filmeu

Disciplina Radiação em Biomedicina

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular introduz o aluno à medicina nuclear, com foco na utilização da Física para compreender os conceitos e modelos associados à radiação, estrutura do átomo e núcleo. O aluno aprende sobre os demais modos de decaimento radioativo e suas formulações matemáticas, conseguindo assim distinguir as suas principais diferenças e regimes de ocorrência. Igualmente, o aluno fica assim capacitado a modelar a atividade de radionuclídeos ou mistura destes. A Unidade Curricular evolui posteriormente para apresentar as principais técnicas de produção de radionuclídeos, bem como de radiofármacos, culminando na contextualização da sua utilização em medicina nuclear e aplicação clínica. Ao nível da utilização da radiação em instrumentação clínica, o aluno diversifica o seu conhecimento com base no conhecimento de técnicas e equipamentos que utilizam radiação em tomografia computacional, o que lhe permite adquirir competências ao nível de técnicas com SPECT e PET.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Medicina Nuclear
    2. Física Atómica e Nuclear
    3. Modos de Decaimento Radioativo
    4. Decaimento Radioativo
    5. Produção de Radionuclídeos e Radiofármacos
    6. Interação Radiação-Matéria
    7. Modelação Cinética de Tracers
    8. Dosimetria 
    9. Segurança em Radiação e Detectores
    10. Qualidade de Imagem em Medicina Nuclear
    11. Tomografia Computadorizada por Emissão de Fotão Único
    12. Tomografia por Emissão de Positrões
    13. Processamento de Imagem Digital em Medicina Nuclear
  • Objetivos

    Objetivos

    É objetivo desta Unidade Curricular a compreensão dos princípios físicos básicos envolvidos na utilização de radiação em medicina nuclear e prática clínica, bem como o contacto com os principais equipamentos hospitalares ou de investigação associados à radiação.

     

    Assim, o aluno será capaz de: 
    • compreender e interpretar os fenómenos físicos associados à radiação, desde a perspectiva átomo/núcleo até ao seu impacto na interação com matéria circundante;
    • desenvolver modelos matemáticos quantitativos e preditivos da atividade de radionuclídeos ou misturas destes, para medicina nuclear ou prática clínica, tendo em conta aspetos como o tipo de decaimento verificado, atividade e dosagem pretendidas num determinado momento;
    • identificar e aplicar as melhores práticas de segurança e proteção contra a radiação e manuseamento de matéria radioativa; e
    • compreender e implementar as melhores metodologias em tomografia computacional, com foco na qualidade e quantificação da imagem digital.
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos do programa, com recurso a apresentações e simulações, estimulando a discussão entre os alunos e docente. Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem exercícios com transição progressiva de complexidade.

     

    A avaliação pode ser contínua ou não contínua.

     

    A avaliação contínua compreende prova escrita (componente teórica, CT) e entrega de mini-questionários resolvidos durante o semestre (componente teórico-prática, CTP). A CT consiste na realização de duas frequências ou de um exame. A CTP consiste na entrega de quatro mini-questionários resolvidos via Moodle. A nota final à Unidade Curricular, resulta do cálculo: Nota Final = 60% CT + 40% CTP, onde CT e CTP são respetivamente as médias das provas prestadas no âmbito de cada componente.

     

    Alternativamente, o aluno pode no início do semestre selecionar o modo de avaliação não contínua. Assim, o aluno é submetido a exame, tendo este que ter nota mínima de 9.5 para aprovação.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Physics in Nuclear Medicine. Simon R. Cherry, James A. Sorenson, Michael E. Phelps. Saunders Editors. 4th edition (2011)
    • Radiation Physics for Medical Physicists (Biological and Medical Physics, Biomedical Engineering). Ervin B. Podgorsak. Springer. 2nd edition (2010)
    • Introduction to Health Physics. Herman Cember, Thomas E. Johnson. McGraw Hill Medical. 4th edition (2009)
       
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios