Disciplina Geologia Geral e Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender a composição, estrutura e evolução da Terra numa dinâmica natural, considerando os efeitos da acção do e no Ser Humano, bem como os principais processos geológicos associados à geodinâmica (interna/externa).

    Conhecer os GEOmateriais da Terra (minerais/rochas).

    Entender o valor do conhecimento geológico de uma região (exploração ou geoconservação) e a sua importância no apoio à gestão do território.

    Entender o conceito de recursos e reservas geológicas e os impactes associados à sua exploração.

    Conhecer os riscos geológicos e as possíveis acções preventivas.

    Aprender a ler informação cartográfica.

    É uma disciplina de base no ciclo de estudos que permite entender o papel da Geologia e a necessidade de uma relação de sustentável com o planeta, onde o papel do Engenheiro do Ambiente é fundamental (impactes ambientais da exploração dos recursos geológicos e remediação de locais contaminados). Unidade Curricular (UC) fundamental prévia a Ciências do Solo e Poluição do Solo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA

    1. A importância da geologia e a ligação com o Ambiente.

    2. Origem da Terra. Características internas e externas e consequência nos processos de geodinâmica.

    3. Minerais: propriedades e sistemática.

    4. Rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e o seu ciclo.

    5. Meteorização e erosão. Deslizamentos de vertentes.

    6. Deformação das rochas. Classificação das estruturas geológicas.

    7. O Tempo Geológico (cronologias absolutas e relativas - Princípios da Estratigrafia).

    8. Geologia de Portugal. Património geológico e geoconservação.

    9. Recursos versus Reservas. Recursos geológicos (metálicos, não metálicos e energéticos), exploração e impactes no ambiente.

    10. Riscos Geológicos.

    PRÁTICA

    1. Cartografia de base (topográficas) e temática (ex: geológicas, hidrográficas).

    2. Minerais em amostra de mão.

    3. Rochas em amostra de mão.

    4. Interpretação de história geológica de um afloramento geológico (princípios da estratigrafia).

    5. Saída de campo (observar/interpretar informação geológica).

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos e linguagem técnica que permita ao Engenheiro do Ambiente trabalhar em equipa com Geólogos.

    Compreender que o planeta Terra é um planeta vivo e que a sua dinâmica pode afectar o Ser Humano mas também ser afectado pela actividade antrópica.

    Compreender que os processos geológicos ocorrem a escalas temporais diferentes e deixam no registo as evidências que nos permitem reconstituir a evolução geológica do local.

    Observar, interpretar e registar informação cartográfica.

    Desenvolver competências de observação, descrição e interpretação dos GEOmateriais em contexto de aula e no campo. Identificar minerais e rochas ígneas, com base em critérios macroscópicos.

    Desenvolver competências de independência na procura de informação.

    Desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    TEÓRICA (T)

    Maioritariamente componente expositiva, acompanhada de exemplos concretos (internacionais e nacionais), promovendo-se o debate dos conceitos.

    PRÁTICA (P)

    Nas aulas práticas promove-se o trabalho e discussão em grupo, corrigindo-se todos os exercícios/descrições/observações durante o tempo de aula.

    Pode realizar-se saída de campo com objectivo de complementar e interrelacionar com observações no terreno todos os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula.

    Avaliação:

    AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

    T(50%)-dois testes realizados ao longo do semestre (25% + 25%).

    P(50%)-4 mini-testes (40%), 1 trabalho (10%).

    Componente individual - quatro mini-testes (40%).

    Componente de grupo (10%) - 1 trabalho sobre uma saída de campo (ou na sua impossibilidade, um tema proposto pelo professor).

    Aprovação se T>10= valores e P>=10 valores.

    EXAME:

    Exame T(50%) e P(50%), aprovação se média >= 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2014) ¿ Understanding Earth. W.H. Freeman & Company, 7ª edição, New York.

    • Gaspar, J. A. (2005) ¿ Cartas e projecções cartográficas. Fundamentos de Geodesia e cartografia, Leitura e numerização de cartas, sistemas de referenciação, identificação e construcção de projecções. 2ª edição. Lidel, edições técnicas, lda. 292 p.

    • Ribeiro, A. (1998) - Breve História Tectónica da Terra. EXPO¿98, Lisboa.

    • Serviço Cartográfico do Exército (1986) ¿ Manual de Leitura de Cartas. 239 p.

    • Material de apoio da disciplina de Geologia Geral e Aplicada

    • Páginas da internet. Ex: GeoPortal (LNEG), APA, USEPA, Geology.com

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Anabela Cruces

    a definir entre docente e aluno

    Gabinete do docente ou no laboratório das aulas práticas

     

     

     

     

     

     

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