filmeu

Disciplina Fundamentos de Avaliação do Impacte Ambiental

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades práticas e comportamentos, necessários ao exercício de atividades em matéria de Avaliação de Impacte Ambiental de planos e projetos, Estudos de Impacte Ambiental e Avaliação e Auditoria em Pós-Avaliação de Impacte Ambiental.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento da temática. Importância da AIA de projetos como instrumento de carater preventivo e de apoio à decisão
    2. Enquadramento legal
    3. Principais produtos da AIA
    4. Fases do processo de AIA
    5. Estudos de Impacte Ambiental: Estrutura e conteúdo
    6. Participação pública
    7. Metodologias para avaliação de impactes
    8. Medidas de minimização, de compensação e programas de monitorização
    9. Discussão de estudos de caso: impactes induzidos por diferentes tipologias de projetos em função das suas características. Definição do âmbito. Fatores ambientais de maior e menor significância. Medidas de minimização/ compensação, programas de monitorização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos sobre a temática da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), análise, elaboração e avaliação de impactes gerados por novos projetos e planos, alterações aos existentes, bem como desenvolver a capacidade de integrar as questões ambientais no planeamento do território. Conhecimento do enquadramento legal. Consolidação de conceitos e do conhecimento através da discussão de estudos de caso.

    A unidade curricular pretende resopnder às necessidades de formação de caráter multidisciplinar, na área de avaliação de impactes ambinetais nas fases de conceção, construção, exploração e desativação de projetos.

    O estímulo ao pensamento crítico, analítico e integrado, multi e transdisciplinar permitirá o treino em sala da análise, exercitando o raciocínio prospetivo simulando e construindo antecipações de cenários de futuro.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão; consulta de estudos de impacte ambiental, consulta pública e estímulo ao debate, inovação e criatividade.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).

    Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de exercícios com apresentação escrita e oral, privilegiando-se o debate. Será realizada uma frequência, cuja nota mínima é de 9.5. Os trabalhos desenvolvidos terão um peso de 60% na avaliação e a frequência 40%.

    Exame escrito para alunos não aprovados; nota mínima 10 (9.5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Legislação aplicável

    IAIA, International Association for Impact Assessment / IEA - Institute of Environmental Assessment. (1999). Environmental Impact Assessment Best Practice Principles. www.iaia.org. Tradução portuguesa disponível em www.redeimpactos.org

    APAI (Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes). (2008). Critérios de Boa Prática para o RNT. Agência Portuguesa do Ambiente. https://www.ccdr-lvt.pt/wp-content/uploads/2022/03/criterios_RNT.pdf

    Canter, L. W. (2006). Environmental Impact Assessment. McGraw-Hill Education (ISE Editions).

    Capra, F. (2022). Padrões de Conexão. Cultix, São Paulo

    Capra, F., Luisi, P.L. (2019) A Visão Sistémica da Vida: uma Concepção Unificada. 3ª reimpressão, Cultrix, São Paulo.

    Miller, G.T. & Spoolman, E.S. (2021). Living in the Environment. Cengage. www.cengage.com

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios