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Disciplina Conservação e Restauro - Processos Alternativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC expande o entendimento sobre os materiais fotossensiveis utilizados ao longo da história da impressão fotográfica, trabalha a sensibilidade estética dos alunos através da exploração de métodos alternativos de criação e impressão de imagens fotográficas. Por meio da experimentação prática, os alunos trabalham o controlo de variáveis, são convidados a desacelerar, aprender com erro e a explorar a dimensão plástica da fotografia. Nesta UC é também abordada a preservação dos materiais fotográficos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As famílias fotossensíveis e o seu princípio de funcionamento. Formas de construção de imagem, densidade e negativos digitais. Características dos materiais fotossensíveis, a sua relação com diferentes papeis e outros suportes, cuidados na sua preservação e deteriorações mais comuns.  Práticas de impressão de processos pertencentes às diferentes famílias fotossensiveis (sais de prata, compostos de ferro, coloides dicromatados e pigmentos naturais). Múltiplas camadas, combinações de processos e intervenções. Suportes e sua preparação para a impressão. Princípios de preservação de espécies fotográficas, tipos de embalagens, construção de individuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Alargar a compreensão da fotografia a processos menos convencionais que pertencem a diferentes famílias de materiais fotossensiveis. Estimular o interesse pela plasticidade e qualidades estéticas que resultam da prática de processos artesanais, bem como pelo potencial criativo inerente à multipicidade de suportes, combinações e intervensões. Promover o rigor no registo dos procedimentos e materiais intervenientes nos processos, de modo a conseguir perceber e analisar a influência das diferentes variantes na impressão. Pretende-se estimular os alunos à compreensão dos aspetos materiais, técnicos e estéticos de cada tipo de espécie fotográfica, capacitando-as à seleção das melhores metodologias de preservação e à identificação das alterações químicas e físicas. Desenvolver a autonomia no planeamento, criação e apresentação de projetos fotográficos, assim também promovendo a experimentação e o sentido crítico. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desde a primeira sessão os alunos são contaminados visualmente com o potencial estético inerente às práticas que irão experimentar. Ao longo da unidade é estimulada a metodologia, o registo, a aprendizagem através do erro. A abordagem às ferramentas, aos processos, combinação de processos e manipulações centra-se no potencial que as opções tomadas trazem e a relação das mesmas com o discurso. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, C. Z. (2017). Gum printing: a step-by-step manual highlighting artists and their creative practice . New York: Focal Press. Anderson, C. Z. (2017). Salted paper printing: a step-by-step manual highlighting contemporary artists . New York: Focal Press. Anderson, C. Z. (2019). Cyanotype: Blue print in the contemporary practice . New York: Focal Press. Clerc, L. P. (1970). Photography Theory and Practice . London and New York: Focal Press. Crawford, W. (1979). The keepers of light. New York: Morgan & Morgan. Christopher, J. (2007) The Book of Alternative Photographic Processes , 2nd edition. Delmar Cengage Learning, New York. Fabbri, M. (2012). Anthotypes: explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: CreateSpace Independent Publishing Platform. Golaz, A. (2021) Cyanotype Toning : Using Botanicals to Tone Blueprints Naturally . London: Routledge. Pavão, L. (1997). Conservação de Colecções de Fotografia . Lisboa: Dinalivro.
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