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Apresentação
Apresentação
- Esta Unidade Curricular aborda os conceitos básicos de química e suas aplicações na engenharia do ambiente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-926
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos fundamentais
- Classificação da matéria
- Propriedades físicas e químicas
- Medidas
- Análise dimensional
- Átomos, moléculas e iões
- Estrutura do átomo
- Número atómico
- Tabela periódica
- Moléculas e iões
- Fórmulas químicas
- Nomenclatura de composto
- Estequiometria
- Massa atómica
- Massa molar
- Composição percentual
- Fórmulas empíricas
- Reações químicas e equações químicas
- Quantidades de reagentes e produtos
- Reagentes limitantes e rendimento da reação
- Reações em solução aquosa
- Reações de precipitação
- Reações ácido-base
- Reações de oxirredução
- Concentração de soluções
- Estequiometria
- Gases
- Características do estado gasoso
- Pressão de um gás
- Leis dos gases
- Equação do gás ideal
- Lei de Dalton das pressões parciais
- Conceitos fundamentais
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Objetivos
Objetivos
Adquirir uma perspetiva global do estudo da Química e da sua integração com as outras ciências.
Adquirir os conhecimentos básicos da química atual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou indústria em áreas específicas tais como o Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde. Com especial enfoque para a importância da Química na Engenharia do Ambiente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina será lecionada sob forma de aulas teóricas e aulas teórico-práticas e práticas. A classificação final da disciplina considera 60% da avaliação teórica (mínimo 9,5/20). Relativamente à avaliação teórica, além do estabelecido exame final, são realizadas duas frequências, sem eliminação de matéria. A avaliação prática considera 40% da avaliação teórica (mínimo 9,5/20) inclui a execução dos trabalhos laboratoriais, a elaboração dos respetivos relatórios, assim como a resolução das fichas técnicas. Nas aulas teórico-práticas os alunos são incentivados a resolver os exercícios propostos, no quadro, perante os seus colegas. A avaliação contínua considera, ainda, a assiduidade e participação do aluno nas aulas.
Em cada teste, frequência global ou exame, o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância, sem restrições, para confirmar a nota.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Filho, E.G., Jorge, C.A.B., Pelisson, M.M. (2016) Química Básica (1ª Ed), Editora Poliedro
Bueno, W., et al. (1978). Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill.
Rosenberg, J. & Epstein, L. (2001) Química Geral. Séries Schaum¿s Easy Outlines. McGraw-Hill.
Chang, R. And Goldsby, K. A., Química, 11th ed., AMGH Editora Ltda, McGraw-Hill Education , 2012.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Hilda de Pablo
2 horas semanais a combinar
gabinete da docente
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Mobilidade
Mobilidade
Não