filmeu

Disciplina Seminário III - Literatura

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular promove o aprofundamento crítico e interdisciplinar do estudo das literaturas em língua portuguesa. Ao explorar diferentes perspetivas teóricas e metodológicas, desenvolve competências de interpretação, argumentação e produção de conhecimento, estimulando a autonomia intelectual e a capacidade de análise crítica. Contribui, assim, para uma compreensão abrangente da diversidade das literaturas lusófonas e do papel da língua portuguesa na criação e circulação cultural.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Texto, Contexto, Intertexto, Paratexto, Hipertexto - Teoria, História e Crítica Literárias - Literatura Comparada e Literatura Mundo - Ensino da literatura e desenvolvimento de competências de pensamento crítico
  • Objetivos

    Objetivos

    Com este seminário pretende-se dar suporte aos estudantes no aprofundamento de conhecimentos no campo da literatura, a partir de quadros teóricos e analíticos que lhes permitam uma atitude reflexiva, bem como fornecer condições práticas que permitam a escolha de um tema de investigação atual para o Trabalho Final do curso e a realização de pesquisa na área.  Os conhecimentos de teoria, história e crítica literárias serão aplicados a diversas áreas de atuação (ensino, turismo literário, crítica literária, produção de conteúdos, edição, jornalismo cultural).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aguiar e Silva, V. (2009). Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina. Aguiar e Silva, V. (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina. Bhabha, Homi K. (1994). The Location of Culture. London: Routledge.  De Man, P. (1999). O Ponto de Vista da Cegueira. Ensaios sobre a Retórica da Crítica Contemporânea. Lisboa: Angelus Novus, Editora e Livros Cotovia. Eagleton, Terry (1983). Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes. Wellek, R. & Warren, A. (1987). Teoria da Literatura. Lisboa: Europa-América. Zilberman, Regina; Silva, Ezequiel Theodoro da (2008). Literatura e Pedagogia. São Paulo: Global.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria