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Disciplina Política Económica e Monetária da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    O sucesso da União Europeia (UE) depende em grande parte da concretização dos seus objetivos, definidos nos seus Tratados, o que implica a existência de políticas destinadas a realizá-los. Esta Unidade Curricular (UC) procura analisar, de forma crítica, as políticas económicas e monetárias da UE, nomeadamente no que diz respeito à sua adequação aos objetivos e à sua eficácia. A UC pretende ainda mostrar como a integração europeia contribuiu para o desenvolvimento económico regional e como este foi moldado por processos políticos e sociais. Evidencia a relação entre o desenvolvimento económico e político, focalizando dialéticas de interpenetração. Para cumprir tais desideratos, a UC examinará a dinâmica institucional europeia, articulando-a numa relação direta com a explanação do processo de integração nas vertentes económica e política.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise, aprofundamento e consolidação conceptual Módulo 1: Teorias e evolução da integração económica Módulo 2: Unificação económica Módulo 3: Dimensão económica da CECA - Comunidade Europeia do Carvão e do Aço Módulo 4: Aprofundamento económico da CEE - Comunidade Económica Europeia Módulo 5: Estratégias de integração económica Módulo 6: UEM: União Económica e Monetária Módulo 7: Coesão económica e social e a política regional
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem quatro objetivos fundamentais: i) examinar o processo de integração europeia, sublinhado as conjunturas políticas e económicas que levaram à criação e às modificações no sistema; ii) relacionar a evolução do processo com os tratados instituidores, mostrando a interação entre as dinâmicas económicas e monetária e a forma como são moldadas por processos políticos; iii) reconhecer e descrever o funcionamento da política monetária para os países da área do euro e da coesão económica (política regional); e iv) e avaliar as limitações do sistema e os dilemas que o projeto europeu enfrenta, considerando o contexto internacional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Debates, simulações e exercícios escritos em sala serão uma força motriz das metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A realização de conferências e/ou visitas de estudo, com relatório, aproximará os estudantes das tarefas a desempenhar nas suas futuras profissões. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Authers, John (2013). The European Financial Crisis. NJ: FT Press, Upper Saddle River. Bulmer, Simon; Parker, Owen; Bache, Ian; George, Stephen; Burns, Charlotte (2020). Politics in the European Union. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press. De Grauwe, Paul (2020). Economia da União Monetária. Conjuntura Actual Editora Moniz, Jorge Botelho (org.) (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião . Col. Contributos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Porto, Manuel C. L. (2016), Teoria da Integração e Políticas da União Europeia. 5ª Ed., Coimbra: Almedina.
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