filmeu

Disciplina Sistemas de Telecomunicações

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma disciplina obrigatoria para alunos do ramo de Telecomunicações do cursode Engenaharia Electrotécnica, e para todos os alunos do curso de Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações. É a disciplina onde os alunos se cruzam pela primeira vez com os conceitos fundamentais de comunicação digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Transmissão digital em banda de base. Formatos de sinalização digitais. Realização do receptor óptimo com base no filtro adaptado. Probabilidade de erro. Interferência entre símbolos(IES). Diagrama de olho. Cancelamento da IES. Capacidade de canal e codificação de canal.Canais discretos sem memória.Capacidade do canal gaussiano aditivo. Limites impostos pelo canal ideal. Codificação de canal:Técnicas de controlo dos erros de transmissão.Códigos lineares por blocos:Códigos de Hamming. Códigos cíclicos.Codificação convolucional.

  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se:
    - Introduzir os fundamentos de modulações digitais, interferência intersimbólica e codificação de canal. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas digitais de telecomunicações.
    - Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais.
    - Saber utilizar as mais importantes ferramentas para o tratamento de sequências numéricas. A aplicação destas ferramentas, permitirá ao aluno efectuar análises de alto nível, desde o tratamento estatístico de redes de comunicação ou desenvolvimento e projecto de novos algoritmos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •  

      S. Haykin, M. Moher, Introduction to Analog and Digital Communications, John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007.
      S. Haykin, Communication Systems, John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.
       

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios