-
Apresentação
Apresentação
A informação geoespacial é fundamental para o desenvolvimento da atividade de um engenheiro do ambiente. Neste contexto pretende-se que sejam adquiridas competências nesta área de conhecimento, sistemas de informação geográfica, no que respeita à aquisição, criação, manipulação, armazenamento de dados geográficos, podendo ser aplicaveis as diversas áreas de intervenção como o uso do solo, gestão de recursos hidricos, gestão de infraestruturas, analise do terreno, planeamento do território, gestão de riscos naturais e antropogénicos, entre outros.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT39-4883
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos Introdução aos SIG: a)Conceitos fundamentais; b) Estrutura da informação geográfica num SIG; c) História e principais domínios de aplicação; d) Recursos e fontes de informação para os SIG; Software QGIS- estrutura e aplicações principais; regras de nomenclatura, organização/gestão da informação. Modelos de dados em SIG - Vetorial, Raster e Tabular. Criação, Aquisição e Edição de informação vetorial; Modelo Não-Topológicos e Topológicos; Base de dados Geográficas; Os sistemas de referenciação cartográfica; Georreferenciação. Manipulação de dados tabulares (Seleção por atributos e por localização, join and relate, cálculo); Geoprocessamento (Clip, Dissolve, Merge, Buffer, Intersect, Append); GPS - Evolução e sistemas atuais. Sistema global de posicionamento; Operações com modelo Raster; Interpolação; Analise de superfícies; Álgebra Espacial/Matricial; Simbologia e métodos de representação da informação em classes; Layouts.
-
Objetivos
Objetivos
É objetivo da UC é a apreensão do conceito de Sistema de Informação Geográfica (SIG), a compreensão dos vários tipos de estruturas de dados geográficos e o modo de tratamento inerente a cada um. Uma vez que em SIG os processos de relacionamento entre a informação são fundamentais, a atribuição e manipulação de sistemas de referenciação cartográfica será objeto de especial atenção. A criação de modelos de dados, de bases de dados geográficas, a construção de projetos em QGIS e a exploração das suas potencialidades ao nível das funcionalidades de relacionamento, de cálculo de índices e de manipulação de informação serão outros objetivos. Será ainda dada atenção à forma de apresentação final da cartografia produzida, a partir da conceção dos layouts. No final da UC pretende-se que o estudante conheça e utilize as funcionalidades fundamentais de um SIG e conceba um projeto em ambiente SIG, encontrando soluções para os problemas que se coloquem na sua concretização.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino consiste numa exposição feita aos estudantes com recurso a documentos em PowerPoint, a demonstrações e casos práticos em ambiente SIG (QGIS), recorrendo a dados disponíveis na web (DGTerritório, IGEOE, APA, entre outros) seguida da resolução de exercícios práticos. A avaliação continua e terá as seguintes componentes obrigatórias: Uma (1) prova teórico-prática, a que corresponde 60% da nota final. Projeto SIG e respetivo relatório 40% da nota final. O exame de recurso é composto por um teste teórico-prático, sendo a componente prática ainda composta por 1 projeto SIG e respetivo relatório semelhante em grau de dificuldade e complexidade ao Projeto SIG realizado no âmbito da avaliação contínua. Note-se que, a nota conjunta das provas teórico-práticas, não poderá ser inforior a 7 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
SILVA, Ana; PONTE, Cristina; TABORDA, Rui; CATALÃO, Joao; AMORIM, Alexandra. (2016). Sistemas de Informação Geográfica: Análise Espacial. BURROUGH, P.A. et al. (2015) - Principles of Geographical Information Systems, 3rd Edition. Oxford: Oxford University Press, ISBN 978-0-19-874284-5. COSME, A. (2012) - Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. Lisboa, Lidel. GASPAR, J. (2000) - Cartas e Projeções cartográficas, Lidel Edições Técnicas, Lisboa MATOS, J. L., (2016) - Fundamentos de Informação Geográfica. LIDEL, 6ª Edição ¿ Atualizada e Aumentada, Lisboa, ISBN: 9789727575145. PANDEY, J.; PATHAK, D. (2014). Geographic Information system, Teri, ISBN: 978-81-7993-537-8 HUANG, B. (2018). Comprehensive Geographic Information System, Elsevier, ISBN: 978-0-12-804660-9 ALBANO, R. & SOLE, A. (2018). Geospatial Methods and Tools for Natural Risk Management and Communications, ISPRS Int. J. Geo-Inf. 7, 470; doi:10.3390/ijgi7120470
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim





