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Disciplina Máquinas Elétricas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular surge no seguimento dos conteúdos programáticos leccionados em Máquinas Eléctricas I. Trata-se de uma unidade curricular orientada para o estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas electromagnéticas presentes no quotidiano da sociedade actual nos seus mais diversos ambientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conversão Electromecânica de Energia campo de ligação co-energia magnética forças e binários electromagnéticos Enrolamentos de ME rotativas forças magnetomotrizes enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais campo girante indutâncias equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE) Máquina Assíncrona Trifásica (MA) ETCE transformações de Clarke e Park binário Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE) análise balanço energético modelo de Thévenim binário curvas características Máquina Síncrona (MS) ETCE binário de relutância e de reacção manobra de arranque Modelo equivalente da máquina síncrona em REE dedução e análise reactância síncrona ângulo de potência balanço energético binário operação como motor/gerador e como compensador síncrono Máquinas Especiais motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo, em Máquinas Eléctricas I, sido introduzidas algumas das ferramentas de análise necessárias, assim como o transformador e a máquina de corrente contínua, procede-se agora ao estudo e análise da máquina assíncrona, da máquina síncrona e de algumas máquinas eléctricas especiais. Pretende-se dotar os alunos de capacidades de análise e ferramentas de dimensionamento de máquinas eléctricas (ME), desenvolvendo a sua aptidão para o entendimento dos princípios de operação inerentes a cada máquina, assim como a sua aplicabilidade em problemas de ordem prática. Simultaneamente, pretende-se que os alunos sejam capazes de ampliar o seu espírito crítico na análise de resultados, promovendo-se a evidência experimental dos conceitos leccionados através de ensaios laboratoriais e da realização de trabalhos de simulação, fazendo uso de modelos desenvolvidos pelos alunos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Slides da UC de Máquinas Eléctricas II - U. Lusófona - José Alberto
  • Avaliação

    Avaliação

    -Avaliação teórico-prática (60%) - realização de 2 frequências no período de aulas, cada uma com peso
    de 30% na avaliação final ou avaliação por exame de recurso/especial com o valor de 60%. Esta componente tem nota
    mínima de 6 val. em 12 val.
    -Avaliação laboratorial (30%) - Avaliação da componente laboratorial através da realização de relatórios
    dos trabalhos práticos feitos em laboratório ou, em época de recurso/especial, através de um exame de
    laboratório. 60% desta componente será avaliada através da discussão dos trabalhos práticos. Esta componente tem nota mínima de 3 val. em 6 val.
    -A assiduidade e participação nas aulas será contabilizada com uma componente de 10% da nota final.

    A realização de exame segue o regulamento geral de avaliação, sendo as inscrições obrigatórias.

    Nota: Os resultados das avalições cima descritas poderão sofrer correções através da realização extraordinária de uma prova oral que os alunos terão de realizar quando solicitado pelo docente.

INSCRIÇÃO AVULSO
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