-
Apresentação
Apresentação
A UC de Introdução aos Problemas Ambientais tem como principal objetivo estabelecer o primeiro contacto dos estudantes com as temáticas da engenharia do ambiente numa perspetiva de desenvolvimento e de enquadramento das UC da licenciatura em Engenharia do Ambiente
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-10487
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento e especificidade da UC no contexto da Licenciatura em Engenharia do Ambiente;
- Fatores de Degradação do Estado do Ambiente, Riscos Naturais e Ambientais;
- Tecnologias Ambientais;
- Áreas de atuação de um engenheiro do ambiente;
- Degradação Ambiental (solos, resíduos, água, ar)
-
Objetivos
Objetivos
Ao introduzir temáticas atuais relacionadas com o ambiente, pretende-se motivar e despertar o sentido crítico dos estudantes, esclarecendo-os sobre aspetos fundamentais da atividade profissional e das respetivas áreas de intervenção e em particular a forma como o Engenheiro "pensa e atua" perante as diversas situações do dia-a-dia.
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes:
- Conhecer as áreas de atuação de um engenheiro do ambiente;
Adquiram conhecimentos relativos as preocupações ambientais, marcos internacionais e uma visão abrangente das políticas europeias e nacionais;
Desenvolvam capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação em equipas de formação heterogénea.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação dos tópicos definidos no programa da UC será efetuada recorrendo a métodos expositivos e interativos, sendo sempre fomentada a discussão dos assuntos apresentados. Sempre que necessário/possível/adequado serão apresentação casos reais/estudos de caso com o objetivo de incrementar o conhecimento e a sensibilização para os temas ambientais.
AVALIAÇÃO: Contínua, 4 trabalhos (entrega do trabalho escrito e apresentação oral) sobre os 4 temas que serão abrangidos nas aulas: água, solos, ar e resíduos. mínimo 9.5val cada trabalho para aprovação.
Em cada teste ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Chiras, D.D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future. 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry.
Kutz, M. (2018). Handbook of Environmental Engineering. John Wiley & Sons, Inc.. ISBN:9781119304418, DOI:10.1002/9781119304418.
McKinney, M.L e Schoch, R.M., (2003). Environment Science. Systems and Solutions, 3th ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Vesilind, P.A. & Morgan, S.M. (2004). Introduction to Environmenal Engineering, 2nd ed. Brooks/Cole Thomson Learning, Belmont.
Wagner, T. &Sanford, R. (2005). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets. John Wiley & Sons, New York. FCT GE105.WAG
Wright, R.T. (2005). Environmental Science, 9th edition. Pearson Education, Upper Saddle River. FCT GE105.WRI.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carina Almeida
sexta-feira: 11:30-12:30 horas
Gabinete do docente
Cândida Rocha
Gabinete do docente
-
Mobilidade
Mobilidade
Não