-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular proporciona aos discentes um conjunto de conteúdos que lhes permite adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades práticas e comportamentos, necessários ao exercício de atividades em matéria de Avaliação de Impacte Ambiental de planos e projetos, Estudos de Impacte Ambiental e Avaliação e Auditoria em Pós-Avaliação de Impacte Ambiental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-10488
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento da temática. Importância da AIA de projetos como instrumento de carater preventivo e de apoio à decisão
- Enquadramento legal
- Principais produtos da AIA
- Fases do processo de AIA
- Estudos de Impacte Ambiental: Estrutura e conteúdo
- Participação pública
- Metodologias para avaliação de impactes
- Medidas de minimização, de compensação e programas de monitorização
- Discussão de estudos de caso: impactes induzidos por diferentes tipologias de projetos em função das suas características. Definição do âmbito. Fatores ambientais de maior e menor significância. Medidas de minimização/ compensação, programas de monitorização.
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos sobre a temática da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), análise, elaboração e avaliação de impactes gerados por novos projetos e planos, alterações aos existentes, bem como desenvolver a capacidade de integrar as questões ambientais no planeamento do território. Conhecimento do enquadramento legal. Consolidação de conceitos e do conhecimento através da discussão de estudos de caso.
A unidade curricular pretende resopnder às necessidades de formação de caráter multidisciplinar, na área de avaliação de impactes ambinetais nas fases de conceção, construção, exploração e desativação de projetos.
O estímulo ao pensamento crítico, analítico e integrado, multi e transdisciplinar permitirá o treino em sala da análise, exercitando o raciocínio prospetivo simulando e construindo antecipações de cenários de futuro.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão; consulta de estudos de impacte ambiental, consulta pública e estímulo ao debate, inovação e criatividade.
Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Mentimeter, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C’s da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade).
Avaliação contínua com assiduidade dos alunos a um mínimo de 2/3 das aulas, realização de exercícios com apresentação escrita e oral, privilegiando-se o debate. Será realizada uma frequência, cuja nota mínima é de 9.5. Os trabalhos desenvolvidos terão um peso de 60% na avaliação e a frequência 40%.
Exame escrito para alunos não aprovados; nota mínima 10 (9.5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Legislação aplicável
IAIA, International Association for Impact Assessment / IEA - Institute of Environmental Assessment. (1999). Environmental Impact Assessment Best Practice Principles. www.iaia.org. Tradução portuguesa disponível em www.redeimpactos.org
APAI (Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes). (2008). Critérios de Boa Prática para o RNT. Agência Portuguesa do Ambiente. https://www.ccdr-lvt.pt/wp-content/uploads/2022/03/criterios_RNT.pdf
Canter, L. W. (2006). Environmental Impact Assessment. McGraw-Hill Education (ISE Editions).
Capra, F. (2022). Padrões de Conexão. Cultix, São Paulo
Capra, F., Luisi, P.L. (2019) A Visão Sistémica da Vida: uma Concepção Unificada. 3ª reimpressão, Cultrix, São Paulo.
Miller, G.T. & Spoolman, E.S. (2021). Living in the Environment. Cengage. www.cengage.com
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim