filmeu

Disciplina Desporto Adaptado

  • Apresentação

    Apresentação

    Apresentar o Desporto Adaptado, a sua evolução histórica e o enquadramento conceptual da prática inclusiva. Fundamentar a intervenção no modelo biopsicossocial e na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Analisar os diferentes âmbitos de intervenção — educativo, terapêutico, recreativo e competitivo — e as metodologias práticas de adaptação. Dar a conhecer os sistemas de classificação funcional que asseguram a equidade desportiva e as estratégias de intervenção para populações específicas, incluindo a deficiência motora, visual, intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), Síndrome de Down e demência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL E HISTÓRICO: Evolução histórica (internacional e nacional), definição e princípios (Inclusão, Adaptação) do Desporto Adaptado. Análise dos modelos de abordagem (Clínico, Social, Biopsicossocial) e do conceito de NEE. CP2 - ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO: Análise dos eixos Educativo, Terapêutico, Recreativo e Competitivo. CP3 - AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE: Estudo e análise da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) como ferramenta de avaliação. CP4 - MODELOS DE INCLUSÃO E CLASSIFICAÇÃO: Metodologias de adaptação (STEP, TREE) e sistemas de participação e classificação funcional. CP5 - ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO ESPECÍFICAS: Adaptação para Demência (modelo CRIE), Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e Síndrome de Down. CP6 - COMPONENTE PRÁTICA: Planeamento e aplicação de atividades e modalidades desportivas adaptadas.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de: • OA1: Descrever a realidade do desporto adaptado em Portugal, enquadrando a sua evolução histórica, os seus âmbitos de intervenção (educativo, terapêutico, recreativo e competitivo) e as principais organizações nacionais e internacionais. • OA2: Compreender o modelo biopsicossocial e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como base para a avaliação da funcionalidade e planeamento da intervenção no desporto adaptado. • OA3: Analisar e aplicar sistemas de classificação funcional específicos para diferentes modalidades desportivas, com o objetivo de garantir a equidade competitiva. • OA4: Desenvolver competências para planear e adaptar atividades físico-desportivas para populações com necessidades específicas
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pereira, L. M. (Ed.). (s.d.). Coleção de manuais de atividade física adaptada. Direção-Geral da Saúde (DGS). • Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). (2021). Manual do curso de treinadores de desporto, Grau I, Desporto Adaptado. • Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). (2016). Manual do curso de treinadores, Grau II, Desporto p/ pessoas com deficiência. • Organização Mundial da Saúde (OMS) / DGS. (2004). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). • Activity Alliance. (s.d.). Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência: Manual para identificação e capacitação.      
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação (IA) serão utilizados: 1) prova escrita; 2) trabalho de pesquisa, apresentação e aplicação prática (de grupo);

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita) incidirá sobre a totalidade dos CP.

    Instrumentos de Avaliação

    Data

    Ponderação

    1ª aplicação do trabalho de pesquisa (Grupo 1 e 2)

     

    2ª aplicação do trabalho de pesquisa (Grupo 3 e 4)

     

    3ª aplicação do trabalho de pesquisa (Grupo 5 e 6)

     

    11 de novembro

     

     

    18 de novembro

     

     

    25 de novembro

    35%

    Prova escrita

     

    2 de dezembro

    50%

    1ª apresentação do trabalho de pesquisa (Grupo 1, 2 e 3)

     

    2ª apresentação do trabalho de pesquisa (Grupo 4, 5 e 6)

     

    9 de dezembro

     

     

    16 de dezembro

    15%

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios