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Disciplina Arquiteturas Avançadas de Computadores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular vem completar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas UCs de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, abordando temas mais actuais e conceitos de mais alto nível. A compreensão destes conceitos avançados de arquitectura de computadores faz com que os alunos tomem consciencia das limitações e possibilidades do hardware. Consequentemente poderão criar programas mais eficientes, capazes de tirar partido das capacidades do hardware e que tenham em conta as eventuais limitações deste.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução
    2. O processador
        Principais módulos funcionais
        Condutas e riscos
        Exceções
        Paralelismo ao nível da instrução
    3. Hierarquia de memória
        Dispositivos e tecnologia de armazenamento: disco magnético, memória flash
        Memórias cache
        Memória virtual
        Confiabilidade na hierarquia de memória
        Paralelismo: coerência entre caches, RAID
    4. Arquiteturas paralelas
        Limites de frequência, dissipação de energia e memória
        Paralelismo e limites ao aumento de desempenho
        SIMD e processadores vetoriais
        Multithreading em hardware
        Arquiteturas de multiprocessador¿ aglomerados e computação em grelha.
        GPUs
        Medição de desempenho
    5. Virtualização
        Origens e definição do conceito de máquina virtual
        Conceito de hipervisor
        Variantes de implementação
        Virtualização de sistema: processador, memória, periféricos (E/S)
        Exemplos de plataformas

  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes devem conhecer os componentes de um computador moderno e compreender o seu funcionamento e as suas interações. Devem ser capazes de identificar o fluxo de dados e analizar o desempenho de um computador.

    Esta competência é diretamente aplicável nos domínios do hardware e da administração de sistemas, e indiretamente aplicável no domínio do software - permitindo formar futuros engenheiros informáticos que tomem decisões de análise, desenho e implementação de software que tirem partido das capacidades do hardware e tenham em conta as eventuais limitações destas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • David A. Patterson and John L. Hennessy. (2013). Computer Organization and Design, Fifth Edition: The Hardware/Software Interface (5th ed.). Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA

     

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