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Apresentação
Apresentação
Em PAEFD estuda-se o desenvolvimento de projetos, de planos e programas pedagógicos, tratados de
forma integrada com o processo de avaliação, a gestão de recursos e a colaboração dos diversos
agentes.
A abordagem teórico-prática desta UC relaciona os diversos âmbitos, prazos e categorias de decisão
(valores e objetivos, atividades e conteúdos, instalações e materiais, processos e práticas) e mobiliza os
estudantes para a pesquisa, o debate e a reflexão crítica.
Analisa-se a especificidade da Educação Física e Desporto Escolar, e a sua relação com outras áreas
(clubes, ginásios, etc.).
Sendo uma UC curricular do 3º ano, pretende-se que o finalista compreenda as responsabilidades
individuais e sociais quanto ao desenvolvimento da especialidade e ao aprofundamento dos estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-8677
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
P1. Conceitos fundamentais, pressupostos e implicações: planeamento e avaliação; educação física e
desporto; pedagogia, didática, instrução; projetos, planos, programas; movimento, atividade física,
desporto; exercício, treino e aprendizagem; crescimento, adaptação, desenvolvimento.
P2. O Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, 2018). Estruturas e responsabilidades.
Ciclos e anos. As finalidades, a avaliação, os recursos e as atividades. A seleção de objetivos, matérias
e processos e a sua especificação por níveis.
P3. Conceitos e tipos de avaliação. Valores e critérios. Os momentos de avaliação. As funções:
diagnóstica, formativa, sumativa. Referências: criterial, normativa e ipsativa. Qualidades formais.
Processos e provas. A avaliação justa.
P4. Programas Nacionais. Planos de ciclo, ano e unidade. Progresso e efeito carrossel. O plano por
blocos tradicional e o modelo de plano por etapas. As qualidades formais dos planos: adequação,
diferenciação, continuidade e progressão.
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Objetivos
Objetivos
O1. Interpretar os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) e o Programa do Desporto Escolar,
usando pesquisa bibliográfica orientada, ao analisar temas, problemas e exemplos.
O2. Explicar o Modelo Integrado de Planeamento Pedagógico (MODIP, Bom, 1986/2018) e relaciona-lo
com os PNEF e sua aplicação, delimitando áreas de responsabilidade (pedagógicas, de organização e
gestão, e de orientação política), e especificando as relações entre elementos e subconjuntos do
modelo.
O3. Propor avaliações reflexivas, qualificando as produções próprias e as dos colegas (escritas e orais)
usando o critérios do modelo F.A.C.E. (Bom, 1998/ 2015).
O4. Analisar criticamente casos exemplares e problemas identificados no contexto socioprofissional
através de estudos de campo, seminários nas aulas, planeados e realizados em pequenos grupos,
argumentando soluções fundamentadas (Ref. MODIP e PNEF).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula magistral: o professor analisa problemas e exemplos, explica e discute os temas e resolve
exercícios. Aulas da turma: redações, debates e resolução de problemas, sobre dúvidas, análise de
casos e exemplos, avaliação de redações e de oralidade; testes e seminários.
1ª Etapa. Set, Out. Conceitos, temas e referências principais. Relação com outras UC. Revisão de
conceitos e experiências dos alunos. Teste inicial de orientação.
2ª Etapa, Nov, Dez. Desenvolvimento dos conteúdos. Preparação, resposta e correção do 1º teste
global (1TG).
3ª Etapa, Fev. Avaliação qualitativa das tarefas do 1º sem, e novos enunciad 1TG. Supervisão de
dossiês de grupo e notas do 1TG (20% da nota final). Planificação do 2º semestre. Elaboração dos
Planos das V.E.R. pelos grupos.
4ª Etapa, Mar, Abr. Aprofundamento dos temas e tópicos. Os grupos realizam as V.E.R.
5ª Etapa, Mai. Conclusões. Seminários e avaliação das V.E.R. (30%). Avaliação dos testes do 2º
semestre (40%) e do dossiê individual (10%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, L. (1994). Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim da SPEF , (10-11),
135-151.
Ferro,N. (2014). O Desporto Escolar em Portugal. Revista Diversidades , (45),10-20.
Jacinto, J.; Mira, J,. Carvalho, L.; Comédias, J. (2001). P rogramas Nacionais de Educação Física,
atualizaçã o. Revisão dos PNEF elaborados por Bom, L. et all/ Ministério da Educação (1989/1991).
Acedido em www.dge.min-edu.pt.
Melo de Carvalho, A. (2010). Para um desporto verdadeiramente educativo. Gymnasium , 1 (1), 7-28.
Bom, L., et allii (1992). A Educação Física no 1º ciclo do ensino básico . Lisboa: DGEBS, Ministério da
Educação.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Luis António Fernandes Bom
Segunda-feira, 16 horas.
A indicar no PUI
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Mobilidade
Mobilidade
Não