-
Apresentação
Apresentação
A cadeira de Empreendedorismo, tecnologia e inovação o alunos irá ganhar conhecimento e competências em relação à criação e o desenvolvimento de novos negócios, produtos ou serviços com base em ideias inovadoras e no uso estratégico da tecnologia. O empreendedorismo envolve identificar oportunidades e transformá-las em soluções viáveis. A tecnologia é um fator-chave que impulsiona a eficiência, a escalabilidade e a competitividade. A parte da inovação está no centro do processo, promovendo a diferenciação e a adaptação a um mercado em constante mudança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT1706-26802
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Modelos de empresas tecnológicas e estruturas organizacionais Startups e Spin-offs Empresas de investigação por contrato Incubadoras e aceleradoras Joint ventures e parcerias estratégicas 2. Ecossistema biotecnológico / Farma Relação entre empresas biotech e a indústria farmacêutica Complementaridades e sinergias entre biotech e big pharma/bio-pharma Cadeias de valor e redes de colaboração no setor Papel das universidades e centros de investigação 3. Inovação em ciências da vida Processos de desenvolvimento de produtos Gestão de propriedade intelectual Tecnologias emergentes e seu impacto no setor Estratégias de inovação: incremental vs. disruptiva 4. Financiamento e investimento: Fontes de capital 5. Marketing e comercialização Estratégias de entrada no mercado Desenvolvimento de modelos de negócio inovadores 6. Regulamentação Ambiente regulatório em biotecnologia e farma
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos para distinguir entre diferentes modelos de negócios, como startups, spin-offs, joint ventures e CROs, e entender as vantagens e desafios associados a cada um. Proporcionar uma visão abrangente das interações entre empresas biotech, big pharma, universidades, e centros de investigação, destacando as sinergias e complementaridades no setor. Ensinar os alunos a aplicar estratégias de inovação, tanto incremental quanto disruptiva, utilizando tecnologias emergentes Preparar os alunos para lidar com os desafios regulatórios e éticos específicos. Capacitar os alunos para desenvolver estratégias eficazes de entrada no mercado. Incentivar uma mentalidade empreendedora, crítica e inovadora, preparando os alunos para identificar oportunidades, e criar valor no setor biotecnológico e farmacêutico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será realizada a preparação de um plano de negócios ao longo das aulas. Ainda será preparado um pitch que será apresentado no modelo corrente de apresentação a investidores. Este trabalho será apresentado à turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis, João Carvalho Santos, Fernando Ribeiro Serra. Empreendedorismo – Conceitos e fundamentos para a criação da nova empresa. 1ªEdição. ISBN:978-989-561-215-4 João M. S. Carvalho. Modelo Integrado para a Criação e Desenvolvimento de Negócios. 1ªEdição. ISBN:978-989-561-194-2. Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não