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Apresentação
Apresentação
Data Science em Biomedicina é uma unidade curricular que permitirá ganhar as competências necessárias para a análise de dados, estatística e aprendizado de máquina para interpretar grandes volumes de informações biomédicas. Essa área permite identificar padrões, auxiliar no diagnóstico, personalizar tratamentos e impulsionar pesquisas em saúde, contribuindo para avanços na medicina de precisão e na melhoria do cuidado ao paciente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT1706-26805
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Data Science em Biomedicina Tópicos em Matemática orientada a Data Science Data Munging. Pontuações e Rankings. Análise Estatística Visualização de Dados Modelos Matemáticos em Data Science Álgebra Linear Métodos de Distância e Redes Machine Learning Big Data
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Objetivos
Objetivos
É o principal objetivo desta Unidade Curricular dotar o aluno com as principais técnicas e princípios metodológicos da aquisição, processamento e interpretação de dados em biomedicina, com recurso à computação via linguagem Python. Assim, o aluno será capaz de: compreender, implementar ou desenvolver modelos matemáticos quantitativos, classificativos e preditivos simples com base em data sets existentes; compreender, implementar ou desenvolver metodologias que assentem na aprendizagem autónoma computadorizada, via mecanismos supervisionados e não supervisionados; e aplicar a linguagem de programação Python no âmbito da Data Science para resolver e inferir sobre problemáticas na área da biomedicina.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos do programa, com recurso a apresentações e simulações, estimulando a discussão entre os alunos e docente. Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem exercícios com transição progressiva de complexidade. A avaliação pode ser contínua ou não contínua. A avaliação contínua compreende prova escrita (componente teórica, CT) e entrega de dois exercícios resolvidos durante o semestre (componente teórico-prática, CTP). A CT consiste na realização de duas frequências ou de um exame. A CTP consiste na entrega de dois exercícios resolvidos via Moodle, não havendo nota mínima. A nota final à Unidade Curricular, resulta do cálculo: Nota Final = 50% CT + 50% CTP, onde CT e CTP são respetivamente as médias das provas prestadas no âmbito de cada componente. Alternativamente, o aluno pode no início do semestre selecionar o modo de avaliação não contínua. Assim, o aluno é submetido a exame, tendo este que ter nota mínima de 9.5 para aprovação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Trevor Hastie, Robert Tibshirani, Jerome Friedman (2009) The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. 2nd edition. Springer (ISBN-13: 978-0387848570). Laura Igual, Santi Segui (2017) Introduction to Data Science: A Python Approach to Concepts, Techniques, and Applications. 1st edition. Springer (ISBN-13: 978-3319500164). Andrew McMahon. Machine Learning Engineering with Python - Second Edition: Manage the lifecycle of machine learning models using MLOps with practical examples 2nd ed. (2021). Steven Skiena. (2017) The Data Science Design Manual. 1st edition. Springer (ISBN-13: 9783319554433). Marc Deisenroth, Aldo Faisal, Cheng Ong (2020) Mathematics For Machine Learning. 1st edition. Cambridge University Press (ISBN-13: 978-1108470049). Myra Samuels, Jeffrey Witmer, Andrew Schaffner (2012) Statistics For The Life Sciences. 4th edition. Prentice Hall (ISBN-13: 978-0321652805).
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não