filmeu

Disciplina Poluição da Água

  • Apresentação

    Apresentação

    O campo de ação da UC é dirigido à engenharia generalista apelando e desenvolvendo os conhecimentos anteriormente adquiridos com vista à proteção e preservação do meio hídrico através de metodologias de combate à poluição.

    A relevância da UC está no conhecimento e consciencialização dos indicadores mais pertinentes a ter presente perante diferentes tipos de poluição.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A água na natureza. Ciclo e balanço hidrológico. Sistemas aquáticos. Conceito de poluição, tipos de poluentes. Usos da água e requisitos de qualidade. A qualidade das águas superficiais. Oxigénio dissolvido e matéria orgânica em águas superficiais. Autodepuração dos sistemas aquáticos. Modelos matemáticos para estimar a autodepuração de um sistema. Águas superficiais. Estratificação. Matéria orgânica e nutrientes. Esgotamento de oxigénio. Estado trófico. Gestão de engenharia de água superficiais. Indicadores de qualidade de águas subterrâneas. Actividades potencialmente contaminadoras de águas subterrâneas. Contaminantes presentes em águas subterrâneas. Tecnologias de remediação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar capacidades para caracterizar diferentes tipos de poluição do meio hídrico, avaliar e ponderar tomadas de decisão relativamente à escolha de soluções com vista à manutenção, proteção e preservação desse meio hídrico.

    Dar a conhecer os indicadores mais pertinentes para discernir acerca das questões que se colocam nos atuais contextos dos diferentes tipos de poluição, tendo sempre presente o que diz respeito às profundas reconversões ecológicas, económicas e sociais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Nesaratnam, Suresh T.; Water Pollution Control; John Wiley & Sons, 2014; 240 pag.; ISBN: 9781118863800.
    • Helmer, R.; Hespanhol, I.; Water Pollution Control: A Guide to the Use of Water Quality Management Principles; CRC Press, 2017; 526 pag.; ISBN: 9780203477540
    • Oregon State University; Clean Water: An Introduction to Water Quality and Water Pollution Control (2nd Edition); Oregon State University Press, 2003; 192 pag.; ISBN: 9780870714986
    • Apontamentos do professor.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios