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Disciplina Data Science

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina oferece uma visão aprofundada do campo da Ciência de Dados, ensinando princípios e métodos fundamentais de análise e aprendizado a partir de dados. O curso é direcionado a analistas de dados sem conhecimentos prévios em estatística, e enfatiza a importância da ética na construção e uso de modelos obtidos a partir de dados. Os métodos de ensino incluem aulas tradicionais, debates em sala de aula e atividades de auto-avaliação, ajudando os alunos a desenvolver habilidades críticas e analíticas essenciais para o sucesso na ciência de dados. Ao final do curso, os alunos terão uma compreensão abrangente do campo, bem como as habilidades e conhecimentos necessários para se tornarem cientistas de dados de sucesso.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Ciência de Dados
    2. O que significa aprender com dados?
    3. Como garantir a precisão dos modelos?
    4. Regressão linear simples
    5. Regressão linear múltipla
    6. Como trabalhar com modelos de regressão?
    7. Classificação logística
    8. Modelos de classificação generativa
    9. Métodos de reamostragem
    10. Métodos baseados em árvores para regressão e classificação
    11. Aspetos éticos e regulamentos âmbito da Ciência de dados
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Familiarizar os estudantes com o campo multidisciplinar da Ciência de Dados
    2. Adquirir conhecimentos aprofundados sobre o que significa aprender estatisticamente a partir de dados
    3. Compreender o que são os modelos de regressão e classificação
    4. Compreender como validar e utilizar modelos construídos a partir de dados
    5. Adquirir uma diversidade de métodos para criar modelos de regressão e classificação
    6. Comparar criticamente diferentes métodos para produzir modelos de regressão ou classificação
    7. Compreender a importância e usos de métodos de reamostragem na Ciência de Dados
    8. Compreender os princípios éticos básicos e regulamentações no contexto de modelos baseados em dados
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • James, G., Witten, D., Hastie, T., & Tibshirani, R. (2013). An introduction to statistical learning (Vol. 112, p. 18). New York: springer.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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