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Disciplina Arquiteturas Avançadas de Computadores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular vem completar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas UCs de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, abordando temas mais actuais e conceitos de mais alto nível. A compreensão destes conceitos avançados de arquitectura de computadores faz com que os alunos tomem consciencia das limitações e possibilidades do hardware. Consequentemente poderão criar programas mais eficientes, capazes de tirar partido das capacidades do hardware e que tenham em conta as eventuais limitações deste.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução 2. O processador     Principais módulos funcionais     Condutas e riscos     Exceções     Paralelismo ao nível da instrução 3. Hierarquia de memória     Dispositivos e tecnologia de armazenamento: disco magnético, memória flash     Memórias cache     Memória virtual     Confiabilidade na hierarquia de memória     Paralelismo: coerência entre caches, RAID 4. Arquiteturas paralelas     Limites de frequência, dissipação de energia e memória     Paralelismo e limites ao aumento de desempenho     SIMD e processadores vetoriais     Multithreading em hardware     Arquiteturas de multiprocessador¿ aglomerados e computação em grelha.     GPUs     Medição de desempenho 5. Virtualização     Origens e definição do conceito de máquina virtual     Conceito de hipervisor     Variantes de implementação     Virtualização de sistema: processador, memória, periféricos (E/S)     Exemplos de plataformas
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes devem conhecer os componentes de um computador moderno e compreender o seu funcionamento e as suas interações. Devem ser capazes de identificar o fluxo de dados e analizar o desempenho de um computador. Esta competência é diretamente aplicável nos domínios do hardware e da administração de sistemas, e indiretamente aplicável no domínio do software - permitindo formar futuros engenheiros informáticos que tomem decisões de análise, desenho e implementação de software que tirem partido das capacidades do hardware e tenham em conta as eventuais limitações destas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Trabalhos práticos com avaliação por pares Trabalhos práticos com componentes electronicos físicos
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    David A. Patterson and John L. Hennessy. (2020). Computer Organization and Design (MIPS Edition): The Hardware/Software Interface (6th ed.). Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua tem duas componentes:

    • 50% Componente Teórica (nota mínima 9,5)

      • Frequência Intermédia – 45% da nota teórica (não tem nota mínima) — 1.ª metade da matéria

      • Frequência Final(*) – 45% da nota teórica (não tem nota mínima) — 2.ª metade da matéria

      • Desafios nas aulas – 10% da nota teórica (não tem nota mínima)

    • 50% Componente Prática (nota mínima 9,5)

      • Trabalhos de grupo– 30% da nota prática (não tem nota mínima)

      • Mini Teste individual– 20% da nota prática (não tem nota mínima)

      • Projeto final – 50% da nota prática (nota mínima 9.5)

      • Requer assiduidade ≥75% nas aulas práticas

     (*) - Opção de fazer Exame Final de Frequência (matéria toda) na data da Frequência Final, para 100% da nota da componente teórica

    A avaliação de recurso tem duas componentes:

    • 50% Componente Teórica (nota mínima 9,5) – o melhor de entre

      • a) Exame teórico de recurso, ou 

      • b) Nota da componente teórica em avaliação contínua (se ≥9,5)

    • 50% Componente Prática (nota mínima 9,5) – o melhor de entre

      • a) Projeto prático de recurso

      • b) Nota da componente teórica em avaliação contínua (se ≥9,5 e assiduidade ≥75% nas aulas práticas)
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