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Disciplina TPD II - Natação

  • Apresentação

    Apresentação

    Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A história da Natação e as justificações para a sua prática

    2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação

    2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos

    2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado

    3. Comportamento do corpo na água

    3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado.

    3.2. Hidrostática e hidrodinâmica.

    3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água.

    3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado

    4. Análise das técnicas de nado.

    5. Desempenho das técnicas de nado.

    6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.

  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação dos pricipais aspetos do ensino da Natação;

    2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar;

    3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação;

    4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A) Av. contínua: Aulas teóricas e práticas.1) Aval. teórica: 2 fichas de aval., ponderação 25% nota final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação de 15% nota final; 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas - cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final. Aprovação média final >9.5, oral de recuperação quando alguma das frequências [7,5;9,5]. Presenças às aulas >70%. B) Exame de recurso: Aval. Teórica: 1) uma prova escrita (nota >9,5) + prova oral, (>7,5), ponderação de 25% na nota final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação 15% nota final (>9,5); 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL.

    - Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain.

    - Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Jaime Fidalgo

    quarta-feira 15:00-16:00

    via Zoom

    José Morgado

    quarta-feira 15:00-16:00

    via Zoom

     

     

     

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