A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Máquinas Elétricas I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade é orientada para o estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas electromagnéticas presentes no quotidiano da sociedade actual nos seus mais diversos ambientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução às Máquinas Eléctricas: Revisões sobre electromagnetismo. Introdução aos circuitos magnéticos. Conceito de indutância. Propriedades magnéticas dos materiais. Circuitos magnéticos com excitação sinusoidal. Transformador eléctrico: Fluxo ligado e circuitos com ligação magnética. Transformador ideal. Circuito equivalente: determinação dos parâmetros. Ensaios económicos Transformador em carga: Regulação de tensão; Perdas e Rendimento. Paralelo de transformadores. Índice horário. Autotransformadores, transformadores de medida. Máquina de corrente contínua: Princípio de funcionamento. Armadura, excitação, colector, escovas. Binário e tensão induzida. Reversibilidade. Circuito equivalente. Configurações derivação, série e composta. Característica binário-velocidade. Balanço Energético.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Máquinas Elétricas I tem como principal objetivo ensinar os fundamentos teóricos e práticos das máquinas elétricas, abordando tanto os aspetos científicos quanto tecnológicos. Especificamente, os alunos serão capacitados para: - Dominar os conceitos relativos a transformadores monofásicos e trifásicos:  - Identificar os componentes básicos e parâmetros mais relevantes para definir as características elétricas dos transformadores.   - Dimensionar esses parâmetros e projetar a implementação de transformadores para alcançar características elétricas desejadas. - Dominar os conceitos relativos às máquinas de corrente contínua (MCC):   - Identificar os tipos, componentes básicos e parâmetros mais relevantes para definir as características elétricas e mecânicas de cada MCC.   - Selecionar o tipo adequado de MCC e dimensionar esses parâmetros, projetando a sua implementação de acordo com as características elétricas desejadas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Máquinas Elétricas I utiliza uma metodologia de ensino que integra abordagens teóricas e práticas, com foco em métodos inovadores: - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Os alunos participam de projetos práticos que envolvem o dimensionamento e implementação de transformadores e motores de corrente contínua. - Ensaios Experimentais: Realização de ensaios laboratoriais para validar os conceitos teóricos e desenvolver habilidades práticas. - Simulações Computacionais: Uso de software de simulação para modelagem de máquinas elétricas, permitindo uma compreensão mais profunda dos comportamentos e características das máquinas. - Trabalhos de Grupo: Desenvolvimento de projetos em grupo, promovendo a colaboração e a capacidade de resolução de problemas complexos. - Aulas em laboratório: Para melhorar a compreensão prática dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades técnicas essenciais para a sua formação.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., & Umans, S. D. (2013). Electric Machinery (7th ed.). McGraw-Hill. ISBN 978-0073380469. Jesús Fraile Mora (2008). Máquinas eléctricas (6.ª Ed.). ISBN: 978-84-481-6112-5 Stephen J. Chapman (2013). Fundamentos de Maquinas Eletricas, Mc Graw Hill. ISBN: ISBN: 978-8580552065  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios