Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular tem por objetivo a reflexão crítica sobre alguns temas/problemas e algumas das correntes mais importantes do pensamento contemporâneo, inseridas nos seus contextos históricos. O carácter interdisciplinar dos conhecimentos propicia instrumentos teóricos para uma melhor compreensão da contemporaneidade

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Reflexão sobre a natureza da contemporaneidade entendida como resultado de um processo civilizacional e conceptualizada nas grandes correntes do pensamento contemporâneo, tais como o iluminismo, liberalismo e conservadorismo. A importância do conhecimento científico e das novas tecnologias. Análise da ideia da Europa à luz da ênfase na ciência e destas correntes e da importância de alguns problemas sociais, políticos e ambientais nos estudos europeus, tais como a xenofobia, as migrações, as alterações climáticas, pandemias e guerras.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta U.C. propicia conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes de pensamento que influenciaram e influenciam o mundo contemporâneo. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter não apenas um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas do pensamento contemporâneo, mas também aplicar os conhecimentos teóricos a casos concretos. E ainda, desenvolver a capacidade de construir um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método é teórico-prático. Baseia-se na apresentação e exposição dialógica dos conteúdos programáticos, recorrendo quer à leitura e análise de textos, quer à análise de casos concretos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da ULP. A AC é constituída por um teste, uma apresentação oral e participação nas aulas. O teste vale 50%. A apresentação oral será efectuada durante o semestre. O objecto da apresentação oral pode ser um filme relacionado com os conteúdos disciplinares. Por exemplo, o filme Contacto,  realizado por  Steven Soderbergh, relaciona-se com os conteúdos da UC. A valoração total da apresentação oral é de 40%. O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [1] Bazela, Maciej. How Can Liberalism Thrive in the 21st Century? Sociológica, 2020, 35 (99), pp. 43-66.

    [2] Black, Conrad. Conservatism and the Paradox of Europe. Reshaping Europe in the Twenty-First Century. London. Palgrave Macmillan, 1992.

    [3] Dobson, A. Ecologism. In Contemporary Political Ideologies (ed) R. Eatwell. Routledge, New York, 2019. 

    [4] Elias, N.. O Processo Civilizacional. Lisboa: D. Quixote, 1993.

    [5] Fukyama, F. Depois dos Conservadores. A América na Encruzilhada. Lisboa: Gradiva, 2006.

    [6]  Harcourt, W., Berg, K., Dupuis, C. Gaybor, J. (Eds), Feminist Methodologies: Experiments, Collaborations and Reflections. The Netherlands: Palgrave Macmillan, 2022.

    [7] Kant, I. Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19). Lisboa: Edições 70 (original publicado em 1784).

    [8] Freeman, S. Illiberal Libertarians: Why Libertarianism Is Not a Liberal View, Philosophy and Public Affairs, 30,  2 (Spring, 2001), pp.105-151.

     

     

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