-
Apresentação
Apresentação
Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos científicos, tecnológicos e técnicos de electrónica de potência de nível avançado. A leccionação teórica desenvolve-se em seis fases. Na primeira são conferidos conhecimentos básicos sobre o comportamento estático e dinâmico de diversos dispositivos electrónicos, bem como a capacidade de análise de circuitos de controlo, drivers e protecções necessárias aos mesmos dispositivos. As quatro fases seguintes são destinadas ao desenvolvimento da capacidade de análise de circuitos electrónicos de potência, nomeadamente, conversores AC/DC, conversores DC/DC, conversores DC/AC, conversores AC/AC nas suas várias topologias, comparação entre ambas, bem como, a análise das vantagens e desvantagens associadas a cada topologia. A sexta é destinada aos princípios electromagnéticos das máquinas eléctricas de modo ao seu melhor controlo e rendimento energético.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT46-8038
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Dispositivos semicondutores mais comuns utilizados em electrónica de potência: características estáticas e dinâmicas de funcionamento; caracterização e definição da zona segura de funcionamento; protecção di/dt e dv/dt. 2. Conversores estáticos de potência. Transitórios em circuitos com díodos e tiristores. 3. Rectificadores não controlados a díodos. Rectificadores controlados a tiristores. 4. Conversores a.c./a.c. 5. Conversores d.c./d.c. 6. Fontes de Alimentação Comutadas. 7. Onduladores (inversores) de corrente. 8. Conversores mecânicos e controlo de máquinas eléctricas.
-
Objetivos
Objetivos
- Aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e técnicos de electrónica de potência de nível avançado. - Aquisição de conhecimentos sobre o comportamento estático e dinâmico de diversos dispositivos electrónicos, bem como a capacidade de análise de circuitos de controlo, drivers e protecções necessárias aos mesmos. - Análise avançada e síntese de circuitos electrónicos dedicados à conversão estática de potência. - Projecto de fontes de alimentação comutadas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Para suportar o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas teóricas são feitas inúmeras referências a casos de uso em âmbito industrial, de forma a ilustrar de forma cabal casos de uso da matéria teórica. Nas aulas laboratoriais, são utilizadas ferramentas de simulação e de apoio ao projeto de circuitos eletrónicos, posteriormente ilustrados com a ajuda de exemplos acabados de aplicação em ambiente industrial. São também promovidas a consulta de diversos sites relevantes, bem como a promoção de visitas de estudo no âmbito da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
N. Mahan, T. M. Undeland, W. P. Robbins - Power electronics, Jonh Wiley & sons, 1989
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Testes de avaliação
31-07-2026
60%
Trabalhos Laboratoriais
31-07-2026
40%
(...)
A Unidade Curricular é avaliada de acordo com as seguintes componentes:
- Prova Teórica (ET);
- Média aritmética dos Trabalhos de Laboratório (TL), com discussão em aula.
A nota final em avaliação contínua (NF) na disciplina é obtida segundo a fórmula:
- NF = (0,6 x ET) + (0,4 x TL), com ET >= 10 Valores, TL >= 10 Valores
Todos os Trabalhos de Laboratório serão alvo de discussão em aula, com um peso de 60% na classificação desse trabalho, sendo que o relatório escrito tem um peso de 40% na classificação final do mesmo.
Haverá um exame prático (peso de 40%), em data a acordar, para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua, à componente prática.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




