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Disciplina Introdução à Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Introdução aos Problemas Ambientais tem como principal objetivo estabelecer o primeiro contacto dos estudantes com as temáticas da engenharia do ambiente numa perspetiva de desenvolvimento e de enquadramento das UC da licenciatura em Engenharia do Ambiente
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento e especificidade da UC no contexto da Licenciatura em Engenharia do Ambiente; Teoria, problema, solução - Água Teoria, problema, solução - Solos Teoria, problema, solução - Clima Teoria, problema, solução - Resíduos
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao introduzir temáticas atuais relacionadas com o ambiente, pretende-se motivar e despertar o sentido crítico dos estudantes, esclarecendo-os sobre aspetos fundamentais da atividade profissional e das respetivas áreas de intervenção e em particular a forma como o Engenheiro "pensa e atua" perante as diversas situações do dia-a-dia. Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes: Conhecer as áreas de atuação de um engenheiro do ambiente; Adquiram conhecimentos relativos as preocupações ambientais, marcos internacionais e uma visão abrangente das políticas europeias e nacionais; Desenvolvam capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação em equipas de formação heterogénea.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na unidade curricular de Introdução à Engenharia do Ambiente serão adotadas metodologias inovadoras que promovem a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conhecimentos. Destacam-se as seguintes abordagens: ·       Análise de estudos de caso reais, com base em projetos existentes, permitindo aos estudantes identificar os problemas do meio ambiente e soluções ou medidas. ·       Trabalho por projetos, em que os estudantes desenvolvem, em grupo, uma proposta simplificada de um projeto como Engenheiro do Ambiente, integrando o lecionado em aulas. ·       Ambiente virtual de aprendizagem (ex: Moodle) com quizzes interativos, fóruns de discussão e feedback contínuo, facilitando a aprendizagem autónoma e colaborativa
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chiras, D.D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future. 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry. Kutz, M. (2018). Handbook of Environmental Engineering. John Wiley & Sons, Inc.. ISBN:9781119304418, DOI:10.1002/9781119304418. McKinney, M.L e Schoch, R.M., (2003). Environment Science. Systems and Solutions, 3th ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury. Vesilind, P.A. & Morgan, S.M. (2004). Introduction to Environmenal Engineering, 2nd ed. Brooks/Cole Thomson Learning, Belmont. Wagner, T. &Sanford, R. (2005). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets. John Wiley & Sons, New York. FCT GE105.WAG Wright, R.T. (2005). Environmental Science, 9th edition. Pearson Education, Upper Saddle River. FCT GE105.WRI Peavy, H. S., Rowe, D. R, Tchobanoglous, G., (1984). Environmental Engineering. McGraw-Hill. ISBN: 0-07-049134-8 Rich, L. G., (1973). Environmental Systems Engineering. McGraw-Hill. ISBN: 0-07-052250-2  
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