filmeu

Disciplina Electromagnetismo I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo da Unidade Curricular de Eletromagnetismo 1 é o estudo de campos elétricos constantes no tempo, de campos magnéticos constantes no tempo, e da corrente elétrica estacionária. Mais concretamente, pretende-se transmitir aos alunos a noção de campo, os métodos de determinação do campo elétrico, as noções de potencial elétrico e de energia elétrica; as noções de intensidade de corrente e de densidade de corrente, a lei de Ohm e a determinação da resistência elétrica, e a determinação da capacidade de condensadores; os métodos de determinação do campo magnético (lei de Ampère e lei de Biot-Savart), o fluxo do campo magnético, o potencial vetor, a energia magnética e os solenoides.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O campo eléctrico 1.1. Noção de campo 1.2. Força eléctrica: a lei de Coulomb 1.3. O campo eléctrico 1.4. A lei de Gauss 1.5. Campos eléctricos em condutores e em cavidades 2. Potencial eléctrico e energia eléctrica 2.1. A circulação do campo electrostático 2.2. O potencial eléctrico 2.3. A energia eléctrica 3. Corrente eléctrica 3.1. Intensidade de corrente e densidade de corrente 3.2. A lei de Ohm e a resistência eléctrica 3.3. Condensadores 4. O campo magnético 4.1. Força magnética: a lei de Lorentz 4.2. A lei de Ampère 4.3. A lei de Biot-Savart 4.4. O fluxo do campo magnético 5. Potencial vetor e energia magnética 5.1. O potencial vector 5.2. A energia magnética 5.3. Solenóides
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem adquirir nesta Unidade Curricular as seguintes competências: determinação do campo elétrico, do potencial elétrico e da energia elétrica (para distribuições de cargas pontuais e distribuições contínuas de carga com e sem simetria); determinação da resistência elétrica, da capacidade de condensadores e da indutância de solenoides para várias situações e geometrias; determinação do campo magnético e do potencial vetor (para correntes filiformes e para correntes distribuídas em volume).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    São disponibilizados aos alunos apontamentos das aulas teóricas e a resolução de exercícios, em formato digital. São utilizados extensivamente métodos computacionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, R. G. (1995). Introdução ao Electromagnetismo. Edições Universitárias Lusófonas. Loureiro, J. (2018). Exercícios de Eletromagnetismo e Ótica . IST Press. Henriques, A. B. e Romão, J. C. (2006). Electromagnetismo . IST Press. Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. e Thornton, S. T. (1996). Physics for Scientists and Engineers. Prentice Hall. Feynman, R. P., Leighton, R. B., & Sands, M. L. (1963). The Feynman lectures on physics. Reading, Mass: Addison-Wesley Pub.Co
  • Avaliação

    Avaliação

    Regras de avaliação
    1. Provas escritas: 70% da classificação final (PE)
    2. Projetos computacionais: 30% da classificação final (PC)
    Alternativas de avaliação escrita (PE)
    a) Avaliação contínua
    Requisitos para aprovação na disciplina:
    - Média aritmética entre as duas melhores frequências (F1 e F2) igual ou superior a 10 valores, sendo as
    notas F1 e F2 arredondadas à décima de valor mas iguais ou superiores a 7 valores;
    - ou nota da Frequência Global igual ou superior a 10 valores;
    - Nota de Laboratório igual ou superior a 10 valores.
    b) Exame final
    Requisitos para aprovação na disciplina:
    - Classificação igual ou superior a 10 valores no exame;
    - Nota de Laboratório igual ou superior a 10 valores.
    Em todos os casos, a nota final será NF=0,7xPE+0,3xPC
    Excepcionalmente, poderá ser realizada uma oral para confirmar qualquer nota obtida na avaliação
    escrita. A nota de Laboratório inclui uma discussão individual em aula sobre os trabalhos realizados que conta 51% dessa nota.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios