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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular é destinada a transmitir o conhecimento básico fundamental sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes aparelhos e sistemas do corpo humano, preparando desta forma os alunos para que nas UCs sequentes possam entender como o corpo humano reage nas mais diversas situações sejam elas fisiológicas ou patológicas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1706-14625
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Sistema Digestivo
2. Sistema Endocrino
3. Sistema Respiratorio
4. Sistema Cardiovascular
5. Sistema Linfatico
6. Sistema Nervoso e orgãos dos sentidos
7. Sistema Urinario
8. Sistema Genital masculino e feminino
9. Sistema Reprodutor
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Objetivos
Objetivos
Pretende capacitar os alunos para a compreensão da organização do corpo humano, compreendendo a distribuição dos seus órgãos num conceito funcional sistémico. Pretende-se também capacitá-los para observar, descrever e utilizar corretamente a nomenclatura anatómica. Iniciaremos com breves noções de embriologia, de modo a entender as relações fisiologicas e respetivas consequências nos diferentes estadios maturativos ao longo do ciclo vital.
Os sistemas focados na UC são: sistema digestivo, endócrino, respiratório, cardiovascular, linfático, nervoso, urinário, genital e reprodutor numa perspetiva anatómica e funcional.
Após a conclusão do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Descrever a estrutura anatómica (macroscópica e histologia) e as funções dos vários órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano e sua fisiologia básica.
- Compreender a coordenação básica entre os diferentes sistemas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Quanto á avaliação:
- Na avaliação contínua, os alunos serão regularmente avaliados contabilizando (A) o seu desempenho semanal (participação, conhecimento, destreza, comunicação, entre outros) nas aulas praticas e teorico-praticas (45%), e (B) a média ponderada de avaliações globais sob a forma de frequências | seminários | outros (40%) calendarizados no inicio do ano lectivo e (C) outros elementos móveis (quizzes; instant papers; relatórios; outros) que podem ter lugar em qualquer ambiente de ensino (teorico, pratico ou teorico-pratico) (15%).
- A nota minima de aprovação na UC é 9,5 valores.
- A avaliação por exame final, aplica-se aos alunos que por ele optem ou não obtenham aproveitamento na avaliação contínua, abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos.
A melhoria de nota (subentendendo-se a obtenção previa de aproveitamento) é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Netter, F.H. Atlas de anatomia humana (5ªed). Elsevier. 2011.
- Seeley, R.R., et al., Anatomia & Fisiologia (8ª ed). Lisboa: Lusodidacta. 2011.
- Van de Graaff, K.M.. Human Anatomy (6th Ed). Boston: Mc Graw Hill International. 2002.
- Young, B., Heath, J.W., Wheater´s functional histology: a text and colour atlas (6th Ed). Edinburgh: Churchill Livingstone. 2014
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não