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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina está voltada ao entendimento dos processos de mediação que envolvem a natureza da diplomacia, tanto nos seus aspectos institucionais de Estado, quanto com relação às práticas no mundo ordinário, corporativo, de Organizações Internacionais ou de ONGs. Para os Estudos Europeus, a disciplina tem manifesta importância, posto que dirigida à Europa em suas diversas interações, cujos modelos institucionais dependem de conciliação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT450-14677
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Conflito e Cooperação
- Teorias relacionadas.
- Estudos de Caso.
- Exercícios Aplicados.
- Multilateralismo e Instituições.
- Teorias relacionadas.
- Estudos de Caso.
- Exercícios Aplicados.
- Confiança e Resolução Pacífica de Controvérsias.
- Teorias relacionadas.
- Estudos de Caso.
- Exercícios Aplicados.
- Faces do Multilateralismo.
- Teorias relacionadas.
- Estudos de Caso.
- Exercícios Aplicados.
- Abordagens Alternativas.
- Teorias relacionadas.
- Estudos de Caso.
- Exercícios Aplicados.
- Conflito e Cooperação
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Objetivos
Objetivos
A UC Multilateralismo e Negociação aborda tanto os conceitos desenvolvidos no âmbito da teoria de resolução de conflitos, teoria dos jogos e teoria da cooperação, como à observação de boas práticas no ambiente das relações internacionais. A disciplina também é orientada pela pesquisa de modelos e pela caracterização de tipologias cruzando a literatura às experiências coletadas ao longo. Objetivos de aprendizagem: 1. Compreender o debate entre conflito e cooperação. 2. Compreender as dinâmicas associadas à resolução pacífica de controvérsias e as componentes dos arranjos multilaterais nas suas diversas formas. 3. Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso onde seja possível observar trânsitos de resolução de controvérsias ou conflitos. 4. Analisar a performance de instituições internacionais e atores no que diz respeito à resolução pacífica de controvérsias. 5. Avaliar a participação de instituições ou organizações internacionais na configuração do sistema e subsistemas pertinentes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina, promovendo a participação ativa dos alunos e estimulando o aprendizado autônomo. Estratégias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) têm destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. Já a Sala de Aula Invertida incentiva a pré-leitura e a pesquisa independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discussões e atividades práticas. Essas abordagens proporcionam um ambiente dinâmico e envolvente, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Borrel, J. (2023). Multipolaridad sin multilateralismo. Revista Tiempo de Paz 12.Carlsnaes, W., Risse, T., & Simmons, B. A. (Eds.). (2002). Handbook of international relations, SAGE.Guilherme, M. (2019). The critical and decolonial quest for intercultural epistemologies and discourses. Journal of Multicultural Discourses, 14(1), 1-13.Patrick, S. (2015). The new “new multilateralism”: Minilateral cooperation, but at what cost?. Global Summitry, 1(2), 115-134.Stern & Towns (2022). Feminist IR in Europe: Knowledge Production in Academic Institutions. Cham: Springer International Publishing.Svendsen, Ø. (2022). Theorizing Public Performances for International Negotiations. International Studies Quarterly, 66(3), sqac031.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não