Disciplina Química I

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Esta Unidade Curricular aborda os conceitos básicos de química e suas aplicações na engenharia do ambiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos fundamentais
      1. Classificação da matéria
      2. Propriedades físicas e químicas
      3. Medidas
      4. Análise dimensional
    2. Átomos, moléculas e iões
      1. Estrutura do átomo
      2. Número atómico
      3. Tabela periódica
      4. Moléculas e iões
      5. Fórmulas químicas
      6. Nomenclatura de composto 
    3. Estequiometria
      1. Massa atómica
      2. Massa molar
      3. Composição percentual
      4. Fórmulas empíricas
      5. Reações químicas e equações químicas
      6. Quantidades de reagentes e produtos
      7. Reagentes limitantes e rendimento da reação
    4. Reações em solução aquosa
      1. Reações de precipitação
      2. Reações ácido-base
      3. Reações de oxirredução
      4. Concentração de soluções
      5. Estequiometria
    5. Gases
      1. Características do estado gasoso
      2. Pressão de um gás
      3. Leis dos gases
      4. Equação do gás ideal 
      5. Lei de Dalton das pressões parciais 
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir uma perspetiva global do estudo da Química e da sua integração com as outras ciências.
    Adquirir os conhecimentos básicos da química atual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou indústria em áreas específicas tais como o Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde. Com especial enfoque para a importância da Química na Engenharia do Ambiente.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina será lecionada sob forma de aulas teóricas e aulas teórico-práticas e práticas. A classificação final da disciplina considera 60% da avaliação teórica (mínimo 9,5/20). Relativamente à avaliação teórica, além do estabelecido exame final, são realizadas duas frequências, sem eliminação de matéria. A avaliação prática considera 40% da avaliação teórica (mínimo 9,5/20) inclui a execução dos trabalhos laboratoriais, a elaboração dos respetivos relatórios, assim como a resolução das fichas técnicas. Nas aulas teórico-práticas os alunos são incentivados a resolver os exercícios propostos, no quadro, perante os seus colegas. A avaliação contínua considera, ainda, a assiduidade e participação do aluno nas aulas.

    Em cada teste, frequência global ou exame, o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância, sem restrições, para confirmar a nota.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Filho, E.G., Jorge, C.A.B., Pelisson, M.M. (2016) Química Básica (1ª Ed), Editora Poliedro

    Bueno, W., et al. (1978). Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill.

    Rosenberg, J. & Epstein, L. (2001) Química Geral. Séries Schaum¿s Easy Outlines. McGraw-Hill.

    Chang, R. And Goldsby, K. A., Química, 11th ed., AMGH Editora Ltda, McGraw-Hill Education , 2012.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Hilda de Pablo                                                  

           2 horas semanais  a combinar

    gabinete da docente

     

     

     

     

     

     

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