-
Apresentação
Apresentação
A microbiologia médica pretende estudar os micro-organismos que causam doenças em humanos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. É essencial para o diagnóstico, tratamento e prevenção de infecções, além de auxiliar no controle de surtos e uso adequado de antimicrobianos. Utiliza métodos como cultura, microscopia, testes bioquímicos e PCR. Com o aumento da resistência microbiana e de doenças emergentes, seu papel na saúde pública é cada vez mais importante.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT1706-23768
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A1. Importância e áreas de aplicação da microbiologia médica e a sua relação com a biomedicina. A2. Noções básicas de epidemiologia e saúde publica. A3. Microrganismos causadores de doenças do Domínio Bacteria e Archaea, Algas, Fungos, Protozoários, parasitas e vetores. Vírus, priões, propagação e doenças associadas. A4. Estudo dos mecanismos de patogenicidade, resistência e multirresistência dos microrganismos. A5. Mecanismos de defesa contra a infeção: antibióticos, antimicrobianos e vacinas. A6. Técnicas de diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica. Exemplos e casos de estudo. ¿Programa Prático: Técnicas e boas práticas de higiene na recolha de amostras de importância médica. Observação microscópica de: bactérias, fungos e parasitas de importância médica. Metodologias clássicas e avançadas de deteção e identificação de microrganismos.
-
Objetivos
Objetivos
Dominar os conceitos básicos de microbiologia médica, incluindo taxonomia, morfologia e fisiologia de microrganismos patogênicos. Compreender sua relação com a biomedicina e a saúde pública, correlacionando com a epidemiologia. Aplicar técnicas laboratoriais para identificação de microrganismos, com foco em segurança e higiene. Diferenciar grupos de antibióticos, seus mecanismos de ação e fatores de resistência. Integrar conhecimentos sobre patogenicidade, defesa e diagnóstico para entender o papel dos microrganismos nas doenças e suas abordagens terapêuticas. Avaliar criticamente a literatura científica e os avanços relevantes para a engenharia biomédica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na componente teórica, os temas são apresentados com apoio de slides em PowerPoint e vídeos, baseados na literatura científica, disponibilizados previamente para promover o estudo e a discussão em aula. Também serão analisados artigos atuais, incentivando o pensamento crítico e a análise científica. As aulas alternam exposição de conceitos e debates, estimulando a participação ativa. Avaliação: Teórica: Dois testes ou uma frequência global (40%) Trabalho científico individual sobre tema lecionado (20%) Prática: Três trabalhos em grupo (3-4 alunos), sendo dois artigos (30%) e um poster científico (10%) Nota final: Média ponderada dessas componentes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Levinson, W. (2016). Microbiologia médica e imunologia. McGraw Hill Brasil. Brooks, G. F., Butel, J. S., & Morse, S. A. (2006). Medical microbiology (25th ed.). United States. Bailey & Scottis. (2007). Diagnostic Microbiology (12th ed.). Mosby.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não