Disciplina Introdução à Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Introdução aos Problemas Ambientais tem como principal objetivo estabelecer o primeiro contacto dos estudantes com as temáticas da engenharia do ambiente numa perspetiva de desenvolvimento e de enquadramento das UC da licenciatura em Engenharia do Ambiente

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento e especificidade da UC no contexto da Licenciatura em Engenharia  do  Ambiente;
    2. Fatores de Degradação do Estado do Ambiente, Riscos Naturais e Ambientais;
    3. Tecnologias Ambientais;
    4. Áreas de atuação de um engenheiro do ambiente;
    5. Degradação Ambiental (solos, resíduos, água, ar)
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao introduzir temáticas atuais relacionadas com o ambiente, pretende-se motivar e despertar o sentido crítico dos estudantes, esclarecendo-os sobre aspetos fundamentais da atividade profissional e das respetivas áreas de intervenção e em particular a forma como o Engenheiro "pensa e atua" perante as diversas situações do dia-a-dia.

    Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes:

    •  Conhecer as áreas de atuação de um engenheiro do ambiente;
    • Adquiram conhecimentos relativos as preocupações ambientais, marcos internacionais e uma visão abrangente das políticas europeias e nacionais;
    • Desenvolvam capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação em equipas de formação heterogénea.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação dos tópicos definidos no programa da UC será efetuada recorrendo a métodos expositivos  e interativos, sendo sempre fomentada a discussão dos assuntos apresentados. Sempre que necessário/possível/adequado serão apresentação casos reais/estudos de caso com o objetivo de incrementar o conhecimento e a sensibilização para os temas ambientais.

    AVALIAÇÃO: Contínua, 4 trabalhos (entrega do trabalho escrito e apresentação oral) sobre os 4 temas que serão abrangidos nas aulas: água, solos, ar e resíduos. mínimo 9.5val cada trabalho para aprovação.

    Em cada teste ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •   Chiras, D.D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future. 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry.
    • Kutz, M.   (2018).   Handbook   of   Environmental   Engineering.   John   Wiley   &   Sons,   Inc.. ISBN:9781119304418, DOI:10.1002/9781119304418.
    • McKinney, M.L e Schoch, R.M., (2003). Environment Science. Systems and Solutions, 3th ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
    • Vesilind, P.A. & Morgan, S.M. (2004). Introduction to Environmenal Engineering, 2nd ed. Brooks/Cole Thomson Learning, Belmont.
    • Wagner, T. &Sanford, R. (2005). Environmental Science: Active Learning Laboratories and  Applied Problem Sets. John Wiley & Sons, New York. FCT GE105.WAG
    • Wright, R.T. (2005). Environmental Science, 9th edition. Pearson Education, Upper Saddle River. FCT GE105.WRI.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carina Almeida

    sexta-feira: 11:30-12:30 horas

    Gabinete do docente

    Cândida Rocha

     

    Gabinete do docente

     

     

     

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