-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Biotecnologia Farmacêutica pretende dar a conhecer os principais produtos resultantes da biotecnologia farmacêutica que estão disponíveis no mercado bem como as principais técnicas utilizadas para os obter. Pretende fornecer conceitos teóricos e práticos sobre a implementação de sistemas de produção de produtos biotecnológicos e a sua aplicação à engenharia biomédica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT1706-17410
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos e definições de biotecnologia farmacêutica. Aplicações e principais objetivos. A implementação do conceito em empresa. 2. Caracterização dos agentes biológicos de produção e respetivos produtos. Fermentações. 3. Introdução ao processo de fabrico de um biofármaco. Matérias-primas. Produção industrial. Controlo de qualidade. 4. Exemplos de biofarmacos. Mercado e limitações. 5. Nanotecnologia e perspetiva de desenvolvimento de novos produtos. 6. Anticorpos recombinantes. 7. Vacinas. 8. Proteínas recombinantes. 9. Terapia génica. 10. Terapia celular. Durante as aulas práticas e aluno fará a pesquisa e isolamento de diversos microrganismos capazes de produzir antibióticos e outros compostos com ação antimicrobiana a partir de amostras de solo.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende apresentar os princípios básicos de biotecnologia farmacêutica. Dar a conhecer os principais produtos resultantes da biotecnologia farmacêutica que estão disponíveis no mercado bem como as principais técnicas utilizadas para os obter. Pretende fornecer conceitos teóricos e práticos sobre a implementação de sistemas de produção de produtos biotecnológicos e a sua aplicação à engenharia biomédica. As aulas laboratoriais pretendem aprofundar e aplicar de forma direta os temas lecionados nas aulas teóricas. Em todos os capítulos são propostas aplicações práticas concretas sobre os temas abordados interligando-se com a componente prática. Na parte prática o aluno contacta com diferentes técnicas e metodologias aplicadas na indústria biotecnológica para o fabrico de alguns dos mais importantes produtos gerados pela indústria farmacêutica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas seguem o formato de seminário, com forte incentivo à participação. A avaliação prática também considera a autonomia, atitude crítica, resolução de problemas e cumprimento das Boas Práticas de laboratório. A avaliação será contínua e inclui componentes teóricos e práticos. Serão realizados dois testes escritos (média ≥ 9,5 valores), correspondendo a 40% da nota final. Os alunos deverão também elaborar um trabalho científico sobre um dos temas teóricos (20%). Nas aulas práticas, serão desenvolvidos dois trabalhos em grupo (3-4 alunos): Um relatório escrito (formato de artigo científico) – 20%; Um poster científico – 20%. Nota Final = média dos testes teóricos (40%) + trabalho científico (20%) + relatório (20%) + poster (20%) A nota final deverá ser ≥ 9,5 valores. Caso o aluno não atinja a média na avaliação contínua, poderá realizar um exame final, que abrange conteúdos teóricos e práticos. A aprovação exige nota ≥ 9,5 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
•Crommelin, D. J., Sindelar, R.D. &Meiborn, B. (Eds) (2013). Pharmaceutical biotechnology: fundamentals and applications. Springer Science & Business Media. Walsh, G. (2013). Pharmaceutical biotechnology: concepts and applications. John Wiley & Sons. • Klefenz, H. (2002). Industrial Pharmaceutical Biotechnology.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não