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Apresentação
Apresentação
Compreender os processos de alteração das rochas que levam à formação do solo, no que diz respeito em concreto aos processos de meteorização (alteração) e erosão (transporte), distinguindo a entidade Solo (in situ) e Sedimento (solo transportado).
Entender a importância do estudo do Solo e do Solo com aptidão agrícola como entidade fundamental a proteger e a recuperar, entendendo a sua salvaguarda nos estudo de ordenamento de território como Reserva Agrícola Nacional (RAN).
Compreender como estudar a entidade SOLO, com especial enfase na componente prática laboratorial
É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância do SOLO e a necessidade de uma relação de sustentável com o planeta, onde o conhecimento sobre uma entidade fundamental para a produção de alimento é fundamental para impedir a sua má utilização podendo conduzir à sua destruição. Unidade Curricular (UC) fundamental sucedânea à UC de Geologia Geral e Aplicada e prévia à UC de Poluição do Solo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-1029
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
TEÓRICA
1. A importância do estudo dos solos
2. Origem dos solos (meteorização Física, Química)
3. Factores de formação dos solos (Rocha mãe, Organismos, Tempo, Clima, Topografia)
4. Solos Residuais versus Transportados ¿ solo versus sedimento
5. Conceito de Solo
6. Tipos de solos (Classificações, Cartas de Solos, RAN)
7. Componentes dos solos (fase sólida, líquida e gasosa)
8. Propriedades dos solos (Físicas e Químicas)
PRÁTICA
Iniciação à utilização do software excel.
Métodos e equipamentos de amostragem de solos (superficiais e em profundidade).
Preparação e realização de uma campanha de campo.
Análises laboratoriais (textura/composiçao das amostras recolhidas): teor de humidade, de CaCO3, de matéria orgânica, pH, % fracção grosseira, granulometria da fracção grosseira (peneiração) e da fina (pipetagem ¿ Lei de Stokes), descrição mineralógica da fase sólida (lupa binocular).
Interpretação dos resultados de campo e analíticos.
Apresentação dos resultados (ex: artigo, apresentação oral, poster).
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Objetivos
Objetivos
Entender a importância do solo como elemento fundamental para a sobrevivência da nossa espécie.
Aprender os processos que procedem à meteorização das rochas e ao desenvolvimento dos solos.
Compreender o papel dos factores forçadores do solo.
Conhecer a diferença entre solos autóctones (in situ) e alóctones (transportados).
Compreender o conceito de solo e perfil de solo.
Conhecer as diferentes classificações do solo (nacionais e internacionais ¿ SROA, FAO, WBR).
Valorizar a Reserva Agrícola Nacional como elemento jurídico na proteção dos solos com potencial agrícola.
Aprender as diferentes fases do solo.
Conhecer as diferentes propriedades do solo.
Aprender a preparar e executar uma campanha de amostragem.
Aprender noções de métodos de amostragem no terreno (solos/sedimentos)
Familiarizar-se com métodos analíticos utilizados na determinação de algumas características texturais e composicionais dos solos.
Aprender a trabalhar com folha de cálculo (excel).
Ser capaz de trabalhar em equipa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
TEÓRICA (T)
Maioritariamente componente expositiva, acompanhada de exemplos concretos (internacionais e nacionais), promovendo-se o debate dos conceitos.
PRÁTICA (P)
Nas aulas práticas laboratoriais promove-se o trabalho e discussão em grupo, corrigindo-se todos os exercícios/descrições/observações durante o tempo de aula.
Pode realizar-se saída de campo com objectivo complementar e interrelacionar com observações no terreno todos os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula e de proceder à recolha de amostras que serão analisadas no laboratório.
Avaliação:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
T(50%)-dois testes realizados ao longo do semestre (25% + 25%); 1 teste global (50%).
P(50%)-1 trabalho.
Aprovação se T>10= valores e P>=10 valores.
EXAME:
Exame T (50%) e P(50%), aprovação se média >= 10 valores.
Em cada teste, frequência global ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Brady, N.C., Weil, R (2013) – Natureza e Propriedade dos solos. 3ª edição, Bookman, 647p.
- Weil, R.R. & Brady, N.C. (2008) - The Nature and Properties of Soils. 14th ed. Prentice-Hall Inc., New Jersey.
- Cerqueira, J. (2001) - Solos e clima em Portugal. Clássica Editora, 2ª edição, 164 p.
- Costa, J.V. B. (2004) ¿ Caracterização e Constituição do Solo. Fund. Cal. Gulbenkian. 7ª ed., 527p.
- Varennes, A. (2003) - Produtividade dos solos e ambiente. Escolar Editora. 490 p.
- National Soil Survey Center - Natural Resources Conservation Service - U.S. Department of AgricultureField (2002) - Book for Describing and Sampling Soils. (disponível em http://soils.usda.gov/technical/fieldbook/)
- Websites:
- http://www.spcs.pt/
- http://soils.usda.gov/technical/lmm/
- http://soil.gsfc.nasa.gov/basics.htm
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Anabela Cruces
A definir previamente com o docente
Gabinete ou sala a combinar
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Mobilidade
Mobilidade
Não