-
Apresentação
Apresentação
O âmbito desta unidade curricular de licenciatura esclarece, em primeiro lugar, os métodos específicos aplicados à análise da produção motora do executante que se adapta às condições ambientais, bem como ao enquadramento da Biomecânica na área mais ampla de análise do Movimento. A Biomecânica localiza-se, antes de mais, nas bases estruturais de análise do estudo da produção motora humana. Desenvolve-se e tem os respetivos fundamentos conceptuais em conhecimentos da Morfologia, da Cibernética e da Mecânica. A base morfológica inerente ao corpo controlado pelo executante. A base cibernética como meio de conceber modelos representativos da produção motora. A Mecânica como meio de medida daquela produção. Este conjunto é base para uma praxis própria de desenvolvimento de metodologias adaptadas. Destacam-se as análises quantitativas com base em metodologias básicas da área científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1706-197
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Biomecânica. Biomecânica como meio complementar de diagnóstico e método de medida da relação do sistema de controlo com a morfologia do executante. 2. Morfologia para descrição e análise de elementos de referência, nomeadamente, formulação de modelos gráficos do corpo e determinação do centro de massa/gravidade. Conceito de centro de pressão. Centro de massa/gravidade e centro de pressão como parâmetros para analisar a estabilidade postural. 3. Elementos de análise cinemática linear e angular. Parâmetros e métodos de análise de cinemática newtoniana como meio de análise. 4. Elementos de análise dinâmica linear e angular. Transmissão de força intersegmentar e conceitos associados. Elementos de análise do trabalho e potência rotacional relacionada com o trabalho muscular predominantemente concêntrico ou excêntrico. 5. Descrição e análise da marcha e posições unipodais estáticas, utilizando modelos 3D e plataformas de força e de pressão.
-
Objetivos
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: a) fundamentar a Unidade Curricular através de conceitos adequados; b) transferir conhecimento entre os conceitos e determinações quantitativas inerentes às metodologias apropriadas à Unidade Curricular; c) utilizar modelos (3D) para descrição e análise de desempenhos padronizados (i.e., marcha); d) utilizar plataformas de força e de pressão para descrição e análise de desempenhos padronizados (i.e., marcha e posições unipodais estáticas).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino é baseada na apresentação dos conteúdos programáticos acompanhados por exemplos aplicados a problemas propostos. A componente teórico-prática desenvolve-se, essencialmente, no âmbito dos trabalhos laboratoriais realizados pelos alunos. No Moodle constam informações relativas ao funcionamento da disciplina e documentos de apoio ao estudo. Na avaliação contínua serão considerados os seguintes elementos: 2 testes (25% cada um); 2 trabalhos laboratoriais de grupo com apresentação escrita e oral (25% cada um). Em termos de avaliação contínua, as classificações dos vários elementos de avaliação terão de ser superiores a 9,5 valores. A avaliação por exame será semelhante à avaliação contínua. O aluno é excluído da avaliação contínua se estiver presente em menos de 70% das aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ricard, Mark (2013) Applied Biomechanics (2nd Ed.). Mansfield: Biom.Publications. - Winter, David (2009). Biomechanics and Motor Control of Human Movement (4th Ed.). New York: John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não