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Apresentação
Apresentação
O estudo da evolução histórica do espaço lusófono, institucionalizado através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um dos desideratos desta unidade curricular. Esse estudo sublinhará a evolução da relação entre esse espaço institucionalizado e a União Europeia nas suas múltiplas dimensões (políticas, culturais, sociais, económicas) contribui para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa e a União Europeia; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular propicia aos alunos, cidadãos ou não dos países pertencentes a esse espaço, os conhecimentos necessários para nele intervirem de uma maneira sensata e refletida, contando, para tal, com o contributo dos inúmeros atores das instituições formais e informais desse vasto espaço.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT450-14675
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Espaço lusófono: espaço policêntrico trans- nacional e continental de encontro linguístico, geopolítico, cultural, social e económico. 2. Do Quinto Império e excecionalíssimo português às perspetivas coloniais (lusobrasileirismo, lusotropicalismo e panlusitanismo), neocoloniais e pós-coloniais (o reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação). Narrativas temporais cruzadas convergentes e divergentes. 3. Trans-nacionalidade e continentalidade do espaço lusófono. Relações lusófonas internacionais, nomeadamente com a UE. 4. Políticas linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas. 5. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões. 6. Espaço Lusófono, ciber-espaço e redes sociais. 7. Problemas no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural.
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão: 1. Identificar a natureza do espaço lusófono. 2. Conhecer as diferentes conceptualizações, a organização institucional as políticas e os problemas do espaço lusófono. 3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas, nomeadamente na relação com a União Europeia. 4. Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico e criativo. 5.Aplicar conteúdos abstratos a casos concretos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates. A avaliação contínua e requer: Teste de avaliação (35%). Realização de uma trabalho de cinco páginas (35%). Apresentação oral: 20% Participação nas aulas (10%).
Os alunos que não tiverem sido aprovados na avaliação contínua sê-lo-ão num exame final que incide sobre os conteúdos disciplinares.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Charchalis, W. Lusophony? among myth, history, and future Studia Romanica Posnaniensia, 2019, 46(3): 95-104. DOI: 10.14746/strop.2019.463.006
Figueira, C. Cultural policy between and beyond nation-states: the case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In Durrer, V. Miller, T. O' Brien, D. (eds.). The Routledge Handbook of Global Cultural Policy. London: Routledge, 2017. https://doi.org/10.4324/9781315718408.
Salgado, S. The Web in African Countries. Information, Communication & Society, 2015, 15(9): 1373-1389, DOI: 10.1080/1369118X.2011.647044
Tavares, B., Vieira, A. Lived experiences of coloniality in third space. From colonial to contemporary lusophone migration into Luxembourg. Language, Culture and Society, 2023, 5(1): 121.155, DOI: https://doi.org/10.1075/lcs.00038.tav
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não