ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

filmeu

Disciplina História e Desenvolvimento do Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    O estudo da  evolução histórica do espaço lusófono, institucionalizado através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP),  é um dos desideratos desta unidade curricular. Esse estudo sublinhará a evolução da relação entre esse espaço institucionalizado e a União Europeia nas suas múltiplas dimensões (políticas, culturais, sociais, económicas) contribui para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa e a União Europeia; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular propicia  aos alunos, cidadãos ou não dos países pertencentes a esse espaço, os conhecimentos necessários para nele intervirem de uma maneira sensata e refletida, contando, para tal, com o contributo dos inúmeros atores das instituições formais e informais desse vasto espaço.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     1. Espaço lusófono: espaço policêntrico trans- nacional e continental de encontro linguístico, geopolítico, cultural, social e económico. 2. Do Quinto Império e excecionalíssimo português às perspetivas coloniais (lusobrasileirismo, lusotropicalismo e panlusitanismo), neocoloniais e pós-coloniais (o reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação). Narrativas temporais cruzadas convergentes e divergentes. 3. Trans-nacionalidade e continentalidade do espaço lusófono. Relações lusófonas internacionais, nomeadamente com a UE. 4. Políticas linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas. 5. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões. 6.  Espaço Lusófono, ciber-espaço e redes sociais. 7. Problemas no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão: 1. Identificar a natureza do espaço lusófono. 2. Conhecer as diferentes conceptualizações, a organização institucional as políticas e os problemas do espaço lusófono. 3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas, nomeadamente na relação com a União Europeia. 4. Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico e criativo. 5.Aplicar conteúdos abstratos a casos concretos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates. A avaliação contínua e requer: Teste de avaliação (35%). Realização de uma trabalho de cinco páginas (35%). Apresentação oral: 20% Participação nas aulas (10%).

    Os alunos que não tiverem sido aprovados na avaliação contínua sê-lo-ão  num exame final que incide sobre os conteúdos disciplinares. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      

    Charchalis, W. Lusophony? among myth, history, and future Studia Romanica Posnaniensia, 2019, 46(3): 95-104. DOI: 10.14746/strop.2019.463.006 

    Figueira, C. Cultural policy between and beyond nation-states: the case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In Durrer, V. Miller, T. O' Brien, D. (eds.). The Routledge Handbook of Global Cultural Policy. London: Routledge, 2017.  https://doi.org/10.4324/9781315718408. 

    Salgado, S. The Web in African Countries. Information, Communication & Society,  2015, 15(9): 1373-1389, DOI: 10.1080/1369118X.2011.647044

    Tavares, B., Vieira, A. Lived experiences of coloniality in third space. From colonial to contemporary lusophone migration into Luxembourg. Language, Culture and Society, 2023, 5(1): 121.155, DOI: https://doi.org/10.1075/lcs.00038.tav

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios