A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Fisiologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A fisiologia é uma disciplina de extrema importância nas ciências biomédicas . É nesta disciplina é dado a compreender a função dos vários sistemas orgânicos e a forma como a estrutura molecular se expressa nestes sistemas no indivíduo e no seu equilíbrio. As respostas motoras e comportamentais em cada indivíduo resultam do seu harmonioso funcionamento fisiológico. O seu conhecimento permite aferir o seu estado homeoestático e intervir de forma correta no momento certo. O crescente desenvolvimento de novas tecnologias permite uma leitura e acção cada vez mais rápida e automatizadas de cada processo fisiológico.  No entanto a sua essência mantem-se inalterada ao longo da evolução humana, permitindo cada processo ser estudado de forma isolada e em consertação com os restantes sistemas do corpo humano. A Engenharia Biomédica tem por isso responsabilidade em conhcer cada processos fisiológicos de cada sistema e ser capaz de adaptar novas tecnologias na melhoria da aquisição de sinal.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Apresentação, moldes de avaliação e Introdução à disciplina aos seu conteúdos programáticos. 2- Introdução à fisiologia e aos sistemas que a compõem. Princípios e funções dos componentes em circulação; 3- Homeostase, transdução de sinal endogeno, endocrino e paracrino; 4- O sistema Imunológico, Imunidade, Infeção e Inflamação; 5- O sistema cardiovascular e a fisiologia cardíaca; 6- O sistema respiratório e a sua patofisiologia; 7- Sistema tegumental, circulação sanguínea e microcirculação; 8- Sistema génito-urinário, osmorregulação e excreção; 9- O sistema nervoso, controlo e integração nervosa; 10- Sistema Endocrino, e o processameto neural do comportamento - Controlo hormonal; 11- Sistema Muscular, fisiologia da contração muscular e o movimento; 12- Bioenergética.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC ensina os mecanismos de funcionamento dos principais sistemas fisiológicos e integração e controlo dos mesmos, e as soluções que permitem sobreviver em meios e circunstâncias muito variadas. A abordagem dos problemas fisiológicos que se enfrenta e a forma como estes são resolvidos de forma sistematica. Os alunos devem estabelecer relações funcionais entre os principais sistemas fisiológicos e os seus mecanismos de integração e controlo. Os alunos deverão conseguir compreender as relações entre o ambiente e os processos fisiológicos que evoluíram de forma a conseguirem ultrapassar os diferentes desafios ambientais e imunológicos. Na componente prática, deverão ficar aptos a compreender mecanismos fisiopatologicos (e.g. do fundo cardiovascular, respiratório ou endócrino). Deverão ainda desenvolver capacidades de leitura de artigos científicos e exposição oral de temas em fisiologia e aprender a elaborar posters e relatórios.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos da disciplina serão explorados nas suas áreas mais avançadas num formato de apresentação em poster. Os temas dos trabalhos e as respetivas diretrizes serão fornecidas no início do ano letivo e as apresntações flash em formato de congresso  "Colloquium Physiologiae" avaliadas por um jurí externo, discussão e habilitação de prémio. O resumo destas apresntações pretende ser compilado para publicação na "Acta Physiologica" uma revista científica internacional capaz de publicar pesquisas originais nas áreas de fisiologia e ciências da vida.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Hall, J. E. 1. (2016). Guyton and Hall textbook of medical physiology (13th edition.). Philadelphia, PA: Elsevier - Koeppen, B. M., Stanton, B. A. (2010) Berne & Levy Physiology. 6th Edition. Elsevier. - Randall, D., W. Burggren, K. French and R. Eckert. (2002). Animal Physiology: Mechanisms and Adaptations. 5th edition. Freeman, New York. - Schmidt-Nielsen, K. (1998). Animal Physiology. Adaptation and Environment. 5th ed. Cambridge University Press. Cambridge. - Hill, R.W., Wyse, G., Anderson, M. (2016). Animal Physiology. Sinauer Associates. - Sherwood, L., Klandorf, H., Yancey, P. (2012). Animal Physiology: from Genes to Organisms. 2nd Ed. Cengage Learning.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios