-
Apresentação
Apresentação
O campo de ação da UC é dirigido à engenharia generalista apelando e desenvolvendo os conhecimentos anteriormente adquiridos com vista à proteção e preservação do meio hídrico através de metodologias de combate à poluição.
A relevância da UC está no conhecimento e consciencialização dos indicadores mais pertinentes a ter presente perante diferentes tipos de poluição.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-1046
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A água na natureza. Ciclo e balanço hidrológico. Sistemas aquáticos. Conceito de poluição, tipos de poluentes. Usos da água e requisitos de qualidade. A qualidade das águas superficiais. Oxigénio dissolvido e matéria orgânica em águas superficiais. Autodepuração dos sistemas aquáticos. Modelos matemáticos para estimar a autodepuração de um sistema. Águas superficiais. Estratificação. Matéria orgânica e nutrientes. Esgotamento de oxigénio. Estado trófico. Gestão de engenharia de água superficiais. Indicadores de qualidade de águas subterrâneas. Actividades potencialmente contaminadoras de águas subterrâneas. Contaminantes presentes em águas subterrâneas. Tecnologias de remediação.
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar capacidades para caracterizar diferentes tipos de poluição do meio hídrico, avaliar e ponderar tomadas de decisão relativamente à escolha de soluções com vista à manutenção, proteção e preservação desse meio hídrico.
Dar a conhecer os indicadores mais pertinentes para discernir acerca das questões que se colocam nos atuais contextos dos diferentes tipos de poluição, tendo sempre presente o que diz respeito às profundas reconversões ecológicas, económicas e sociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Nesaratnam, Suresh T.; Water Pollution Control; John Wiley & Sons, 2014; 240 pag.; ISBN: 9781118863800.
- Helmer, R.; Hespanhol, I.; Water Pollution Control: A Guide to the Use of Water Quality Management Principles; CRC Press, 2017; 526 pag.; ISBN: 9780203477540
- Oregon State University; Clean Water: An Introduction to Water Quality and Water Pollution Control (2nd Edition); Oregon State University Press, 2003; 192 pag.; ISBN: 9780870714986
- Apontamentos do professor.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não