filmeu

Disciplina Tecnologia Mecânica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Tecnologia Mecânica I aborda as principais tecnologias de transformação dos materiais com recurso ao calor, com destaque para os processos de soldadura e fundição. O seu estudo centra-se na compreensão das alterações estruturais e das propriedades resultantes, bem como nos cuidados necessários à sua aplicação. Esta UC insere-se no âmbito da engenharia de materiais, da tecnologia mecânica e da manutenção industrial, permitindo ao estudante compreender a influência destes processos na fiabilidade, durabilidade e desempenho dos componentes. A sua pertinência no ciclo de estudos em Engenharia e Gestão Industrial decorre da importância em selecionar adequadamente métodos de fabrico e reparação, apoiar decisões em situações de falha e otimizar processos produtivos, assegurando competitividade, inovação e eficiência organizacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação Enquadramento da UC, objetivos e relevância da tecnologia mecânica na Engenharia e Gestão Industrial. Introdução à Tecnologia da Soldadura Conceitos, classificação dos processos e aplicações industriais. Terminologia e Simbologia Normas e simbologia aplicadas aos processos de soldadura e corte. Máquinas de Soldadura Tipos de equipamentos, fontes de energia e funcionamento. Física do Arco Elétrico Princípios físicos do arco e influência no processo. Soldadura por Eletrodos Revestidos Características, tipos de eletrodos, aplicações e limitações. Soldadura TIG e MIG/MAG Fundamentos, parâmetros de operação, vantagens e usos industriais. Soldadura por Plasma  Características, diferenças técnicas, aplicações e cuidados. Soldadura por Resistência e Laser Princípios, aplicações e relevância em diferentes setores. Fundição Processos, moldes, ligas, defeitos típicos e cuidados.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes deverão conhecer as principais tecnologias de união, corte, controlo não destrutivo e fundição, compreendendo a influência do calor nas propriedades dos materiais. Devem desenvolver aptidões para selecionar o processo de união, corte ou fundição mais adequado em função do tipo de material, aplicação e critérios de qualidade, custo e segurança. Serão também capazes de aplicar técnicas de controlo não destrutivo para avaliar a integridade de componentes e relacionar processos térmicos com propriedades finais. No plano das competências, pretende-se que adquiram capacidade crítica para a tomada de decisão em contextos de fabrico e manutenção, integrando conhecimentos de tecnologia mecânica na gestão industrial e contribuindo para a melhoria contínua, qualidade, fiabilidade e eficiência dos processos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC recorre a metodologias ativas que estimulam autonomia, pensamento crítico e aplicação prática. Para além das aulas teóricas e práticas, os estudantes realizam trabalhos orientados para investigação e resolução de problemas. Um primeiro trabalho desafia-os a explorar um processo de soldadura não abordado em aula, desenvolvendo competências de pesquisa e análise crítica. Num segundo trabalho, é-lhes apresentada uma situação prática onde devem selecionar o método de soldadura mais adequado, justificar tecnicamente a escolha com base em tabelas de parâmetros, elaborar um orçamento como se fossem uma empresa e defender as suas opções. Complementarmente, é organizada uma visita de estudo a um ambiente industrial, permitindo observar a aplicação real das tecnologias de soldadura e consolidar a ligação entre teoria e prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ferreira, J. M. G. de C. (1999). Tecnologia Da Fundicao (F. C. Gulbenkian (ed.)). Fundação Calouste Gulbenkian. Santos, J. O., & Quintino, L. (1998). Processos De Soldadura (I. de S. e Qualidade (ed.); 2a). Instituto de Soldadura e Qualidade.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Realização e apresentação de 2 trabalhos durante o semestre ( ponderação 35%). Nota mínima em cada trabalho de 8,0 valores. 

    Paricipação e assiduidade( Ponderação  10%)

    2 Testes durante o semestre  (Ponderação 55%) . Nota mínima em cada teste 8,0 valores e média mínima dos dois testes 9,5 valores.

     

    Quem não obteve aproveritamento  poderá realizar exame de recurso em data a afixar pela Faculdade de Engenharia

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios