-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Tecnologia Mecânica I aborda as principais tecnologias de transformação dos materiais com recurso ao calor, com destaque para os processos de soldadura e fundição. O seu estudo centra-se na compreensão das alterações estruturais e das propriedades resultantes, bem como nos cuidados necessários à sua aplicação. Esta UC insere-se no âmbito da engenharia de materiais, da tecnologia mecânica e da manutenção industrial, permitindo ao estudante compreender a influência destes processos na fiabilidade, durabilidade e desempenho dos componentes. A sua pertinência no ciclo de estudos em Engenharia e Gestão Industrial decorre da importância em selecionar adequadamente métodos de fabrico e reparação, apoiar decisões em situações de falha e otimizar processos produtivos, assegurando competitividade, inovação e eficiência organizacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-74
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação Enquadramento da UC, objetivos e relevância da tecnologia mecânica na Engenharia e Gestão Industrial. Introdução à Tecnologia da Soldadura Conceitos, classificação dos processos e aplicações industriais. Terminologia e Simbologia Normas e simbologia aplicadas aos processos de soldadura e corte. Máquinas de Soldadura Tipos de equipamentos, fontes de energia e funcionamento. Física do Arco Elétrico Princípios físicos do arco e influência no processo. Soldadura por Eletrodos Revestidos Características, tipos de eletrodos, aplicações e limitações. Soldadura TIG e MIG/MAG Fundamentos, parâmetros de operação, vantagens e usos industriais. Soldadura por Plasma Características, diferenças técnicas, aplicações e cuidados. Soldadura por Resistência e Laser Princípios, aplicações e relevância em diferentes setores. Fundição Processos, moldes, ligas, defeitos típicos e cuidados.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão conhecer as principais tecnologias de união, corte, controlo não destrutivo e fundição, compreendendo a influência do calor nas propriedades dos materiais. Devem desenvolver aptidões para selecionar o processo de união, corte ou fundição mais adequado em função do tipo de material, aplicação e critérios de qualidade, custo e segurança. Serão também capazes de aplicar técnicas de controlo não destrutivo para avaliar a integridade de componentes e relacionar processos térmicos com propriedades finais. No plano das competências, pretende-se que adquiram capacidade crítica para a tomada de decisão em contextos de fabrico e manutenção, integrando conhecimentos de tecnologia mecânica na gestão industrial e contribuindo para a melhoria contínua, qualidade, fiabilidade e eficiência dos processos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC recorre a metodologias ativas que estimulam autonomia, pensamento crítico e aplicação prática. Para além das aulas teóricas e práticas, os estudantes realizam trabalhos orientados para investigação e resolução de problemas. Um primeiro trabalho desafia-os a explorar um processo de soldadura não abordado em aula, desenvolvendo competências de pesquisa e análise crítica. Num segundo trabalho, é-lhes apresentada uma situação prática onde devem selecionar o método de soldadura mais adequado, justificar tecnicamente a escolha com base em tabelas de parâmetros, elaborar um orçamento como se fossem uma empresa e defender as suas opções. Complementarmente, é organizada uma visita de estudo a um ambiente industrial, permitindo observar a aplicação real das tecnologias de soldadura e consolidar a ligação entre teoria e prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, J. M. G. de C. (1999). Tecnologia Da Fundicao (F. C. Gulbenkian (ed.)). Fundação Calouste Gulbenkian. Santos, J. O., & Quintino, L. (1998). Processos De Soldadura (I. de S. e Qualidade (ed.); 2a). Instituto de Soldadura e Qualidade.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim