filmeu

Disciplina Gestão e Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular está dividida em duas partes: a primeira aborda as principais Funções da Gestão e a segunda trata as noções essenciais do Empreendedorismo e Plano de Negócios.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Gestão: Conceito, funções e níveis; Tarefas e aptidões do gestor; Evolução da gestão; Ambiente da Empresa; Planeamento e gestão estratégica; Tomada decisão; Organização e estrutura organizacional; Determinantes da estrutura; Autoridade, influência e poder; Liderança e Comunicação; Cultura e mudança organizacional.

    Empreendedorismo: Caracterização; O perfil do empreendedor; Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Económico; Intraempreendedorismo e empreendedorismo social; Novas tendências no Empreendedorismo; Identificação de oportunidades de negócio e geração de ideias; Segmentação e posicionamento; Vantagens competitivas; Desenvolver um modelo de negócio.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos desta unidade curricular são: Introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações; A aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na atualidade e no futuro; A aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio, sua implementação e crescimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrerão com base numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de casos práticos, exposições teóricas, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. 

    Avaliação Contínua: teste escrito (50%); trabalho apresentado e defendido em sala de aula (30%) e participação nas aulas (20%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações, teoria e prática com exercícios e casos de estudo. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Reis, F. L. & Reis, R. L. (2022). Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, com exemplos práticos e casos de estudo. Lisboa: Edições Sílabo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios