filmeu

Disciplina Construção da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    A construção da União Europeia tem sido uma das apostas mais importantes do século XX, enquanto projeto económico e político. Esta unidade curricular pretende descrever a evolução do processo. Começa por apresentar os acontecimentos que envolveram a Europa entre as duas grandes guerras. Aborda o início do processo. Descreve depois os acontecimentos relevantes ocorridos até às grandes crises do novo Milénio. O objetivo final é que os alunos percebam e avaliem criticamente a evolução do projeto ao longo das várias décadas, as suas implicações e sinergias.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A evolução do processo de integração europeia 1.1. As origens do projeto europeu 1.2. A segunda guerra mundial e a reorganização da Europa: - A reorganização militar e política da Europa; - A reconstrução das economias europeias; - A Comunidade do Carvão e do Aço. 1.3. A construção da Comunidade Económica Europeia - A recuperação económica dos anos cinquenta; - A Comunidade Económica Europeia; - Desenvolvimentos políticos dos anos sessenta; - A crise económica dos anos setenta. 1.4. Da Comunidade Económica à União Europeia: - O Ato Único Europeu; - A unificação alemã; - O tratado de Maastricht 1.5. A reorganização política e económica da União Europeia: - Do tratado de Amesterdão ao tratado de Nice; - Uma Constituição para a Europa; - Consequências do tratado de Lisboa. 2. As grandes crises do século XXI: da crise financeira à crise sanitária. A Inflação e as políticas do BCE 3. A Europa, um sistema em construção.

  • Objetivos

    Objetivos

    A construção da União Europeia foi um dos acontecimentos mais importantes do século XX, tanto ao nível político como económico e cultural. Esta unidade curricular pretende descrever a evolução deste processo. Começa por apresentar os acontecimentos que envolveram a Europa entre as duas Grandes Guerras; analisa o início do processo de construção; aborda a sua relevância durante a ordem bipolar da Guerra Fria; e descreve os acontecimentos relevantes ocorridos até às crises financeira, ambiental, migratória e sanitária do novo milénio. O objetivo final é que os alunos entendam e avaliem criticamente a evolução do projeto ao longo das várias décadas, as suas implicações e os seus desafios futuros.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     As aulas assumirão características diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia atualizada e material realizado pelo professor. Haverá momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico. Para a avaliação, será privilegiada uma metodologia de avaliação contínua.

     A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas: 1º Teste - 45% 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Azevedo, M. Eduarda (2017). A (Re)Construção da Europa? Lisboa: Quid Juris. Baltazar, M. S.; Ramos, I.J. & Saúde, S. (Coords).(2020) Desenvolvimento , Direitos Humanos e Segurança . Lisboa: Edições Sílabo. Bulmer, Simon; Parker, Owen; Bache, Ian; George, Stephen; Burns, Charlotte (2020). Politics in the European Union. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Neutel, Fernanda (2019). A Construção da União Europeia. Da Segunda Guerra Mundial à Emergência de uma Fronteira Externa Comum. Lisboa: Edicões Sílabo. Nugent, Neill (2017). The Government and Politics of the European Union. 8ª Edição, Londres Palgrave Macmillan. Pinder, John; Usherwood, Simon (2018). The European Union: A Very Short Introduction. 4ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Sachs, J.D. (2017). A era do desenvolvimento sustentável. Lisboa: Conjuntura Actual Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios