filmeu

Disciplina Planeamento e Controlo da Produção II

  • Apresentação

    Apresentação

    Aquisição de conhecimentos na área de produção e de como é organizado o planeamento e controlo de produção à luz da filosofia Lean/Just-in-Time, procurando conciliar a produtividade com a qualidade.

    A Unidade Curricular tem como objetivo discutir a produção de lotes de pequenas dimensões e como manter os stocks de produtos acabados e em vias de fabrico a níveis mínimos, respondendo rapidamente a alterações da procura dos mercados.

    É também relevante compreender como o balanceamento de linhas de produção de postos de trabalho fixos e células de trabalho (postos de trabalho fixos e móveis, respectivamente), bem como a implementação de um sistema de sincronização entre postos de trabalho (Kanbans) e o dimensionamento de lotes económicos de fabrico quando os custos de setup são muito elevados.

    Este módulo é pertinente para o ciclo de estudos pois está relacionada com a transversalidade dos conceitos abordados e da sua importância para a engenharia industrial, de produção e de serviços.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Controlo da Produção. Lançamento e controlo de operações. Controlo de exequibilidade. Combinação do controlo de carga e de prioridades. Recolha de dados da produção. Quadro de distribuição de trabalho.
    2. Gestão de stocks. Custos em Gestão de Stocks. Modelos de reposição para stock. Modelo de revisão contínua. Modelo de revisão periódica. Desempenho de um sistema de gestão de stocks.
    3. Planeamento de projectos (artigos únicos). Técnicas PERT/CPM. Quadro de Gantt.
    4. Produção "Just-in-Time". Origem, conceitos e aplicabilidade.
    5. Produção em fluxo. Programação uniforme de operações. Programação de modelos misturados com tempos de setup iguais e desiguais. Sequenciamento em linhas.
    6. Controlo kanban. Combinação das técnicas MRP e KANBAN.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Selecionar modelos adequados à gestão de materiais de procura independente

    Determinar os parâmetros de gestão adequados a cada referência; avaliar a performance da gestão através de indicadores.

    2. Estimar as durações e os custos de atividades num projecto

    Programar a sua realização pelas técnicas CPM e PERT; determinar a probabilidade de uma data ou um orçamento de custo ser excedido; determinar a duração óptima económica de um projecto; nivelar eficientemente a carga de actividades ao longo de um projecto.

    3. Organizar a produção de acordo com a filosofia operacional Just-in-Time, a qual procura conciliar a produtividade com a qualidade; 

    4. Produzir em lotes de pequena dimensão de forma a manter os stocks de produtos acabados e em vias de fabrico a níveis mínimos e, responder rapidamente a alterações da procura dos mercados; 

    5. Balancear uma linha de produção de postos de trabalho fixos e uma célula de trabalho (postos de trabalho fixos e móveis, respectivamente).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Vai ser dada primizia à utilizacao de softwares de programacao para planeamento e controlo de produção, como por exemplo MRP-II (utilizacao de linguagem de programacao Python).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Assis, R. (2002). Planeamento e Controlo da Produção, Lisboa, Coleção Modulform, Edições IEFP/ISQ.

    - Buffa, E. and Sarin, R. (2007). Modern Production/Operations Management, 8th ed., John Wiley & Sons 

    - Coimbra, E. (2009). Total Flow Management: Achieving Excellence with Kaizen and Lean Supply Chains, Kaizen Institute

    - Pinedo, M. (2012). Scheduling: Theory, Algorithms and Systems, 4th ed, Springer. ISBN 978-1-4614- 2361-4

    - Stevenson, M., Hendry, L., Kingsman, B. (2005). A review of production planning and control: the applicability of key concepts to the make-to-order industry. International journal of production research43(5), 869-898

    - Ivanov, D., Dolgui, A. (2020). A digital supply chain twin for managing the disruption risks and resilience in the era of Industry 4.0. Production Planning & Control, 1-14

    - Rosin, F., Forget, P., Lamouri, S., Pellerin, R. (2020). Impacts of Industry 4.0 technologies on Lean principles. International Journal of Production Research58(6), 1644-1661

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios