-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Próteses e Órgãos Artificiais tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão aprofundada dos princípios de conceção, desenvolvimento e aplicação de dispositivos que substituem ou assistem funções corporais comprometidas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT1706-26803
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Marcos históricos em medicina 2-Propriedades químicas e físicas dos biomateriais; Biomateriais em dispositivos médicos e órgãos artificiais 3-Sistema Cardiovascular 4-Introdução de conceitos básicos sobre ultra-, micro- e nanofiltração com membranas poliméricas 5-Sistema Respiratório – estrutura e funcionamento; patologias associadas 6-Dispositivos artificiais para substituição da função cardio-respiratória 7-Sistema Urinário – estrutura e funcionamento; patologias associadas 8-Dispositivos artificiais para substituição de componentes do sistema urinário 9-Dispositivos artificiais para substituição da função hepática; 10-Dispositivos artificiais para substituição da função pancreática 11-Dispositivo artificiais para substituição do aparelho auditivo 12-Dispositivos artificiais para melhoria do sistema oftalmológico 13-O futuro dos dispositivos médicos e órgãos artificiais. Utilização da Engenharia de Tecidos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma introdução aos materiais, tecnologias e equipamentos utilizados como próteses nos mais variados sistemas fisiológicos. Nesta unidade curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de: Compreender todo o processo de uma abordagem da área de estudo da Ortoprotesia e de Órgãos Artificiais. Deverá compreender os conceitos de: Avaliar, Conceber, Planear, Executar, Aplicar, Adaptar e Monitorizar. Aos estudantes deverá ter sido despertado a curiosidade e capacidade de questionar, pesquisar e investigar novas temáticas, sempre numa óptica de desenvolvimento do conhecimento relacionado com as mais recentes tecnologias.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC são utilizadas aulas expositivas para a exploração de conceitos teóricos e aulas ativas que envolvem a participação dos alunos na perceção, análise e resolução de problemas com vista a explorar os aspetos relacionados com o saber fazer e colocação em prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, quer na aplicação da teoria associada Avaliação contínua: Constituída pela realização de 3 mini-testes (20-30 min) sem marcação prévia a realizar nas aulas. Preparação de um artigo científico, sobre uma temática ministrada na UC. A nota da componente de avaliação continua é obtida por: [(MT1+MT2+MT3)/3*0.6+Artigo Cientifico*0.4 ] Avaliação por exame com os conteúdos de ambos os módulos com 2h duração. Classificação final, com Aprovação, com Nota Final >= 9.5 val.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Donald, R. Peterson and Joseph D. Bronzino Biomechanics: principles and practices. 2017. New York: John Wiley & Sons. Megh, R. G. Biomechanics of Artificial Organs and Prostheses. Advances in Bioengineering Research and Applications. Apple Academic Press, 2014. Kucklick, T.R. The medical device R&D Handbook. 2nd. ed., Academic Press, 2012. Templeton, N.S. Gene and Cell Therapy: Therapeutic Mechanisms and Strategies. Third Edition. CRC Press, 2008.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não