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Apresentação
Apresentação
A UC pretende contribuir para o desenvolvimento e incremento de competências relacionadas com a organização e desenvolvimento do desporto, no contexto das organizações desportivas, através: do desenvolvimento de competências pessoais - capacidade de análise e síntese; capacidade de recolha, seleccão e análise de informação; espírito crítico; capacidade de exposição, fundamentação e argumentação escrita das ideias; e do incremento das competências sistémicas - capacidade de aplicar os conhecimentos na prática, e adaptabilidade a novas situações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-3-8676
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos da unidade curricular encontram-se divididos em três unidades temáticas:
1. Organização do sistema desportivo português: conceito de desporto numa perspetiva organizacional; orgânica do sistema desportivo português; instrumentos de financiamento ao desporto; e documentos reguladores
2. Gestão e marketing do desporto: introdução à gestão do desporto; estratégia e desenvolvimento das organizações desportivas; gestão dos recursos humanos e liderança; introdução ao marketing desportivo; e noções de contabilidade e finanças
3. Concepção e gestão de programas e projetos desportivos: criação, planeamento e avaliação de programas e projetos; eventos desportivos; e empreendedorismo no desporto (modelos e planos de negócios).
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular fornece instrumentos de contextualização e compreensão da organização do sistema desportivo português, bem como ferramentas teóricas e práticas, de organização, gestão e marketing, para o planeamento e conceção de programas e projetos desportivos. Para o efeito identificam-se os seguintes objectivos:
1. Aprofundar o conhecimento sobre a organização do sistema desportivo português;
2. Interpretar indicadores, relacionar factos e compreender tendências do mercado desportivo;
3. Conceber, planear e avaliar programas e projetos desportivos;
4. Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na realidade empírica;
5. Suscitar o interesse pela investigação nas áreas da gestão e marketing das organizações e eventos desportivos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) utilizado o sistema de blearning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.
Avaliação contínua: consiste num teste e num trabalho individual, sendo a classificação final apurada por: 0.5*teste + 0.35*trabalho individual + 0,15* trabalho de grupo. Para obter aprovação à UC é necessário obter uma média final igual ou superior a 9,5 valores. Contudo, consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 7,5 valores (teste ou trabalho individual), devendo nesse caso o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação, desde que a média das classificações parcelares seja igual ou superior a 9,5 valores.
O exame de recurso consiste nos mesmos elementos da avaliação contínua. No caso de obter um nota de pelo menos 9,5 nos referidos elementos, deverá o aluno apresentar-se ainda a uma prova oral.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Biscaia, R. & Correia, A. (2019). Gestão do desporto . Lisboa: FMH.
Mestre, A. (2014). O desporto na Lei - guia prático . Porto: Vida Económica.
Pedersen, P. M., & Thibault, L. (Eds.). (2019). Contemporary sport management, 6E . USA: Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Ana Sousa
terça-feira 13:30
H.2.3.
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Mobilidade
Mobilidade
Não