Disciplina Poluição do Solo

  • Apresentação

    Apresentação

    Adquirir conhecimentos básicos sobre a problemática da degradação química e física do solo, sobre os processos de erosão hídrica e eólica na degradação/remoção do solo.

    Entender os conceitos de contaminação e poluição. Tipo e dinâmica (mobilidade) dos diferentes poluentes (orgânicos e inorgânicos) do solo e sua interacção com os sistemas adjacentes (atmosfera, hidrosfera e biosfera).

    Entender os critérios de avaliação e monitorização da poluição do solo.

    Compreender estratégias e aprender tecnologias disponíveis para remediação do solo.

    Sensibilizar o aluno para a realidade internacional e nacional, relativamente à poluição do solo, abordando sempre que possíveis exemplos práticos reais.

    Promover o contacto dos alunos, através de exercícios práticos e saídas de campo (no terreno), com exemplos de poluição no território português, promovendo uma maior aproximação do aluno com a realidade nacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA (T)

    1. A importância do estudo dos solos

    2. Solos e sedimentos

    3. Degradação dos solos (Introdução, Degradação Física, Química e Biológica, Erosão e consequências. Erosão eólica e hídrica. Cartografia e quantificação da erosão hídrica, movimentos de vertente, RAN, REN)

    4. Poluentes do solo (Controlo da poluição; Poluição do solo na Europa e Portugal (exemplos); Classificação dos poluentes - orgânicos, inorgânicos, origem natural/antrópica e movimentação nos solos).

    5. Avaliação da contaminação. Legislação nacional e internacional.

    6. Técnicas de remediação (in-situ e ex-situ) e monitorização.

     

    PRÁTICA (P)

    Exercícios sobre contaminação. Distribuição superficial e em profundidade da contaminação. Fontes e movimento dos poluentes.

    Realização de trabalho temático (pré-definido) sobre poluição do solo com apresentação (oral e/ou escrito).

    Realização de trabalho sobre casos de estudo (saída técnica ou outro tema à escolha) com apresentação final (poster/apresentação oral/escrito).

  • Objetivos

    Objetivos

    Acquire basic knowledge on the problem of chemical and physical soil degradation, on the processes of water and wind erosion in soil degradation / removal.

    Understand the concepts of contamination and pollution. Type and dynamics (mobility) of the different pollutants (organic and inorganic) in the soil and their interaction with adjacent systems (atmosphere, hydrosphere and biosphere).

    Understand the criteria for assessing and monitoring soil pollution.

    Understand strategies and learn available technologies for soil remediation.

    Sensitize the student to the international and national reality, regarding soil pollution, addressing whenever possible real practical examples.

    Promote student contact, through practical exercises and field trips, with examples of pollution in Portuguese territory, promoting a closer relationship between the student and the national reality.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    TEÓRICA (T)

    Maioritariamente componente expositiva, acompanhada de exemplos internacionais/nacionais. Incentivam-se os alunos a participar, discutindo e reflectindo.

     

    PRÁTICA (P)

    Exercícios (individual) sobre poluição do solo, determinação de isolinhas de concentração, distribuição da contaminação à superfície/profundidade, identificação de possíveis fontes poluidoras.

    Trabalho A (grupo) ¿ apresentação oral. Tema entre vários pré-definidos.

    Trabalho B (individual) ¿ poster/apresentação oral/escrito sobre a temática observada na saída técnica ou sobre tema definido pelo professor.

     

    Avaliação:

    AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

    Teórica(50%): 1 Teste global ou 2 testes. Aprova com classificação >=10 valores.

    Prática(50%): a avaliação de cada aluno é composta pela média ponderada das notas dos Exercícios resolvidos (10%), Trabalho A (20%) e Trabalho B (20%). O aluno é aprovado se tiver classificação >= 10 valores.

    Aprovação se T>10= valores e P>=10 valores.

    Exame (T e P): Aprovação se a nota do exame for >=10 val.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alloway, B.J. (1995) - Heavy metals in soils. Chapman & Hall, London, UK. 368p.

    Cerqueira, J. (2001) - Solos e clima em Portugal. Clássica Editora, 2ª edição, 164 p.

    Meuser, H. (2012) - Soil Remediation and Rehabilitation: Treatment of Contaminated and Disturbed Land. Springer Science & Business Media.

    Suthersan, S.S; Payne, F.C. (2004) - In Situ Remediation Engineering. CRC Press, 536 p.

    Legislação nacional e internacional.

    Variados artigos (comunicação social e académicos).

    Páginas da internet. Ex: APA, EEA, USEPA, ESDAC.JRC

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Anabela Cruces

    A definir previamente com o docente

    Gabinete ou sala a combinar

     

     

     

     

     

     

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