para determinada população alvo, em função dos objetivos e com recurso a diferentes metodologias e estilos de ensino, devidamente adequados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    Natação: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório). Avaliação prática: Planeamento e lecionação de uma aula de Adaptação ao Meio Aquático e Natação para Bebés, em simulação de contexto real da prática pedagógica, com um peso de 60% na nota final.

     

    Hidroginástica: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório).  Avaliação prática: Planeamento e apresentação de uma sessão prática de 10 min em "shallow-water", em simulação de contexto real da prática pedagógica, com um peso de 60% na nota final.

     

    Surf: Avaliação teórica: Será realizada uma frequência com um peso de 40% na nota final (9,5 valores mínimo obrigatório).  Avaliação prática: com um peso de 60% na nota final.

     

    Classificação final: média dos 3 blocos, sendo obrigatória a obtenção de 9,5 como mínimo em cada um.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aquatic Exercise Association (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Edition). A Resource Manual for Aquatic Fitness Instructors. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

    Barbosa, T. & Queirós, T. (2000). Manual prático de actividades aquáticas e hidroginástica. Lisboa: Xistarca Promoções e Publicações Desportivas.

    Camus, J. (1998). Las práticas acuáticas del bebé (3.ª Ed.). Barcelona: Editorial Paidotribo.

    Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books.

    Moreno, J. A., & Borges, L. (2009). Estimulación acuática para bebés. Barcelona: INDE

    Pérez, E. C.; Pérez, F. L. P. & Torres, L. M. (1997). Educación infantil en el medio acuático. Madrid: Gymnos Editorial.

    Pinto, R. (2020). Natação Infantil - A estratégia, a reflexão, o objetivo, a evolução.

    Sanders, M. (2000). YMCA Water Fitness for Health. Champaign, IL: National Council of Young Men’s Christian Associations of the United States of America.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carla Sofia Pinho dos Santos

    Terças-feiras (12h00)

    Piscina

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