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Disciplina Máquinas Elétricas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dá continuidade aos conteúdos programáticos abordados em Máquinas Elétricas I. Trata-se de uma unidade curricular focada no estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas eletromagnéticas presentes no cotidiano da sociedade atual, em seus mais diversos ambientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conversão Electromecânica de Energia campo de ligação co-energia magnética forças e binários electromagnéticos Enrolamentos de ME rotativas forças magnetomotrizes enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais campo girante indutâncias equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE) Máquina Assíncrona Trifásica (MA) matrizes das indutâncias ETCE transformações de Clarke e Park binário Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE) análise balanço energético modelo de Thévenim binário curvas características Máquina Síncrona (MS) matrizes das indutâncias ETCE binário de relutância e de reacção manobra de arranque Modelo equivalente da máquina síncrona em REE dedução e análise reactância síncrona ângulo de potência balanço energético binário operação como motor/gerador e como compensador síncrono Máquinas Especiais motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular sobre Máquinas Elétricas II tem como principal objetivo ensinar os fundamentos teóricos e práticos das máquinas elétricas, abordando tanto os aspetos científicos quanto tecnológicos. Os alunos serão capacitados para: Compreender os princípios básicos de conversão de energia entre elétrica e mecânica. Analisar sistemas de conversão eletromecânica de energia utilizando ferramentas e conceitos apropriados. Deduzir e utilizar expressões e matrizes relacionadas aos binários eletromecânicos de diferentes máquinas elétricas. Estudar e aplicar equações de sistemas em regime dinâmico e técnicas de simplificação através de mudanças de variável. Desenvolver modelos equivalentes de máquinas elétricas em regime estacionário equilibrado, aplicando abordagens clássicas. Conhecer os princípios de operação de diferentes tipos de máquinas elétricas rotativas de menor potência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Máquinas Elétricas II utiliza uma metodologia de ensino que integra abordagens teóricas e práticas, com foco em métodos inovadores: - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Os alunos participam de projetos práticos que envolvem o dimensionamento e implementação de transformadores e motores de corrente contínua. - Ensaios Experimentais: Realização de ensaios laboratoriais para validar os conceitos teóricos e desenvolver habilidades práticas. - Simulações Computacionais: Uso de software de simulação para modelagem de máquinas elétricas, permitindo uma compreensão mais profunda dos comportamentos e características das máquinas. - Trabalhos de Grupo: Desenvolvimento de projetos em grupo, promovendo a colaboração e a capacidade de resolução de problemas complexos. - Aulas em laboratório para melhorar a compreensão prática dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades técnicas essenciais para a sua formação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., & Umans, S. D. (2013). Electric Machinery (7th ed.). McGraw-Hill. ISBN 978-0073380469. Jesús Fraile Mora (2008). Máquinas eléctricas (6.ª Ed.). ISBN: 978-84-481-6112-5 Stephen J. Chapman (2013). Fundamentos de Maquinas Eletricas, Mc Graw Hill. ISBN: ISBN: 978-8580552065
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