-
Apresentação
Apresentação
A fisiologia é uma disciplina de extrema importância nas ciências biomédicas . É nesta disciplina é dado a compreender a função dos vários sistemas orgânicos e a forma como a estrutura molecular se expressa nestes sistemas no indivíduo e no seu equilíbrio. As respostas motoras e comportamentais em cada indivíduo resultam do seu harmonioso funcionamento fisiológico. O seu conhecimento permite aferir o seu estado homeoestático e intervir de forma correta no momento certo. O crescente desenvolvimento de novas tecnologias permite uma leitura e acção cada vez mais rápida e automatizadas de cada processo fisiológico. No entanto a sua essência mantem-se inalterada ao longo da evolução humana, permitindo cada processo ser estudado de forma isolada e em consertação com os restantes sistemas do corpo humano. A Engenharia Biomédica tem por isso responsabilidade em conhcer cada processos fisiológicos de cada sistema e ser capaz de adaptar novas tecnologias na melhoria da aquisição de sinal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1706-6326
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Apresentação, moldes de avaliação e Introdução à disciplina aos seu conteúdos programáticos. 2- Introdução à fisiologia e aos sistemas que a compõem. Princípios e funções dos componentes em circulação; 3- Homeostase, transdução de sinal endogeno, endocrino e paracrino; 4- O sistema Imunológico, Imunidade, Infeção e Inflamação; 5- O sistema cardiovascular e a fisiologia cardíaca; 6- O sistema respiratório e a sua patofisiologia; 7- Sistema tegumental, circulação sanguínea e microcirculação; 8- Sistema génito-urinário, osmorregulação e excreção; 9- O sistema nervoso, controlo e integração nervosa; 10- Sistema Endocrino, e o processameto neural do comportamento - Controlo hormonal; 11- Sistema Muscular, fisiologia da contração muscular e o movimento; 12- Bioenergética.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC ensina os mecanismos de funcionamento dos principais sistemas fisiológicos e integração e controlo dos mesmos, e as soluções que permitem sobreviver em meios e circunstâncias muito variadas. A abordagem dos problemas fisiológicos que se enfrenta e a forma como estes são resolvidos de forma sistematica. Os alunos devem estabelecer relações funcionais entre os principais sistemas fisiológicos e os seus mecanismos de integração e controlo. Os alunos deverão conseguir compreender as relações entre o ambiente e os processos fisiológicos que evoluíram de forma a conseguirem ultrapassar os diferentes desafios ambientais e imunológicos. Na componente prática, deverão ficar aptos a compreender mecanismos fisiopatologicos (e.g. do fundo cardiovascular, respiratório ou endócrino). Deverão ainda desenvolver capacidades de leitura de artigos científicos e exposição oral de temas em fisiologia e aprender a elaborar posters e relatórios.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos da disciplina serão explorados nas suas áreas mais avançadas num formato de apresentação em poster. Os temas dos trabalhos e as respetivas diretrizes serão fornecidas no início do ano letivo e as apresntações flash em formato de congresso "Colloquium Physiologiae" avaliadas por um jurí externo, discussão e habilitação de prémio. O resumo destas apresntações pretende ser compilado para publicação na "Acta Physiologica" uma revista científica internacional capaz de publicar pesquisas originais nas áreas de fisiologia e ciências da vida.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Hall, J. E. 1. (2016). Guyton and Hall textbook of medical physiology (13th edition.). Philadelphia, PA: Elsevier - Koeppen, B. M., Stanton, B. A. (2010) Berne & Levy Physiology. 6th Edition. Elsevier. - Randall, D., W. Burggren, K. French and R. Eckert. (2002). Animal Physiology: Mechanisms and Adaptations. 5th edition. Freeman, New York. - Schmidt-Nielsen, K. (1998). Animal Physiology. Adaptation and Environment. 5th ed. Cambridge University Press. Cambridge. - Hill, R.W., Wyse, G., Anderson, M. (2016). Animal Physiology. Sinauer Associates. - Sherwood, L., Klandorf, H., Yancey, P. (2012). Animal Physiology: from Genes to Organisms. 2nd Ed. Cengage Learning.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não