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Disciplina Multilateralismo e Negociação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina está voltada ao entendimento dos processos de mediação que envolvem a natureza da diplomacia, tanto nos seus aspectos institucionais de Estado, quanto com relação às práticas no mundo ordinário, corporativo, de Organizações Internacionais ou de ONGs. Para os Estudos Europeus, a disciplina tem manifesta importância, posto que dirigida à Europa em suas diversas interações, cujos modelos institucionais dependem de conciliação. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Conflito e Cooperação 
      1. Teorias relacionadas.
      2. Estudos de Caso.
      3. Exercícios Aplicados.
    2. Multilateralismo e Instituições. 
      1. Teorias relacionadas.
      2. Estudos de Caso.
      3. Exercícios Aplicados.
    3. Confiança e Resolução Pacífica de Controvérsias. 
      1. Teorias relacionadas.
      2. Estudos de Caso.
      3. Exercícios Aplicados.
    4. Faces do Multilateralismo. 
      1. Teorias relacionadas.
      2. Estudos de Caso.
      3. Exercícios Aplicados.
    5. Abordagens Alternativas. 
      1. Teorias relacionadas.
      2. Estudos de Caso.
      3. Exercícios Aplicados.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC Multilateralismo e Negociação aborda tanto os conceitos desenvolvidos no âmbito da teoria de resolução de conflitos, teoria dos jogos e teoria da cooperação, como à observação de boas práticas no ambiente das relações internacionais.  A disciplina também é orientada pela pesquisa de modelos e pela caracterização de tipologias cruzando a literatura às experiências coletadas ao longo. Objetivos de aprendizagem: 1. Compreender o debate entre conflito e cooperação. 2. Compreender as dinâmicas associadas à resolução pacífica de controvérsias e as componentes dos arranjos multilaterais nas suas diversas formas. 3. Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso onde seja possível observar trânsitos de resolução de controvérsias ou conflitos. 4. Analisar a performance de instituições internacionais e atores no que diz respeito à resolução pacífica de controvérsias. 5. Avaliar a participação de instituições ou organizações internacionais na configuração do sistema e subsistemas pertinentes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina, promovendo a participação ativa dos alunos e estimulando o aprendizado autônomo. Estratégias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) têm destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. Já a Sala de Aula Invertida incentiva a pré-leitura e a pesquisa independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discussões e atividades práticas. Essas abordagens proporcionam um ambiente dinâmico e envolvente, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borrel, J. (2023). Multipolaridad sin multilateralismo. Revista Tiempo de Paz 12.
    Carlsnaes, W., Risse, T., & Simmons, B. A. (Eds.). (2002). Handbook of international relations, SAGE.
    Guilherme, M. (2019). The critical and decolonial quest for intercultural epistemologies and discourses. Journal of Multicultural Discourses, 14(1), 1-13.
    Patrick, S. (2015). The new “new multilateralism”: Minilateral cooperation, but at what cost?. Global Summitry, 1(2), 115-134.
    Stern & Towns (2022). Feminist IR in Europe: Knowledge Production in Academic Institutions. Cham: Springer International Publishing.
    Svendsen, Ø. (2022). Theorizing Public Performances for International Negotiations. International Studies Quarterly, 66(3), sqac031.
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