filmeu

Disciplina Controlo Automático II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina tem como objectivo a familiarização com os tópicos fundamentais utilizados em sistemas de fabrico flexíveis, tais como equipamentos, componentes electrónicos e arquitecturas para controlo e supervisão. Pretende-se com isso desenvolver a capacidade de intervir no projecto de sistemas de fabrico industriais.  A componente laboratorial têm como objetivo enfatizar a multidisciplinaridade inerente à Automação Industrial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sensores e Actuadores. Controlo de Processo. Introdução à Automação Industrial. Autómatos Programávéis: Classificação, Arquitectura e Funcionamento. Programação de Autómatos. Grafcet. Introdução à Robótica. Principais Componentes de um Robô. Classificação e Especificação dos Robôs.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo com este conteúdo programático é o de dotar os alunos com os conhecimentos fundamentais para poderem intervir activamente no projecto, monitorização e comando de sistemas de fabrico flexíveis.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Dois terços das aulas serão dedicados à apresentação do conteúdo programático, incluindo exemplos da aplicação. O restante terço serão aulas de carater laboratorial onde será dado um  conjunto de trabalhos de avaliação que contribuirão para a nota final. Serão disponibilizados aos alunos os Power Point apresentados nas aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Jacob Fraden, Handbook of Modern Sensors, Physics, Designs, and Applications, 4ª Edição, Springer, 2010. Pires, J.N., Automação Industrial,  (3ª Edição), Lidel, Lisboa, Portugal, 2006. Francisco, António, Autómatos Programáveis (4ª Edição Revista), Etep, 2007.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação teórica de conhecimentos será feita num teste final de frequência, que contribuirá com 60% da nota final. Os 40% restantes resultam da média das notas dos trabalhos, cuja entrega é obrigatória.

    As médias das frequências e dos trabalhos não pode ser inferior a 10 valores. A avaliação final está ainda sujeita a uma Prova Oral. Os trabalhos individuais (ou de grupo), para avaliação, terão de contemplar SEMPRE uma discussão (em sala de aula) sobre o trabalho. Esta discussão, tem uma ponderação de 75%, na classificação final do trabalho.

    O acesso ao PR e EE de Laboratório está condicionado ao disposto no Regulamento das Unidades Curriculares com Forte Componente Laboratorial.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios