Apresentação do Curso
A licenciatura em Engenharia Biomédica da Universidade Lusófona pretende formar jovens estudantes numa área de interesse prioritário a nível nacional, europeu, e mesmo mundial. Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos dos últimos anos na biologia, bioquímica e nos cuidados em saúde, têm criado um nicho onde Engenheiros com formação multidisciplinar nas áreas da Matemática, Computação, Física, Química, Biotecnologia, e simultaneamente em Medicina possam ser capazes de atuar. A Engenharia Biomédica intervém aplicando os conhecimentos da Engenharia na análise e na resolução das mais variadas situações da medicina e da prática clínica com aplicações concretas nos meios de investigação, diagnóstico e terapia.
Razões para frequentar este curso
- A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências e da engenharia para analisar e resolver problemas nas mais variadas áreas da biomedicina;
- A formação diversificada e complementar em áreas científicas fundamentais das ciências exatas, bioquímica, anatomia, fisiologia, biomateriais, imagiologia, data science entre outros;
- A Engenharia Biomédica aborda áreas fundamentais nomeadamente na pesquisa de compostos bioativos, conceção e desenvolvimento de dispositivos médicos, próteses, instrumentação, biossensores, bioinformáticas, imagiologia entre outras;
- Corpo docente competente e diversificado aliado a um considerável número de unidades curriculares com forte componente laboratorial;
- O Engenheiro Biomédico tem as competências para desenvolver o seu trabalho em centros hospitalares, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de investigação, entre muitos outros.
Despacho do curso
Despacho n.º 10574/2013, de 13 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
26/06/2013
Registo
R/A -Cr 110/2013
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação ao seguinte conjunto de provas de ingresso:
07 Física e Química
19 Matemática A
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
Na licenciatura em Engenharia Biomédica da Universidade Lusófona pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de análise rigorosa, em conjunto com um espírito crítico, flexível e criativo que contribua para investigar, inovar e ser fator diferenciador de progresso nas mais variadas atividade e áreas da Engenharia, Medicina e da Saúde.
Destinatários
O curso de Engenharia Biomédica é um ciclo de estudos específico na área das tecnologias da saúde e destina-se a todos os interessados em trabalhar na área hospitalar ou no apoio e procura de novas soluções nas áreas transversais das tecnologias e da biomedicina.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os alunos da licenciatura em Engenharia Biomédica da Universidade Lusófona deverão desenvolver competências para compreender e intervir nas diferentes áreas da Engenharia Biomédica, fortalecendo a capacidade de análise rigorosa, espírito crítico, flexível e criativo que contribua para investigar, inovar e ser fator de progresso nas mais variadas atividades e setores da Saúde. Os profissionais desta área desafiadora terão um papel relevante no desenvolvimento de novos materiais, dispositivos médicos, implantes, equipamentos de diagnóstico e soluções bioinformáticas, cruciais para a prevenção, diagnóstico e reabilitação de pacientes. Pretende-se, igualmente, promover a formação académica fundamental para integrar e equipas multidisciplinares na investigação científica na área de Engenharia Biomédica. Dotar os alunos de uma sólida formação de base que conjuga conhecimentos de engenharia fundamental, das ciências exatas e de medicina que lhes permita acompanhar a evolução dos conhecimentos e da tecnologia, nos domínios da Saúde, sendo de certa forma necessário investigar novos métodos, bem como novas técnicas em múltiplas vertentes das ciências biomédicas.
Equipamentos e Instalações
A Universidade Lusófona dispõe de instalações físicas próprias que garantem um espaço especificamente destinado à parte letiva do ciclo de estudos e espaços de apoio ao trabalho pessoal a realizar por cada um dos alunos. Dispõe ainda de espaços para interação e convívio entre alunos de diferentes ciclos de estudos. Dispõe de um serviço central de biblioteca e de apoio documental, vários laboratórios de informática, laboratório de biologia, laboratório de biotecnologia e bioquímica, laboratório de química, laboratório de física, 2 Laboratório de Eletrotecnia, 1 Laboratório de sistemas operativos e sinais e sistemas, reprografia, refeitório, 16 salas de aula, salas reunião/trabalho de diversas dimensões equipadas com material audiovisual e salas de estudo facultativo. A ULHT dispõe de um centro de trabalho tecnológico. Para além do acesso à internet existente em todas as salas de aulas e outros espaços letivos, todo o campus da ULHT tem acesso sem fios à internet.
Saídas Profissionais
O Engenheiro Biomédico licenciado pela Universidade Lusófona está habilitado a trabalhar em áreas muito diversificadas tais como:
- Empresas de equipamentos e instrumentação médica
- Empresas de material farmacêutico
- Hospitais, engenharia clínica e manutenção de equipamentos
- Laboratórios de investigação em instituições de ensino superior, hospitais ou laboratórios.
- Investigação e desenvolvimento em empresas nacionais e internacionais.
- Indústria farmacêutica e de análises clínicas
- Empresas de equipamentos biomédicos e biotecnologia aplicada
- Empresas de biomateriais, próteses e órgãos artificiais.
- Empresas ligadas à área da saúde.
- Serviços de apoio e consultoria na área hospitalar
Investigação
Na área da Engenharia Biomédica têm sido desenvolvidos projetos em colaboração com várias instituições de ensino superior que envolvem a pesquisa de compostos bioativos, simulação e análise de dados por quimiometria. A criação do Núcleo de Automação e Ciência de Dados (Professor Tiago Cunha Reis) pretende envolver os Alunos nestas áreas do saber. Para breve pretende-se criar o Núcleo de Imagiologia Biomédica e Neurociências Aplicadas.
Docentes Convidados
Professor Ricardo Faustino (Imagiologia Biomédica)
Áreas Científicas
Tecnologia dos processos químicos | Ciências da vida | Saúde