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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem por objetivo a reflexão crítica sobre alguns temas/problemas e algumas das correntes mais importantes do pensamento contemporâneo, inseridas nos seus contextos históricos. O carácter interdisciplinar dos conhecimentos propicia instrumentos teóricos para uma melhor compreensão da contemporaneidade
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT450-117
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Reflexão sobre a natureza da contemporaneidade entendida como resultado de um processo civilizacional e conceptualizada nas grandes correntes do pensamento contemporâneo, tais como o iluminismo, liberalismo e conservadorismo. A importância do conhecimento científico e das novas tecnologias. Análise da ideia da Europa à luz da ênfase na ciência e destas correntes e da importância de alguns problemas sociais, políticos e ambientais nos estudos europeus, tais como a xenofobia, as migrações, as alterações climáticas, pandemias e guerras.
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Objetivos
Objetivos
Esta U.C. propicia conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes de pensamento que influenciaram e influenciam o mundo contemporâneo. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter não apenas um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas do pensamento contemporâneo, mas também aplicar os conhecimentos teóricos a casos concretos. E ainda, desenvolver a capacidade de construir um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático. Baseia-se na apresentação e exposição dialógica dos conteúdos programáticos, recorrendo quer à leitura e análise de textos, quer à análise de casos concretos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da ULP. A AC é constituída por um teste, uma apresentação oral e participação nas aulas. O teste vale 50%. A apresentação oral será efectuada durante o semestre. O objecto da apresentação oral pode ser um filme relacionado com os conteúdos disciplinares. Por exemplo, o filme Contacto, realizado por Steven Soderbergh, relaciona-se com os conteúdos da UC. A valoração total da apresentação oral é de 40%. O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
[1] Bazela, Maciej. How Can Liberalism Thrive in the 21st Century? Sociológica, 2020, 35 (99), pp. 43-66.
[2] Black, Conrad. Conservatism and the Paradox of Europe. Reshaping Europe in the Twenty-First Century. London. Palgrave Macmillan, 1992.
[3] Dobson, A. Ecologism. In Contemporary Political Ideologies (ed) R. Eatwell. Routledge, New York, 2019.
[4] Elias, N.. O Processo Civilizacional. Lisboa: D. Quixote, 1993.
[5] Fukyama, F. Depois dos Conservadores. A América na Encruzilhada. Lisboa: Gradiva, 2006.
[6] Harcourt, W., Berg, K., Dupuis, C. Gaybor, J. (Eds), Feminist Methodologies: Experiments, Collaborations and Reflections. The Netherlands: Palgrave Macmillan, 2022.
[7] Kant, I. Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19). Lisboa: Edições 70 (original publicado em 1784).
[8] Freeman, S. Illiberal Libertarians: Why Libertarianism Is Not a Liberal View, Philosophy and Public Affairs, 30, 2 (Spring, 2001), pp.105-151.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não