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Disciplina História e Desenvolvimento do Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende que os alunos adequiram conhecimeos sobre as bases e desenvolvimento dos países integrantes do Espaço Lusófono no contextos histórico, político e económico. Ao mesmo tempo pretende-se que os alunos tenham um percepçãp das interacções entre o Espaço Lusódofono e outros espaços económicos da Europa e África. Compreenderm igualmente que para além dos Países Lusófonos, o português é uma das línguas oficiais de organizações como a União Europeia, a Mercosul, a União de Nações Sul-Americanas, a Organização dos Estados Americanos e a União Africana.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Ideia de Portugal na Fase Colonial
    2. A Ideia de Lusofonia depois da Descolonização.
    3. A Lusofonia e as Organizações do Mundo Lusófono
    4. Lusofonia como Factor de Relevância Económica
    5. Lusofonia e Projecção Estratégica
    6. A Globalização e a Posição Geopolítica Atlântica
    7. Os Observadores Lusófonos e não Lusófonos
    8. A China e a Lusofonia
    9. A Formação Militar da CPLP nas Missões de PAZ e a ONU
    10. Circulação de Cidadãos e Formação Académica e Empresarial
    11. Teste de Avaliação
    12. Língua e Cultura no Espaço Lusófono
    13. A Cooperação Económica e Empresarial no Quadro da CPLP
    14. Discussão dos Trabalhos e Apresentações Orais

  • Objetivos

    Objetivos

    Face aos objetivos traçados, a unidade curricular pretende que os alunos adquiram as seguintes competências: compreensão sobre a origem dos conceitos de Portugal no Mundo durante a fase colonial, e de Espaço Lusófono depois das independências.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Foi adotado o processo de avaliação contínua segundo o critério de classificação em 2 Testes: 45% para o 1ºTeste e 45% para o 2º, com a adição final de 10% quanto a comportamento e assiduidade, sendo 100% = 20 valores. Foram ainda considerados Trabalhos e Exames quando apropriado. A metodologia visou fomentar o debate sobre pontos nucleares da matéria, esclarecer dúvidas surgidas sobre conceitos específicos próprios desta área de HMCRI, procedendo à transposição da Teoria para a realidade prática dos acontecimentos internacionais, numa conjuntura de globalização, de inúmeras crises e de conflitos violentos pela supremacia. Com essa finalidade, foram empregues modelos e demonstrações práticas em exercícios com base em fórmulas matemáticas, como na interpretação do Gráfico de Crises e suas nuances, visando a aplicação da Teoria para a prática dos diferentes eventos internacionais ocorridos no passado, em curso e nos que são prospetivos no futuro.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Heimer, Franz-Wihelm (1981). ?Angola a partir de 1900. Um Balanço Crítico das Pesquisas em Ciências Sociais?. In Estudos de Economia , vol. 1, n.º 2, Jan.-Abr., pp. 181-195.
    Mata, Inocêncio (2015). A Casa dos Estudantes do Império e o Lugar da Literatura na Consciencialização Política. UCCLA. Lisboa.
    Maurício, Carlos (2011). ?A Guerra Colonial e a Descolonização vistas pelas Sondagens de Opinião (1973-2004)?. In Nação e Defesa , n.º 130-5.ª Série, pp. 267-295.
    Pereira, Sandra Maria de Jesus (2011). A Dimensão Cultural da Lusofonia como Factor de Relevância Económica . Tese de Doutoramento em Estudos Europeus ? Universidade Católica Portuguesa. Lisboa.
    Pimenta, Fernando Tavares (2018). Descolonização Portuguesa: estado da arte, problemática e fostes. Imprensa da Universidade de Coimbra.

     

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