filmeu

Disciplina Controlo Automático I

  • Apresentação

    Apresentação

    As competências a desenvolver são as seguintes: Capacidade de modelar matematicamente sistema físicos, quer sejam sistemas mecânicos (translacionais e rotacionais), quer sejam equipamentos eléctricos (ex: motores eléctricos). Capacidade de desenvolvimento de modelos eléctricos para simulação de sistemas físicos e análise de desempenho. Capacidade de análise de comportamento de sistemas (realimentados ou não) em resposta aos diversos tipos de entrada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definições e conceitos básicos. Noção de realimentação. Sistemas em malha aberta/fechada. Introdução ao controlo em malha fechada. Modelos matemáticos de sistemas físicos. Obtenção do modelo matemático de sistemas de translação e de sistemas rotacionais. Modelos eléctricos de sistemas. Modelos matemáticos de motores eléctricos. Álgebra de blocos. Simplificação de diagramas de bloco. Análise da resposta transitória e de regime estacionário de sistemas de 1ª e 2ª ordem. Resposta ao escalão, impulso e rampa. Estabilidade. Critério de estabilidade de Routh-Hurwitz. Erros estacionários e tipos de sistemas. Método do lugar das raízes. Projecto de sistemas. Compensação de sistemas. Controladores PID. Sintonização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina tem como objectivo a familiarização com as técnicas de análise, projecto e correcção de sistemas realimentados. É, pois, a disciplina inicial da sequência relativa à teoria de Controlo. A análise de sistemas é feita no plano s (Laplace). É dada igual ênfase à resposta temporal e à resposta em frequência de sistemas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Um terço das aulas serão dedicadas à presentação dos conceitos teóricos. Noutro terço das aulas serão apresentados exemplos da aplicação dos conceitos teóricos. O restante terço serão aulas de carater laboratorial onde será dado um conjunto de trabalhos de avaliação que contribuirão para a nota final. Serão disponibilizados aos alunos os Power Point apresentados nas aulas, assim como diversas funções em Matlab de suporte às aulas de laboratorio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Norman S. Nise, CONTROL SYSTEMS ENGINEERING, Sixth Edition, John Wiley & Sons, Inc., 2011. Norman S. Nise, Engenharia de Sistemas de Controle, 6.ª Edição, LTC, 2013, ISBN: 9788521621355. K. Ogata, Engenharia de Controle Moderno, 4ª Edição, Pearson/Prentice-Hall, 2003.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação teórica será feita em duas frequências, cuja média contribuirá com 60% da nota final. Os 40% restantes resultam da média dos trabalhos, cuja entrega é obrigatória.

    As médias das frequências assim como a média dos trabalhos não pode ser inferior a 10 valores. A nota mínima em qualquer das frequências não pode ser inferior a 8 valores.

    A avaliação está sujeita a Prova Oral. Os trabalhos individuais (ou de grupo), para avaliação, terão de contemplar SEMPRE uma discussão (em sala de aula) sobre o trabalho. Esta discussão, tem uma ponderação de 75%, na classificação final do trabalho.

    O acesso à Época Especial de Laboratório está condicionado ao disposto no Regulamento das Unidades Curriculares com Forte Componente Laboratorial.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios