-
Apresentação
Apresentação
Aquisição de conhecimentos na área de produção e de como é organizado o planeamento e controlo de produção à luz da filosofia Lean/Just-in-Time, procurando conciliar a produtividade com a qualidade. A Unidade Curricular tem como objetivo discutir a produção de lotes de pequenas dimensões e como manter os stocks de produtos acabados e em vias de fabrico a níveis mínimos, respondendo rapidamente a alterações da procura dos mercados. É também relevante compreender como o balanceamento de linhas de produção de postos de trabalho fixos e células de trabalho (postos de trabalho fixos e móveis, respectivamente), bem como a implementação de um sistema de sincronização entre postos de trabalho (Kanbans) e o dimensionamento de lotes económicos de fabrico quando os custos de setup são muito elevados. Este módulo é pertinente para o ciclo de estudos pois está relacionada com a transversalidade dos conceitos abordados e da sua importância para a engenharia industrial, de produção e de serviços.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-13556
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Controlo da Produção. Lançamento e controlo de operações. Controlo de exequibilidade. Combinação do controlo de carga e de prioridades. Recolha de dados da produção. Quadro de distribuição de trabalho. 2. Gestão de stocks. Custos em Gestão de Stocks. Modelos de reposição para stock. Modelo de revisão contínua. Modelo de revisão periódica. Desempenho de um sistema de gestão de stocks. 3. Planeamento de projectos (artigos únicos). Técnicas PERT/CPM. Quadro de Gantt. 4. Produção "Just-in-Time". Origem, conceitos e aplicabilidade. 5. Produção em fluxo. Programação uniforme de operações. Programação de modelos misturados com tempos de setup iguais e desiguais. Sequenciamento em linhas. 6. Controlo kanban. Combinação das técnicas MRP e KANBAN.
-
Objetivos
Objetivos
1. Selecionar modelos adequados à gestão de materiais de procura independente Determinar os parâmetros de gestão adequados a cada referência; avaliar a performance da gestão através de indicadores. 2. Estimar as durações e os custos de atividades num projecto Programar a sua realização pelas técnicas CPM e PERT; determinar a probabilidade de uma data ou um orçamento de custo ser excedido; determinar a duração óptima económica de um projecto; nivelar eficientemente a carga de actividades ao longo de um projecto. 3. Organizar a produção de acordo com a filosofia operacional Just-in-Time, a qual procura conciliar a produtividade com a qualidade; 4. Produzir em lotes de pequena dimensão de forma a manter os stocks de produtos acabados e em vias de fabrico a níveis mínimos e, responder rapidamente a alterações da procura dos mercados; 5. Balancear uma linha de produção de postos de trabalho fixos e uma célula de trabalho (postos de trabalho fixos e móveis, respectivamente).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Vai ser dada primizia à utilizacao de softwares de programacao para planeamento e controlo de produção, como por exemplo MRP-II (utilizacao de linguagem de programacao Python).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Coimbra, E. (2009). Total Flow Management: Achieving Excellence with Kaizen and Lean Supply Chains, Kaizen Institute - Stevenson, M., Hendry, L., Kingsman, B. (2005). A review of production planning and control: the applicability of key concepts to the make-to-order industry. International journal of production research, 43(5), 869-898 - Ivanov, D., Dolgui, A. (2020). A digital supply chain twin for managing the disruption risks and resilience in the era of Industry 4.0. Production Planning & Control, 1-14 - Rosin, F., Forget, P., Lamouri, S., Pellerin, R. (2020). Impacts of Industry 4.0 technologies on Lean principles. International Journal of Production Research, 58(6), 1644-1661 - Kraig Knutson, Clifford J Schexnayder, Christine M Fiori, Robert Schmitt, Aaron Cohen, Meredith Kinkle (2024) Manufacturing Planning and Control for Supply Chain Management: The CPIM Reference. McGraw-Hill Education Ltd
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo), testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Avaliação contínua (Trabalhos Individuais "Recensão Críticas" com avaliacao escrita/redacao pontuada em 20% da avaliacao e 30% de apresentacao oral e discussao)
até 15ª semana
50%
Teste final sem consulta
15ª semana
50%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




