-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular surge no seguimento dos conteúdos programáticos leccionados em Máquinas Eléctricas I. Trata-se de uma unidade curricular orientada para o estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas electromagnéticas presentes no quotidiano da sociedade actual nos seus mais diversos ambientes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT46-1-1275
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conversão Electromecânica de Energia campo de ligação co-energia magnética forças e binários electromagnéticos Enrolamentos de ME rotativas forças magnetomotrizes enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais campo girante indutâncias equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE) Máquina Assíncrona Trifásica (MA) ETCE transformações de Clarke e Park binário Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE) análise balanço energético modelo de Thévenim binário curvas características Máquina Síncrona (MS) ETCE binário de relutância e de reacção manobra de arranque Modelo equivalente da máquina síncrona em REE dedução e análise reactância síncrona ângulo de potência balanço energético binário operação como motor/gerador e como compensador síncrono Máquinas Especiais motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
-
Objetivos
Objetivos
Tendo, em Máquinas Eléctricas I, sido introduzidas algumas das ferramentas de análise necessárias, assim como o transformador e a máquina de corrente contínua, procede-se agora ao estudo e análise da máquina assíncrona, da máquina síncrona e de algumas máquinas eléctricas especiais. Pretende-se dotar os alunos de capacidades de análise e ferramentas de dimensionamento de máquinas eléctricas (ME), desenvolvendo a sua aptidão para o entendimento dos princípios de operação inerentes a cada máquina, assim como a sua aplicabilidade em problemas de ordem prática. Simultaneamente, pretende-se que os alunos sejam capazes de ampliar o seu espírito crítico na análise de resultados, promovendo-se a evidência experimental dos conceitos leccionados através de ensaios laboratoriais e da realização de trabalhos de simulação, fazendo uso de modelos desenvolvidos pelos alunos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Slides da UC de Máquinas Eléctricas II - U. Lusófona - José Alberto
-
Avaliação
Avaliação
-Avaliação teórico-prática (60%) - realização de 2 frequências no período de aulas, cada uma com peso
de 30% na avaliação final ou avaliação por exame de recurso/especial com o valor de 60%. Esta componente tem nota
mínima de 6 val. em 12 val.
-Avaliação laboratorial (30%) - Avaliação da componente laboratorial através da realização de relatórios
dos trabalhos práticos feitos em laboratório ou, em época de recurso/especial, através de um exame de
laboratório. 60% desta componente será avaliada através da discussão dos trabalhos práticos. Esta componente tem nota mínima de 3 val. em 6 val.
-A assiduidade e participação nas aulas será contabilizada com uma componente de 10% da nota final.A realização de exame segue o regulamento geral de avaliação, sendo as inscrições obrigatórias.
Nota: Os resultados das avalições cima descritas poderão sofrer correções através da realização extraordinária de uma prova oral que os alunos terão de realizar quando solicitado pelo docente.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




