-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer o Futebol como matéria importante no ensino do indivíduo; 2. Executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos do jogo; 3. Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação do indivíduo; 4. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o processo ensino-aprendizagem do Futebol. Assim, pretende-se que os estudantes: a) Adquiriram e aperfeiçoem as habilidades tático-técnicas da modalidade de Futebol; b) Conheçam, vivenciem e dominem a organização tática do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo; c) Identifiquem diferentes linhas de atuação no processo de atividades de ensino e aprendizagem do Futebol, de acordo com as capacidades e características dos praticantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22946
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. CONHECER O PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO FUTEBOL. II. METODOLOGIAS DE ENSINO DO JOGO DE FUTEBOL. III. CONTEÚDOS REGULAMENTARES, TÉCNICOS E TÁTICOS DO JOGO DE FUTEBOL. IV. LEIS DO JOGO DE FUTEBOL; V. A NATUREZA, A ESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DO JOGO DE FUTEBOL: 1. Fases vs momentos de jogo; 2. Princípios de jogo; 3. Fatores de jogo; 4. Organização estrutural e funcional do ¿Futebol de 5¿, ¿Futebol de 7¿ e do ¿Futebol de 11¿. VI. NÍVEIS DE DESEMPENHO DO JOGO DE FUTEBOL
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer o Futebol como matéria importante no ensino do indivíduo. 2. Executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos específicos do jogo. 3. Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação do indivíduo. 4. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o processo ensino-aprendizagem do Futebol.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castelo, J. (1996). Futebol ¿ A organização do jogo. Edição do autor. Castelo, J. (2003). Futebol - Atividades físicas e desportivas. In FMH-UTL (Eds.). Lisboa. Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. Pacheco, R. (2001). O Ensino do futebol. Futebol de 7, um jogo de iniciação ao futebol de 11. Porto. Edição do autor.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação escrito
30%
Avaliação Prática
70%
(...)
De acordo com o Artigo 11.º Frequência e assiduidade do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona, a frequência às aulas é obrigatória sendo o número máximo de faltas corresponde a 30% do total de aulas. Entendem-se como justificadas as faltas devidamente comprovadas de acordo com os motivos presentes no Artigo 13.º Justificação de faltas.
O Regulamento prevê ainda: As faltas justificadas, ou as dadas por estudantes com estatuto que preveja a não obrigatoriedade de presença, não são contabilizadas no âmbito da avaliação contínua podendo ser requerida outra forma de trabalho ou acompanhamento, cujas regras são definidas na ficha de unidade curricular, ou em documento complementar a entregar aos estudantes, assegurando: a) O cumprimento dos objetivos definidos para a unidade curricular; b) A igualdade de tratamento dos estudantes (artigo 11º).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




