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Apresentação
Apresentação
Esta unidade é orientada para o estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas electromagnéticas presentes no quotidiano da sociedade actual nos seus mais diversos ambientes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP732-1269
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução às Máquinas Eléctricas: Revisões sobre electromagnetismo. Introdução aos circuitos magnéticos. Conceito de indutância. Propriedades magnéticas dos materiais. Circuitos magnéticos com excitação sinusoidal. Transformador eléctrico: Fluxo ligado e circuitos com ligação magnética. Transformador ideal. Circuito equivalente: determinação dos parâmetros. Ensaios económicos Transformador em carga: Regulação de tensão; Perdas e Rendimento. Paralelo de transformadores. Índice horário. Autotransformadores, transformadores de medida. Máquina de corrente contínua: Princípio de funcionamento. Armadura, excitação, colector, escovas. Binário e tensão induzida. Reversibilidade. Circuito equivalente. Configurações derivação, série e composta. Característica binário-velocidade. Balanço Energético.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Máquinas Elétricas I tem como principal objetivo ensinar os fundamentos teóricos e práticos das máquinas elétricas, abordando tanto os aspetos científicos quanto tecnológicos. Especificamente, os alunos serão capacitados para: - Dominar os conceitos relativos a transformadores monofásicos e trifásicos: - Identificar os componentes básicos e parâmetros mais relevantes para definir as características elétricas dos transformadores. - Dimensionar esses parâmetros e projetar a implementação de transformadores para alcançar características elétricas desejadas. - Dominar os conceitos relativos às máquinas de corrente contínua (MCC): - Identificar os tipos, componentes básicos e parâmetros mais relevantes para definir as características elétricas e mecânicas de cada MCC. - Selecionar o tipo adequado de MCC e dimensionar esses parâmetros, projetando a sua implementação de acordo com as características elétricas desejadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Máquinas Elétricas I utiliza uma metodologia de ensino que integra abordagens teóricas e práticas, com foco em métodos inovadores: - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Os alunos participam de projetos práticos que envolvem o dimensionamento e implementação de transformadores e motores de corrente contínua. - Ensaios Experimentais: Realização de ensaios laboratoriais para validar os conceitos teóricos e desenvolver habilidades práticas. - Simulações Computacionais: Uso de software de simulação para modelagem de máquinas elétricas, permitindo uma compreensão mais profunda dos comportamentos e características das máquinas. - Trabalhos de Grupo: Desenvolvimento de projetos em grupo, promovendo a colaboração e a capacidade de resolução de problemas complexos. - Aulas em laboratório: Para melhorar a compreensão prática dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades técnicas essenciais para a sua formação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., & Umans, S. D. (2013). Electric Machinery (7th ed.). McGraw-Hill. ISBN 978-0073380469. Jesús Fraile Mora (2008). Máquinas eléctricas (6.ª Ed.). ISBN: 978-84-481-6112-5 Stephen J. Chapman (2013). Fundamentos de Maquinas Eletricas, Mc Graw Hill. ISBN: ISBN: 978-8580552065
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não