filmeu

Disciplina Planeamento e Avaliação em Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Em PAEFD estuda-se o desenvolvimento de projetos, de planos e programas pedagógicos, tratados de
    forma integrada com o processo de avaliação, a gestão de recursos e a colaboração dos diversos
    agentes.
    A abordagem teórico-prática desta UC relaciona os diversos âmbitos, prazos e categorias de decisão
    (valores e objetivos, atividades e conteúdos, instalações e materiais, processos e práticas) e mobiliza os
    estudantes para a pesquisa, o debate e a reflexão crítica.
    Analisa-se a especificidade da Educação Física e Desporto Escolar, e a sua relação com outras áreas
    (clubes, ginásios, etc.).
    Sendo uma UC curricular do 3º ano, pretende-se que o finalista compreenda as responsabilidades
    individuais e sociais quanto ao desenvolvimento da especialidade e ao aprofundamento dos estudos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    P1. Conceitos fundamentais, pressupostos e implicações: planeamento e avaliação; educação física e
    desporto; pedagogia, didática, instrução; projetos, planos, programas; movimento, atividade física,
    desporto; exercício, treino e aprendizagem; crescimento, adaptação, desenvolvimento.
    P2. O Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, 2018). Estruturas e responsabilidades.
    Ciclos e anos. As finalidades, a avaliação, os recursos e as atividades. A seleção de objetivos, matérias
    e processos e a sua especificação por níveis.
    P3. Conceitos e tipos de avaliação. Valores e critérios. Os momentos de avaliação. As funções:
    diagnóstica, formativa, sumativa. Referências: criterial, normativa e ipsativa. Qualidades formais.
    Processos e provas. A avaliação justa.
    P4. Programas Nacionais. Planos de ciclo, ano e unidade. Progresso e efeito carrossel. O plano por
    blocos tradicional e o modelo de plano por etapas. As qualidades formais dos planos: adequação,
    diferenciação, continuidade e progressão.

  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Interpretar os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) e o Programa do Desporto Escolar,
    usando pesquisa bibliográfica orientada, ao analisar temas, problemas e exemplos.
    O2. Explicar o Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, Bom, 1986/2018) e relaciona-lo
    com os PNEF e sua aplicação, delimitando áreas de responsabilidade (pedagógicas, de organização e
    gestão, e de orientação política), e especificando as relações entre elementos e subconjuntos do
    modelo.
    O3. Propor avaliações reflexivas, qualificando as produções próprias e as dos colegas (escritas e orais)
    usando o critérios do modelo F.A.C.E. (Bom, 1998/ 2015).
    O4. Analisar criticamente casos exemplares e problemas identificados no contexto socioprofissional
    através de estudos de campo, seminários nas aulas, planeados e realizados em pequenos grupos,
    argumentando soluções fundamentadas (Ref. MODIP e PNEF).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula magistral: o professor analisa problemas e exemplos, explica e discute os temas e resolve
    exercícios. Aulas da turma: redações, debates e resolução de problemas, sobre dúvidas, análise de
    casos e exemplos, avaliação de redações e de oralidade; testes e seminários.
    1ª Etapa. Set, Out. Conceitos, temas e referências principais. Relação com outras UC. Revisão de
    conceitos e experiências dos alunos. Teste inicial de orientação.
    2ª Etapa, Nov, Dez. Desenvolvimento dos conteúdos. Preparação, resposta e correção do 1º teste
    global (1TG).
    3ª Etapa, Fev. Avaliação qualitativa das tarefas do 1º sem, e novos enunciad 1TG. Supervisão de
    dossiês de grupo e notas do 1TG (20% da nota final). Planificação do 2º semestre. Elaboração dos
    Planos das V.E.R. pelos grupos.
    4ª Etapa, Mar, Abr. Aprofundamento dos temas e tópicos. Os grupos realizam as V.E.R.
    5ª Etapa, Mai. Conclusões. Seminários e avaliação das V.E.R. (30%). Avaliação dos testes do 2º
    semestre (40%) e do dossiê individual (10%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, L. (1994). Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim da SPEF , (10-11),
    135-151.
    Ferro,N. (2014). O Desporto Escolar em Portugal. Revista Diversidades , (45),10-20.
    Jacinto, J.; Mira, J,. Carvalho, L.; Comédias, J. (2001). P rogramas Nacionais de Educação Física,
    atualizaçã o. Revisão dos PNEF elaborados por Bom, L. et all/ Ministério da Educação (1989/1991).
    Acedido em www.dge.min-edu.pt.
    Melo de Carvalho, A. (2010). Para um desporto verdadeiramente educativo. Gymnasium , 1 (1), 7-28.
    Bom, L., et allii (1992). A Educação Física no 1º ciclo do ensino básico . Lisboa: DGEBS, Ministério da
    Educação.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Luis António Fernandes Bom

    Segunda-feira, 16 horas. 

    A indicar no PUI

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios