-
Apresentação
Apresentação
A UC Basquetebol enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Basquetebol. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competências fundamentais para a orientação do ensino do Basquetebol desde os jogos pré-desportivos até ao jogo formal, adequando os seus conhecimentos aos diferentes níveis de actuação prática. O entendimento das progressões metodológicas de ensino assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem do Basquetebol.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22924
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - História da modalidade; Leis do jogo; Terminologia e simbologia. CP2 - Técnica individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva). CP3 - Tática individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva). CP4 - Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados (3x3). CP5 - Jogo formal 5x5. CP6 - Metodologia para o ensino do basquetebol (Gestão do Exercício; Comunicação e Gestão de Grupo)
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) desenvolvam conhecimentos e competências específicas relacionadas com o ensino e a prática de basquetebol; OA2) conheçam e apliquem as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas da modalidade; OA3) conheçam e apliquem os princípios do jogo; OA4) desenvolvam conhecimentos relativos à metodologia para o ensino das componentes táticas e técnicas; OA5) adquiram as competências necessárias para o ensino do basquetebol em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Graça, Amândio & Mesquita, Isabel (2015). Jogos Desportivos Coletivos, Ensinar a Jogar (2 ed). FADEUP Official Rules of Basketball (2018). Available at: http://www.fpb.pt Minibasquete - Regras , Câmara Municipal de Lisboa -Desporto, Federação Portuguesa de Basquetebol Manual de Treinadores de Minibásquete, António San Payo Araújo (2008) - FPB, ENB e CNMB Manual de Formação Específica Grau I, Programa Nacional de Formação de Treinadores (2012)
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) provas práticas;
A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica).
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a componente na qual o estudante não obteve aprovação.
Instrumentos de avaliação
Data
Ponderação
Prova escrita
17 novembro
30%
1ª Prova de avaliação prática
24 novembro
40%
2ª Prova de avaliação prática
15 dezembro
30%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




