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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular vem completar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas UCs de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, abordando temas mais actuais e conceitos de mais alto nível. A compreensão destes conceitos avançados de arquitectura de computadores faz com que os alunos tomem consciencia das limitações e possibilidades do hardware. Consequentemente poderão criar programas mais eficientes, capazes de tirar partido das capacidades do hardware e que tenham em conta as eventuais limitações deste.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT260-13398
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução 2. O processador Principais módulos funcionais Condutas e riscos Exceções Paralelismo ao nível da instrução 3. Hierarquia de memória Dispositivos e tecnologia de armazenamento: disco magnético, memória flash Memórias cache Memória virtual Confiabilidade na hierarquia de memória Paralelismo: coerência entre caches, RAID 4. Arquiteturas paralelas Limites de frequência, dissipação de energia e memória Paralelismo e limites ao aumento de desempenho SIMD e processadores vetoriais Multithreading em hardware Arquiteturas de multiprocessador¿ aglomerados e computação em grelha. GPUs Medição de desempenho 5. Virtualização Origens e definição do conceito de máquina virtual Conceito de hipervisor Variantes de implementação Virtualização de sistema: processador, memória, periféricos (E/S) Exemplos de plataformas
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes devem conhecer os componentes de um computador moderno e compreender o seu funcionamento e as suas interações. Devem ser capazes de identificar o fluxo de dados e analizar o desempenho de um computador. Esta competência é diretamente aplicável nos domínios do hardware e da administração de sistemas, e indiretamente aplicável no domínio do software - permitindo formar futuros engenheiros informáticos que tomem decisões de análise, desenho e implementação de software que tirem partido das capacidades do hardware e tenham em conta as eventuais limitações destas.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Trabalhos práticos com avaliação por pares Trabalhos práticos com componentes electronicos físicos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
David A. Patterson and John L. Hennessy. (2020). Computer Organization and Design (MIPS Edition): The Hardware/Software Interface (6th ed.). Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA
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Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua tem duas componentes:
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50% Componente Teórica (nota mínima 9,5)
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Frequência Intermédia – 45% da nota teórica (não tem nota mínima) — 1.ª metade da matéria
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Frequência Final(*) – 45% da nota teórica (não tem nota mínima) — 2.ª metade da matéria
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Desafios nas aulas – 10% da nota teórica (não tem nota mínima)
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50% Componente Prática (nota mínima 9,5)
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Trabalhos de grupo– 30% da nota prática (não tem nota mínima)
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Mini Teste individual– 20% da nota prática (não tem nota mínima)
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Projeto final – 50% da nota prática (nota mínima 9.5)
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Requer assiduidade ≥75% nas aulas práticas
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(*) - Opção de fazer Exame Final de Frequência (matéria toda) na data da Frequência Final, para 100% da nota da componente teórica
A avaliação de recurso tem duas componentes:
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50% Componente Teórica (nota mínima 9,5) – o melhor de entre
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a) Exame teórico de recurso, ou
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b) Nota da componente teórica em avaliação contínua (se ≥9,5)
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50% Componente Prática (nota mínima 9,5) – o melhor de entre
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a) Projeto prático de recurso
- b) Nota da componente teórica em avaliação contínua (se ≥9,5 e assiduidade ≥75% nas aulas práticas)
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Mobilidade
Mobilidade
Não




