-
Apresentação
Apresentação
Em muitas situações em Matemática e nas suas aplicações é natural considerar modelos que estabelecem relações envolvendo não só valores de variáveis, mas também das suas variações. As equações que contém derivadas das incógnitas chamam-se equações diferenciais. Nesta unidade curricular faz-se uma breve introdução à teoria quantitativa das equações diferenciais ordinárias através da aprendizagem de ferramentas e métodos de resolução das mesmas. Alguns dos exemplos e modelos apresentados têm um enquadramento nas áreas de Engenharia, Química, Física, Biologia e Economia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-8450
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução - Definição e classificação de equações diferenciais - Solução de uma equação diferencial - Problema de valor inicial (PVI) - Existência e unicidade de solução de um PVI 2. Equações diferenciais de primeira ordem - Equações lineares - Equações separáveis - Equações exatas - Equações redutíveis a exatas - Equações autónomas com um parâmetro e diagramas de bifurcação 3. Equações diferenciais lineares de segunda ordem - Equações homogéneas com coeficientes constantes: equação característica e método de redução de ordem - Equações não homogéneas: método dos coeficientes indeterminados e método de variação de constantes - Modelação matemática de alguns sistemas mecânicos 4. Sistemas de equações diferenciais lineares de primeira ordem - Sistemas homogéneos: matrizes fundamentais - Sistemas não homogéneos: método de variação de constantes multidimensional - Retrato de fase de sistemas planares homogéneos com coeficientes constantes
-
Objetivos
Objetivos
- Classificar equações diferenciais e identificar a sua ordem - Discutir a existência e unicidade de soluções de equações diferenciais - Resolver equações diferenciais de primeira ordem: lineares, separáveis, exatas e redutíveis a exatas - Analisar qualitativamente equações autónomas com um parâmetro e esboçar os seus diagramas de bifurcação - Resolver equações diferenciais lineares de segunda ordem: com coeficientes constantes, não homogéneas e com coeficientes variáveis - Resolver sistemas de equações diferenciais lineares de primeira ordem: homogéneos e não homogéneos - Esboçar o retrato de fase de sistemas planares - Modelar alguns sistemas reais com equações diferenciais
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Criação e disponibilização de videos curtos sobre temas relacionados com a matéria lecionada, assim como curiosidades históricas, problemas lúdicos e aplicações ao mundo real.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BRAUN, M. (1993). Diffential Equations and Their Applications (4th ed.). Springer.
-
Avaliação
Avaliação
Teste 1 (50%) + Teste 2 (50%) ou Prova Global (100%) ou Exame de Recurso (100%)
A avaliação contínua consiste na realização de dois testes e/ou de uma prova global. A nota de avaliação contínua é calculada como o máximo entre a média aritmética dos dois testes e a nota da prova global.
A classificação de cada teste será considerada até às décimas e o arredondamento às unidades só será feito na média aritmética das duas classificações.
Para obter aprovação à unidade curricular, é necessário que a nota de avaliação contínua ou do exame de recurso seja maior ou igual a 9,5 valores. Em cada teste ou na prova global ou no exame de recurso o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




