-
Apresentação
Apresentação
A UC enquadra-se no plano de estudos do 1º Ciclo em Educação Física e Desporto na área da Terapia e Reabilitação. Os conhecimentos e competências adquiridas são fundamentais para a integração em equipas multidisciplinares e para a compreensão do papel da nutrição no desporto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-8643
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO 1.Conceitos base 2. Recomendações nutricionais 3. Metabolismo energético: Definição e componentes 4. Gasto energético total 5. Necessidade energética total CP2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS GLÍCIDOS, PROTEÍNAS E LÍPIDOS 1. Nomenclatura, classificação, propriedades e metabolismo 2. Fontes alimentares 3. Papel dos glícidos, proteínas e lípidos no exercício físico CP3. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MINERAIS, OLIGOELEMENTOS E VITAMINAS 1. Nomenclatura, classificação, propriedades e metabolismo 2. Fontes alimentares 3. Papel dos minerais, oligoelementos e vitaminas no exercício físico CP4. ÁGUA, ELETRÓLITOS E EQUILÍBRIO HIDRO-ELETROLÍTICO 1. Hidratação: conceitos 2. Recomendação para a ingestão de água 3. Hidratação e exercício físico CP5. SUPLEMENTOS ALIMENTARES E SUBSTÂNCIAS ERGOGÉNICAS 1. Definição e classificação 2. Legislação aplicável 3. Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas aplicados ao exercício físico
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e compreendam os conceitos básicos da nutrição, identificam os constituintes dos alimentos e os suplementos alimentares e seu papel no exercício físico. Como objetivos de aprendizagem (OA) definifidos na presente UC os estudantes devem: OA1. Compreender os conceitos básicos sobre nutrição, metabolismo, gasto e necessidades energéticas; OA2. Compreender e identificar os constituintes nutricionais dos alimentos, as suas funções, propriedades, metabolismo e funções biológicas; OA3. Conhecer as recomendações nutricionais de acordo com o sexo, idade e condição; OA4. Compreender o papel dos nutrientes no exercício físico; OA5. Definir suplementos alimentares e conhecer a legislação subjacente; OA6. Identificar os suplementos alimentares e compreender os seus efeitos no exercício físico.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burke L., Deakin V., Minehan M. (2021). Clinical Sports Nutrition (5th Edition). Australia, McGraw-Hill Education. EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121 Insel P. M., Ross D., McMahon K., & Bernstein M. (2016). Nutrition (6th Edition). Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers. Karpinski C & Rosenbloom C.A. (2017). Sports Nutrition: A Handbook for Professionals (6th Edition). Academy of Nutrition and Dietetics.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação (IA) serão utilizados: 1) provas escritas (n=2); 2) trabalho escritos (de grupo); 3) apresentação de trabalhos.
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita e prova oral) incidirá sobre a totalidade dos CP.
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto. Diferentes instrumentos de avaliação (IA) serão utilizados: IA1) provas escritas; IA2) trabalho escritos de grupo e IA3) aprsentação oral.Para os diferentes CP, será(ão) utilizada(s) todos os ME e usados todos os IA.
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho individual (escrito)
a definir
30%
Apresentação oral
a definir
10%
Teste de avaliação de conhecimentos e competências a definir 30% Teste de avaliação de conhecimentos e competências a definir 30% A avaliação em recurso consiste num exame de natureza teórico-prática e na entrega e apresentação de um trabalho individual de natureza semelhante ao elaborado em avaliação contínua.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




